Entretenimento
(Abrasel) lançou um saboroso festival de gastronomia delivery, o “Festival Gourmet Delivery Reinventar”.
Festival gastronômico ajudará bares e restaurantes em Teresina
O “Festival Gourmet Delivery Reinventar”, promovido pela Abrasel, vai acontecer em Teresina para movimentar as empresas do setor gastronômico
O setor de bares e restaurantes foi bastante afetado com a crise gerada pela pandemia do coronavírus e tem cobrado adaptações no sistema de funcionamento. Os serviços de entrega vêm salvando muitos negócios e hoje são cruciais na tentativa de minimizar os efeitos colaterais das medidas de isolamento social.
Como incentivo, a Associação de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel) lançou um saboroso festival de gastronomia delivery, o “Festival Gourmet Delivery Reinventar”.
Até o dia 15 de maio, a Abrasel Piauí vai divulgar na sua página oficial do Instagram os estabelecimentos de alimentação que estão operando em formato delivery, take away (retirada no local com agendamento) e drive thru.
As postagens mostram os pratos destacados pelos empreendimentos e expõem a diversidade de temperos e sabores nas confeitarias, churrascarias, restaurantes, cervejarias e hamburguerias.
Essa ajuda veio para promover um segmento tão importante para a economia local e proporcionar uma maior interação com a clientela. De acordo com a Abrasel, o segmento de bares e restaurantes já perdeu até 70% do seu faturamento.
Natalia Macário, diretora executiva da Abrasel no Piauí, destaca a importância do Festival neste momento delicado “Os estabelecimentos perderam drasticamente o faturamento, então o Festival é uma maneira de direcionar o público para os participantes e ajudar que eles faturem pra se manter”, explica.
Participam da ideia os estabelecimentos associados que estão funcionando com delivery e os não associados mediante o pagamento de uma taxa de participação.
Mesmo com o esforço das empresas do ramo, Natália prevê um número expressivo de demissões assim que o programa de complementação de salário do governo acabar e os restaurantes não voltarem a abrir.
Daniel Batista, do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, em Estabelecimento de Hospedagem, Gastronomia, de Refeições Coletivas e Casas de Diversões no Estado do Piauí ( Sintshogastro-PI) informou que houve uma suspensão de até 85% nos contratos de trabalho no ramo.
“Obtemos essa informação na primeira semana quando o decreto para fechar todos os restaurantes e bares foi baixado. A gente crê que 85% a 90% de contratos de trabalho já foram suspensos”, informou.
Segurança da saúde de clientes e funcionários
Eldinan Castro e a esposa Gardenia Mesquita são responsáveis por um restaurante que traz a rica culinária regional e está participando do Festival.
“Desde que formalizamos o negócio decidimos nos associar a Abrasel, que nos dá total apoio e oportunidade sempre que acontecem eventos como o Festival Maria Isabel e agora o 1⁰ Festival Gourmet Delivery, não pensamos duas vezes em abraçar essa oportunidade”, conta Eldinan.
No início de março, eles reuniram a equipe para saber sobre a necessidade e compromisso de cada um com a empresa. Depois de uma pesquisa com clientes, decidiram manter o atendimento apenas pelo Delivery.
O restaurante providenciou kits de proteção individual (máscaras, luvas, toucas, álcool em gel e álcool líquido) para higienização da cozinha e proteção tanto para colaboradores quanto para os clientes.
“No início foi difícil pois tudo era muito incerto e todo dia chegava uma medida nova dada pela OMS, prefeitura e Governo do Estado. Hoje os clientes já entendem a nossa rotina, fazem reservas antecipadas e o Festival Gourmet Delivery veio para somar e já podemos perceber um aumento na demanda de pedidos. Novidade sempre atrai e a divulgação promovida pela Abrasel juntamente com nossas estratégias de marketing estão ajudando a melhorar as vendas”, declara.
Por Ananda Soares / Meionorte.com