Esporte
Adílio, Moacir e Erazo aturam por Flamengo e Barcelona
Lista tem campeão mundial, ídolo rubro-negro e dois equatorianos que não deixaram saudade no Flamengo. Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, pela semifinal da Libertadores
De Moacir a Erazo: conheça os jogadores que atuaram por Flamengo e Barcelona de Guayaquil
Em Guayaquil, onde Flamengo e Barcelona se enfrentarão nesta quarta-feira por uma vaga na final da Libertadores, vive um senhor de 85 anos com história nos dois clubes. Moacir, campeão mundial em 1958 pela seleção brasileira, criou-se no Flamengo e, na reta final da carreira, defendeu o Barcelona.
Adílio, Moacir e Erazo aturam por Flamengo e Barcelona — Foto: ge
Moacir é o pioneiro em uma lista de jogadores que defenderam tanto Flamengo quanto Barcelona, com diferentes níveis de sucesso em cada clube. Há nomes como Adílio, ídolo rubro-negro, e Erazo, zagueiro que se destacou no time equatoriano, mas não repetiu o sucesso no Rio de Janeiro.
Flamengo e Barcelona se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), em Guayaquil, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores. Na ida, o Flamengo venceu por 2 a 0 no Maracanã.
Confira a lista:
Moacir
Campeão mundial de 1958, Moacir disputou 225 jogos pelo Flamengo e marcou 59 gols, entre 1956 e 1961. Meio-campista, não conquistou tantos títulos no clube, mas se destacou a ponto de ser convocado para a Copa do Mundo.
Após deixar o Flamengo, defendeu grandes clubes da América do Sul, como River Plate e Peñarol. Chegou ao Barcelona de Guayaquil em 1964 e ficou até 1970. Após passagem pelo Peru, se aposentou e se estabeleceu na cidade equatoriana.
Em 2012, foi presidente da delegação do Flamengo antes de jogo contra o Emelec, pela Libertadores.
Moacir, à direita, em encontro com a delegação do Flamengo no Equador em 2012 — Foto: Richard Souza
Victor Ephanor
O atacante brasileiro é considerado um dos grandes ídolos da história do Barcelona. Defendeu o clube equatoriano entre 1976 e 1984, com um registro de 70 gols em 145 jogos. Foi bicampeão nacional em 1980 e 1981 e se eternizou na galeria do Barcelona ao fazer um gol de bicicleta na final do Campeonato Equatoriano de 1980.
Carioca, Vitor foi revelado pelo Botafogo e defendeu o Flamengo num curto período de tempo, em 1973. Foram 15 jogos, sem gols marcados.
Bicicleta de Víctor Ephanor na final do Campeonato Equatoriano de 1980 — Foto: Arquivo pessoal
Adílio
Multicampeão pelo Flamengo na década de 1980, Adílio disputou a Libertadores de 1988 pelo Barcelona. Chegou como camisa 10, comandado pelo técnico Edu, irmão de Zico, e deixou sua marca no time. Naquele ano, o Barcelona foi eliminado ainda na fase de grupos, a um ponto dos argentinos San Lorenzo e Newell’s Old Boys.