Esporte
Ágatha/Duda vence Ana Patrícia/Rebecca e conquista a 5ª etapa do Circuito Brasileiro
Vitórias das favoritas na praia e na água e volta do atletismo: os destaques da semana olímpica
Ágatha e Duda fecham 2020 com título no vôlei de praia, enquanto Ana Marcela vence Troféu Brasil de Águas Abertas; atletismo volta a ter evento, mas brasileiros não fazem índice olímpico
O ano de 2020 está chegando ao fim, mas o esporte olímpico segue com competições espalhadas pelo Brasil e no mundo. O fim de semana foi marcado por eventos nacionais na vela, águas abertas e vôlei de praia, além do GP Brasil de atletismo, que envolveu também atletas estrangeiros na primeira competição internacional por aqui desde o início da pandemia.
Elas de novo!
Ágatha/Duda vence Ana Patrícia/Rebecca e conquista a 5ª etapa do Circuito Brasileiro — Foto: Divulgação CBV
Na quinta etapa do Circuito Nacional de vôlei de praia, que foi disputada novamente em Saquarema, no Rio de Janeiro, vitória de Ágatha e Duda. Classificadas para as Olimpíadas de Tóquio, elas venceram na decisão Ana Patrícia e Rebecca, que também estarão nos Jogos de 2021, por 2 a 0. Assim, Ágatha e Duda chegam ao terceiro título na temporada, além de dois vices. Ana e Rebecca venceram as outras duas etapas disputadas esse ano.
Ela de novo!
Ana Marcela Cunha é campeã do Troféu Brasil de maratonas aquáticas — Foto: Divulgação
Uma das principais chances de medalha do Brasil nas Olimpíadas, Ana Marcela Cunha venceu, no domingo, o Troféu Brasil de águas abertas. Ela terminou a prova com seis minutos de vantagem para a segunda colocada, a peruana Alejandra Garcia. A competição foi realizada em Salvador com a presença de alguns competidores sul-americanos, e o título no masculino ficou com o argentino Franco Ivo.
Sem índices olímpicos
Darlan Romani no GP Brasil de atletismo — Foto: Wagner Carmo/CBAt
Na semana em que os índices de classificação para as Olimpíadas de Tóquio voltaram a valer, foi realizado em São Paulo o GP Brasil de atletismo, com a participação de alguns dos principais nomes do país. Os destaques ficaram por conta de Darlan Romani, no arremesso do peso, que venceu com 20,91m, e Felipe Bardi, que levou os 100m rasos com 10s25. Gabriele dos Santos anotou 14,10m no salto triplo, levou o ouro e ficou bem perto do índice olímpico (14,25m).
A volta de Andressa
Andressa Morais volta a competir — Foto: Wagner Carmo/CBAt
O torneio também marcou a volta às competições de Andressa Morais, atleta do lançamento do disco. Top 10 do ranking mundial em 2018 e 2019, ela foi suspensa por doping em julho do ano passado durante os Jogos Pan-Americanos. Sua punição foi de um ano e quatro meses, e ela pôde voltar aos torneios exatamente no GP Brasil. Ela ficou em segundo lugar, com 60,84m, atrás da portuguesa Liliana Cá, que venceu com 61,91m.
Maratona de Valência
Campeão dos Jogos Pan-Americanos na prova de 10.000m, Ederson Pereira fez, no domingo, sua estreia em maratonas. Correu em Valência, competição que envolveu alguns dos principais atletas do mundo, e anotou 2h13m15s, ficou em 54º, mas a menos de dois minutos do índice olímpico, mostrando que pode chegar na marca no ano que vem.
No mesmo local, o queniano Kibiwott Kandie estabeleceu o novo recorde mundial da meia maratona ao completar a prova da distância em Valência no tempo de 57min32s. Ele quebrou a marca que pertencia ao compatriota Geoffrey Kamworor, 58min01s.
Sexto colocado no ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano participou, no fim de semana, de mais uma rodada da Liga Alemã da modalidade. O brasileiro, que mora na cidade de Ochsenhausen, defende a equipe local nos torneios alemães. No domingo, seu time passou pelo Schwalbe Bergneustadt e o último ponto do confronto foi exatamente de Hugo, que derrotou Alberto Mino por 3 a 1.
Mais uma boa semana
Carol Meligeni, Egito — Foto: Divulgação
A tenista brasileira Carolina Meligeni manteve a boa fase no Circuito de tênis. Na última semana, ficou com o vice-campeonato no torneio de Cairo, no Egito, somando mais pontos no ranking mundial. Na decisão, foi derrotada pela russa Erika Andreeva por 2 a 0, parciais de 61/ e 6/3. Na semifinal, conseguiu uma virada importante, saindo de 1/4 no terceiro set para conseguir a vitória.
Copa Brasil de Vela
Samuel e Gabriela classe Nacra 17 — Foto: Fred Hoffmann
A semana também foi marcada pela Copa Brasil de Vela, competição que reuniu alguns dos principais nomes da modalidade no país. O destaque ficou por conta da classe Nacra 17, vencida por Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino. A dupla, classificada para as Olimpíadas de Tóquio, venceu as onze regatas da competição.
Nomes como as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze( 49erFX) e o dono de cinco pódios olímpicos Robert Scheidt (Laser) não participaram do evento, realizado no Rio de Janeiro.
Por Guilherme Costa — São Paulo / Globoesporte.globo.com