Educação
“Além disso, é de grande importância a parceria escola família para que o ensino continue dando certo”
Escolas privadas retornam as aulas de forma híbrida dia 18 de janeiro
Em dezembro o Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Governo do Piauí aprovou o protocolo de retomada das aulas para a redes pública e privada de ensino, estabelecido pela Vigilância Sanitária Estadual. Desde então, as escolas intensificaram os preparativos para essa retomada com o objetivo de garantir segurança para funcionários e alunos.
Inicialmente, as aulas dos ensinos fundamental, médio, superior e educação especial devem ser ministradas em sistema híbrido, com aulas presenciais e aulas remotas, que ficarão a cargo dos pais ou responsáveis a decisão por qual adotar.
O colégio Dom Barreto, no centro de Teresina, comunicou aos pais e avós de seus alunos que suas aulas recomeçam no dia 18 de janeiro de forma híbrida, com alunos assistindo alguns dias na semana de forma presencial e de forma remota os outros dias.
As aulas dos alunos da educação infantil serão presenciais.
No Colégio Cidadão Cidadã, escola mantida pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Piauí (Asalpi), as conversas entre pais e gestores para a escolha do melhor método para cada aluno já estão em andamento.
“No nosso calendário, devemos iniciar as aulas do ano letivo de 2021 no dia 18 de janeiro, por isso a nossa escola já está toda preparada para cumprir as regras de segurança sanitária e também já estamos em contato com as famílias para definir como será o retorno desses alunos”, explicou o diretor da escola, professor Djalma Filho Ribeiro Dias.
No Cidadão Cidadã, inicialmente as turmas de ensino infantil até o 3º ano do ensino fundamental retornarão de forma híbrida.
Os demais permanecerão de forma remota. A escola tem parceria com uma plataforma que dá subsídios para continuar o trabalho remoto.
“Além disso, é de grande importância a parceria escola família para que o ensino continue dando certo”, acrescentou o diretor.
“Ao longo de 2020 foram muitas adaptações a serem feitas para que a educação continuasse e não podemos esquecer o papel dos professores, que também se atualizaram e deram o seu melhor para que as aulas continuassem da melhor forma possível”, destacou Cassimiro Neto.
Foram realizadas adaptações físicas na escola com a instalação de pias, distanciamento entre as cadeiras, disponibilização de álcool em gel e parte dos alunos assistindo às aulas em casa, o tempo das aulas também será reduzido como forma de adaptação.
Segundo Cassimiro Neto, supervisor pedagógico, as aulas que anteriormente duravam 50 minutos, agora passarão a durar 40 minutos. “Teremos essa redução de 10 minutos para que os alunos que estão em casa possam entrar com tranquilidade na plataforma e para que os professores possam sair de uma turma e entrar, online, em outra sem prejuízos aos alunos”.
Efrém Ribeiro / Meionorte.com