SIGA O 24H

Internacional

Antes e depois da barragem de Nova Kakhovka

Publicado

em

Compartilhar isso...

Rússia chama explosão de barragem de Kakhovka de ‘ataque terrorista’ da Ucrânia

Segundo autoridades de Moscou, incidente dificulta abastecimento da Crimeia e irrigação de plantações em Kherson

RESUMINDO A NOTÍCIA

  • Rússia chamou explosão de barragem de Kakhovka de ‘ataque terrorista’ da Ucrânia.
  • Segundo Moscou, incidente dificulta abastecimento da Crimeia e irrigação de plantações.
  • Milhares de pessoas precisaram deixar as casas após incidente.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia classificou nesta terça-feira (6) a explosão na barragem de Nova Kakhovka como um “ataque terrorista” deliberado contra uma instalação civil realizado supostamente pela Ucrânia.

“O que aconteceu foi um ataque terrorista dirigido contra um alvo de infraestrutura para fins estritamente civis. Foi intencionalmente planejado com antecedência pelo regime de Kiev no âmbito da chamada ‘contraofensiva’ do Exército ucraniano”, denunciou a diplomacia russa em comunicado.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores russo, “o regime de Kiev não apenas submeteu a usina hidrelétrica de Nova Kakhovka a bombardeios maciços, mas também elevou deliberadamente o nível da água na represa a níveis críticos ao abrir as comportas da usina hidrelétrica de Dnipropetrovsk”.

Moscou condenou a destruição, “que levou a uma enorme catástrofe humanitária e ecológica”.

O Ministério das Relações Exteriores comentou que a explosão da represa levou a um aumento considerável no nível da água, inundando localidades e forçando a retirada de milhares de pessoas de casa.

“Essa sabotagem do regime de Kiev causou danos colossais à agricultura da região e ao ecossistema do estuário do rio Dnipro. Como resultado da queda no nível da represa de Nova Kakhovka, o abastecimento de água da Crimeia e a irrigação das plantações na região de Kherson serão prejudicados”, acrescentou a pasta.

LEIA TAMBÉM
  •  Chefe do grupo Wagner acusa unidade russa de ter atacado seus homens
  •  Rússia afirma que impediu ofensiva em ‘larga escala’ da Ucrânia em Donetsk
  •  Ataque aéreo russo mata criança e deixa 22 feridos em cidade ucraniana 

O Ministério das Relações Exteriores disse que a Rússia “promoverá a análise desse crime do regime de Kiev no Conselho de Segurança da ONU, nos órgãos da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE, na sigla em inglês) e em outras organizações internacionais”.

“Pedimos à comunidade internacional que condene essas ações criminosas das autoridades ucranianas, que têm um caráter cada vez mais desumano e representam uma séria ameaça à segurança regional e global”, concluiu.

Veja destruição causada por rompimento de barragem na Ucrânia

INTERNACIONAL | por Agência EFE

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade