SIGA O 24H

Saúde

Apesar do desespero inicial, é necessário manter a calma e acionar uma equipe de resgate

Publicado

em

Compartilhar isso...

Médica do Samu explica procedimentos para remoção de vítimas de acidente

O ato de remoção de vítimas de acidentes de escombros ou ferragens é polêmico e gera discussão no meio médico. Um caso recente, em Teresina (PI), foi o do médico Jacinto Lay, que sofreu um acidente aéreo e foi removido de dentro do avião por populares que testemunharam a queda da aeronave.

A médica Lílian Gomes de Sousa, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), explica que, apesar do desespero inicial do acontecimento, é necessário manter a calma e acionar a equipe de resgate imediatamente.

“Mais de 50% das lesões que acometem a coluna cervical são provocadas na retirada. Por isso a questão de restringir a mobilização é tão importante quando a gente vai retirar uma vítima. É o que a gente chama de retirada rápida. Existem vários profissionais que realizam atendimento ao politraumatizado. O que a gente viu recente foram pessoas na pressa retirando a vítima, mas pegando pelos membros”, detalhou.

Apesar do risco de explosão da aeronave e da queda do ponto de ônibus, a médica frisa que o recomendado seria não mexer no corpo da vítima para evitar lesões ou agravar machucados.

“A gente entende que aquela situação gerou uma extrema comoção, havia um risco iminente de explosão. Muitas pessoas, numa tentativa heroica, que não se faz, removeram a vítima do local. Mas existe uma forma de retirar tentando preservar a coluna cervical, principalmente, que inclui pelo menos quatro socorristas, treinados”, conta.

Entenda o caso

Um avião pilotado pelo médico neurologista Dr. Jacinto Lay caiu e bateu em um ponto de ônibus, na BR-316, no Parque Piauí, zona Sul de Teresina, no domingo (8). Na queda, a aeronave, de pequeno porte, atingiu uma van e uma motocicleta pilotada por Kelliane Pereira dos Santos, que está em estado grave.

Uma câmera de segurança registrou o momento no qual o avião monomotor caiu na BR-316. As imagens mostram o momento em que o médico tenta realizar o pouso de emergência na rodovia, mas ao se aproximar do solo o avião acabou colidindo com a van e, em seguida, a pedestre. A aeronave parou após se chocar na estrutura de uma parada de ônibus.

Áudio mostra médico comunicando pane

A Rede Clube teve acesso à conversa entre o médico/piloto Jacinto Lay e a torre de controle aéreo de Teresina, antes de realizar um pouso forçado do seu avião na BR-316.

No áudio, Jacinto Lay comunica a torre informa que vai realizar um pouso de emergência devido a uma pane de hélice. (ouça o áudio no vídeo acima)

“Perda da hélice em voo vai para pouso, vai procurar pousar na BR- que vai para Barro Duro”, diz a voz do piloto Jacinto Lay.

Motorista relata acidente: “achei que ia ser decapitado”

O motorista da van que foi atingida pela asa do avião contou à TV Clube que pensou que seria decapitado. José Ribamar Furtado do Nascimento estava no veículo com a família, a esposa e dois netos, de 3 e 6 anos. Eles tiveram apenas ferimentos leves.

“Por um instante pensei que seria uma acrobacia, nunca imaginei que seria um acidente mesmo. [Depois] pensei que ia ser decapitado. Chegou aquele momento crucial que não tinha mais o que fazer, era só esperar e foi isso que aconteceu”, contou.

Segundo acidente 

O acidente deste domingo (8) foi o segundo aéreo do neurocirurgião. O primeiro aconteceu em março do ano passado, quando o médico perdeu o controle da aeronave que pilotava após uma peça se desprender de uma das janelas e atingi-lo na cabeça durante um voo entre as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA).

Em entrevista ao podcast Baião de Dois, da Clube News FM, em maio do ano passado, Jacinto Lay falou que dois meses após o acidente já tinha voltado a pilotar. Ele contou sobre a paixão por voar e o amor pela família.

Mayrla Torres

Portalclubenews.com

JUSNOTICIAS / NOTICIAS DE CAMPO MAIOR-PI / POLITICA / ESPORTES BACHAREL EM DIREITO / JORNALISTA - DRT 2590/PI RADIALISTA DRT 966/PI PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO PORTALSN

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade