Agenda Cultural
Após 14 anos de espera. Palestra, Poesia Acústica, Yuri, Navegantes e Calmô na abertura do Piauí Pop
Abertura do Piauí Pop; veja programação
Após 14 anos de espera, Piauí Pop volta com megaestrutura e debatendo o futuro
Após 14 anos, o Piauí Pop está de volta à cena cultural do estado e de casa nova. O maior festival de arte, cultura e música acontece este ano no estádio Albertão, a arena do rock, que fica na zona Sul de Teresina.
O festival acontece de hoje (4) até sábado (8), no Albertão e na Fiepi com mais de 40 atrações nacionais e regionais. Ingressos a partir de R$ 85 à venda aqui. O evento conta com megaestrutura e várias operações de segurança e trânsito.
Veja debates realizados hoje:
Palestra sobre o futuro do planeta abre programação do Piauí Pop
A primeira edição do Piauí Pop foi realizada em 2004 no Jóquei Club de Teresina. Por lá outras cinco edições foram realizadas. Após 14 anos de intervalo, o festival volta a ser o evento mais importante do Piauí, e conquistou um lugar de destaque no calendário de eventos do Ministério do turismo.
Um sonho antigo de Tiago Peixoto, filho de Marcus Peixoto, idealizador do evento agora se torna realidade.
Há poucas horas do início do festival, Tiago Peixoto que acompanhou o pai na organização de outras edições do evento, fala sobre a expectativa para o início do Piauí Pop.
Foto: Gabriel Paulino
“Estamos com aquele frio na barriga, o coração acelerado, mas isso é sinal de paixão, propósito e comprometimento. A expectativa que é seja incrível, porque sabemos que, mais uma vez, a economia criativa do Estado será dividida entre antes e depois da realização do Piauí Pop. Estamos muito ansiosos para dar o pontapé inicial e começar essa nova história”, disse Tiago Peixoto, um dos organizadores do Piauí Pop.
A ideia de levar o festival para o estádio Albertão foi do Tiago Peixoto, que olhando para a estrutura montada no estádio diz que o resultado final ficou surpreendente.
“Esse sonho, de realizar o festival aqui, já existia há dez anos e, finalmente, as condições ideais aconteceram para que isso fosse possível. O projeto inicial foi ganhando uma dimensão surpreendente, que acho que era impossível sonharmos fazer isso sem o envolvimento de tantas pessoas que se uniram ao projeto. Está realmente surpreendente”, disse Tiago.
Os três palcos do evento impressionam pela dimensão. A equipe que trabalhou no projeto e na execução dos palcos são da Feeling Eventos, que entrou para o Livros dos Recordes (ginesbook), em 2017, por ter projetado e executado o maior palco do mundo no Villa Mix Festival Goiânia.
Os palcos Assis Davis e Torquato Neto, que estão montados lado a lado somam mais de 90 metros. Já o palco Marcus Peixoto, localizado na área externa tem quase 40 metros de comprimento.
A Feeling Eventos, que atua há 25 anos no mercado e já projetou palcos para os festivais The Town, Lollapalooza e, ainda, para shows do Irons Maiden, o show Surreal de Henrique & Juliano (Show Surreal), o Buteco do Gustavo Lima e para o espetáculo Amigos, com os maiores cantores sertanejos do país.
Confira as atrações do Piauí Pop
Hoje (4) o festival começa com a abertura do palco Marcus Peixoto, que leva o nome do idealizador do festival. Por lá passarão grandes nomes da música local. Hoje a programação conta com shows de Poesia Acústica, Yuri, Calmô, Dope, Quilombo Loucobeats e Navegantes.
Programação:
Terça-feira, 4 (palco Marcus Peixoto)
18 h – Yuri
19 h – Navegantes
20h10min – Dope, Quilombo e Loucobeats
21h20min – Poesia Acústica
0h10min – Calmô
Quarta-feira, 5 (palco Marcus Peixoto)
18 h – Banda Acesso
19 h – Casa Barro, Afrosamurai, Yris e Grupo Ijexá
20h10min – Cabesativa
21h20min – Planta & Raiz
23 h – CocháQuinta-feira, 6 (palco Marcus Peixoto)
18 h – Amigos do Vigia
19h – Stouradas, O Transtorno
20h – Roque Moreira
21h20min – Raimundos
23 h – Narguilê HidromecânicoSexta-feira – 07/07
18 h – Banheiro de Rodoviária (palco Marcus Peixoto)
19 h – Edu Falaschi + Orquestra Sinfônica de Teresina (palco Assis Davis)
20h10min – Radiofônicos (palco Marcus Peixoto)
20h20min – Paulo Ricardo (palco Torquato Neto)
21h30min – Narcoliricista (palco Marcus Peixoto)
21h40min – Sandra Sá + Sérgio Loroza + Luciana Melo (palco Torquato Neto)
22h50min – Cojobas (palco Marcus Peixoto)
23 h – Natiruts (palco Torquato Neto)
0h10min – Stouradas convida Enme (palco Marcus Peixoto)
0h20min – Biquíni Cavadão (palco Assis Davis)
1h40min – Olodum
3 h – Xamã (palco Assis Davis)Sábado – 08/07
18 h – Math Gabe (palco Marcus Peixoto)
19 h – Froid & Cynthia (palco Assis Davis)
19h10min – Danilo Rudah (palco Marcus Peixoto)
20h20min – Felinho (palco Marcus Peixoto)
20h20min – Negra Li (palco Torquato Neto)
21h30min – Validuaté (palco Marcus Peixoto)
21h40min – Marina Sena (palco Assis Davis)
23 h – Criolo (palco Torquato Neto)
23h10min – Original Flip (palco Marcus Peixoto)
0h20min – Detonautas (palco Assis Davis)
0h30min – Filipe Ret (palco Marcus Peixoto)
1h40min – Marcelo Falcão (palco Torquato Neto)
3 h – Sidoka (palco Assis Davis)
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Veja como fica o trânsito na região do Albertão
A organização do Piauí Pop orienta que os foliões utilizem o transporte público e transporte por aplicativo para se deslocar até o Albertão.
A Strans informou que não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas Motorista Joca e Zilda Arns, que ficam no entorno do Estádio. Nesta ruas o trânsito será de sentido único, para facilitar o trânsito no local.
• Av Gil Martins – trânsito liberado nos dois sentidos, com 150 metros em frente ao Albertão dos dois lados com uma faixa exclusiva para embarque e desembarque.
• Rua Motorista Joca (entre Albertão e Fiepi) com sentido único Gil Martins – HUT.
• Rua Zilda Arns sentido único HUT – Gil Martins.
A organização do evento disponibilizou mil vagas de estacionamento, para quem precisar utilizar o carro próprio para se deslocar até o festival.
Segurança contará com mais de 600 homens, helicóptero e Centro Integrado de comando
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, a Superintendência de Trânsito (Strans) e Guarda Municipal reuniram esforços para garantir a segurança do Piauí Pop. Mais de 600 profissionais vão atuar, todos os dias, dentro e fora do Albertão.
O Governo do Estado montou um Centro Integrado de Segurança foi montado no local, para coordenar a ação da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros na região do Albertão. Mais de 300 homens estão escalados para atuar, todos os dias, na região do Estádio.
Além disso, a Guarda Municipal e a Strans, também, estarão no evento. A Strans utilizará, ainda, as câmeras de monitoramento de trânsito, já instaladas na região para monitorar a circulação de veículos e pedestres.
A organização do evento, também, contratou 300 homens de segurança privada para atuar dentro do festival, todos os dia.
Piauí Pop traz experiências para foliões
Além de música, o Piauí Pop promete muitas experiências e diversão aos foliões.
Logo na entrada do festival dos foliões vão se deparar com uma roda gigante, de 22 metros de altura. A estrutura comporta 16 cabines com acessibilidade.
Uma parede de escalada foi sendo montada pelo Armazém Paraíba. A estrutura possui oito metros de altura, e além da experiência de escalada pode render prêmios a quem conseguir superar todos os obstáculos.
Os foliões também podem experimentar a sensação de um saldo de bungee jump.
Ainda na área externa funcionam a Praça de Alimentação e o Sky Bar.
Adriana Magalhães
redacao@cidadeverde.com
Palestra sobre o futuro do planeta abre programação do Piauí Pop
A discussão sobre o futuro do planeta abriu os debates na arena Tem Futuro, espaço dentro do Piauí Pop, voltado para palestras, debates e ativações para despertar os jovens através de novas ideias, tendências e formatos. Sérgio Margullis, pesquisador sênior associado do Instituto Internacional para a Sustentabilidade e da WayCarbon, destacou que a maneira como o homem se relaciona com a natureza é uma ameaça para todo o planeta e deve ser repensada.
“A gente tem que atuar para garantir o nosso futuro, manter as condições que nós recebemos das gerações passadas e, no mínimo, tentar deixar essa mesma coisa para as gerações futuras. A questão climática é uma ameaça para todo o planeta, uma ameaça à vida”, ressalta o pesquisador.
Margullis destaca que é necessário adotar medidas drásticas para lidar com os desafios ambientais. Ele enfatiza a importância de repensar a maneira como utilizamos a energia, os atuais meios de transporte, entre outros.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
“As restrições que têm que ser implementadas [ mudar a forma de energia, principalmente] implica mudar profundamente o que a gente faz, como a gente faz, tem que pensar no que a gente come, como a gente se transporta, os bens que a gente consome. Enfim, a vida como a gente está acostumada a ter, chegou o momento de repensar”, elenca.
Sérgio Margullis reforça que o futuro do planeta depende de uma transformação profunda em nossos estilos de vida.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Entre as soluções propostas, o uso de energias renováveis, o reflorestamento, entre outros.
Cíntia Bartz, superintendente da Cepro, complementa que os impactos climáticos no Piauí refletem por exemplo, em áreas de desertificação e inundação, e aumenta as desigualdades sociais.
“É um tema que ser discutido pelo Governo, mas também nas mai diversas esferas, incluindo a iniciativa privada, para ter efetividade”, pontua Bartz.
Graciane Araújo
redacao@cidadeverde.com
Poesia Acústica, Yuri, Navegantes e Calmô na abertura do Piauí Pop; veja programação
Chegou o grande dia. A partir das 17h desta terça-feira (4), os portões serão abertos para o Piauí Pop, maior festival de arte, cultura e música. Mas, como o evento se preocupa também com a sustentabilidade, inovação e música de qualidade, haverão palestras no espaço Tem Futuro, na Fiepi, a partir das 14h30.
A nova edição será sediada no estádio Albertão entre 4 e 8 de julho. A programação terá shows musicais de artistas como Criolo, Marina Sena, Olodum, Biquíni Cavadão, Natiruts e Filipe Ret.
Programação:
Terça-feira, 4 (palco Marcus Peixoto)
18 h – Yuri
19 h – Navegantes
20h10min – Dope, Quilombo e Loucobeats
21h20min – Poesia Acústica
0h10min – Calmô
Quarta-feira, 5 (palco Marcus Peixoto)
18 h – Banda Acesso
19 h – Casa Barro, Afrosamurai, Yris e Grupo Ijexá
20h10min – Cabesativa
21h20min – Planta & Raiz
23 h – Cochá
Quinta-feira, 6 (palco Marcus Peixoto)
18 h – Amigos do Vigia
19h – Stouradas, O Transtorno
20h – Roque Moreira
21h20min – Raimundos
23 h – Narguilê Hidromecânico
Sexta-feira – 07/07
18 h – Banheiro de Rodoviária (palco Marcus Peixoto)
19 h – Edu Falaschi + Orquestra Sinfônica de Teresina (palco Assis Davis)
20h10min – Radiofônicos (palco Marcus Peixoto)
20h20min – Paulo Ricardo (palco Torquato Neto)
21h30min – Narcoliricista (palco Marcus Peixoto)
21h40min – Sandra Sá + Sérgio Loroza + Luciana Melo (palco Torquato Neto)
22h50min – Cojobas (palco Marcus Peixoto)
23 h – Natiruts (palco Torquato Neto)
0h10min – Stouradas convida Enme (palco Marcus Peixoto)
0h20min – Biquíni Cavadão (palco Assis Davis)
1h40min – Olodum
3 h – Xamã (palco Assis Davis)
Sábado – 08/07
18 h – Math Gabe (palco Marcus Peixoto)
19 h – Froid & Cynthia (palco Assis Davis)
19h10min – Danilo Rudah (palco Marcus Peixoto)
20h20min – Felinho (palco Marcus Peixoto)
20h20min – Negra Li (palco Torquato Neto)
21h30min – Validuaté (palco Marcus Peixoto)
21h40min – Marina Sena (palco Assis Davis)
23 h – Criolo (palco Torquato Neto)
23h10min – Original Flip (palco Marcus Peixoto)
0h20min – Detonautas (palco Assis Davis)
0h30min – Filipe Ret (palco Marcus Peixoto)
1h40min – Marcelo Falcão (palco Torquato Neto)
3 h – Sidoka (palco Assis Davis)
Da Redação
redacao@cidadeverde.com