Municípios
(APPM) realizou, videoconferência com prefeitos, deputados da Bancada Federal do Piauí e o presidente da (CNM)
ELEIÇÕES: PREFEITOS E DEPUTADOS FEDERAIS TRATAM SOBRE PLEITO ELEITORAL DESTE ANO
O MOVIMENTO MUNICIPALISTA DEFENDE QUE AS ELEIÇÕES NÃO OCORRAM EM 2020
A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, nesta segunda-feira (15), videoconferência com prefeitos do Estado, deputados da Bancada Federal do Piauí e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, para tratar sobre a situação das eleições municipais deste ano, diante da pandemia de Covid-19.
O presidente da CNM, Glademir Aroldi, abrindo as falas da reunião, pontua que o movimento municipalista entende que o Brasil não reúne as condições mínimas necessárias para realizar o pleito eleitoral deste ano. Na visão de Aroldi, eleições em outubro poderão ocasionar uma segunda onda de contágio.
“Fizemos estudo científico que prova que o Brasil não reúne as condições para eleições em 2020. Entendemos, portanto, que uma eleição em outubro, novembro ou dezembro coloca em risco a saúde da população. O pleito só será possível quando a população estiver imunizada”, pontua Glademir Aroldi.
A deputada federal Margarete Coelho (PP), primeira parlamentar a falar, fez ponderações sobre pontos relativos à esfera jurídica da questão, salientando que uma modificação da data das eleições depende da observância à Constituição Federal, alertando para a necessidade de Emenda para uma eventual mudança neste quesito.
O deputado Júlio César (PSD) assinala, ao analisar o estudo feito pela CNM, que “os números da Confederação falam mais alto do que qualquer argumento. O que está em questão é a inviabilidade de realizar as eleições. No Brasil, os casos de Covid-19 continuam aumentando, mesmo com as atividades econômicas fechadas”.
O presidente da APPM, Jonas Moura, agradeceu aos deputados pela disponibilidade e conclamou a todos para que se unam em torno da solução. “Somente juntos, prefeitos, parlamentares, população, Governo, Judiciário e demais entes, vamos superar a crise. Este é o momento de união”, frisa.
Os prefeitos foram representados pelos presidentes das associações municipalistas regionais do Piauí, Antoniel Silva (Caridade do Piauí e presidente da ANVIP), Antônio Neto (Lagoa do Piauí e presidente da AMPAR), Marcos Elvas (Bom Jesus e representando a Região Sul) e Caburé (Caraúbas do Piauí e presidente da Planície Litorânea).
Também participaram da videoconferência os deputados Assis Carvalho (PT), Átila Lira (PP), Fábio Abreu (PL), Iracema Portella (PP), Marina Santos (Solidariedade) e Rejane Dias (PT). Todos fizeram colocações acerca do assunto, tratando da situação concreta, possibilidades de solução e dando esclarecimentos aos gestores.
Fonte: APPM