Cultura
As crianças da etnia Warao, matriculadas em escolas da Rede Municipal de Teresina
As crianças da etnia Warao, matriculadas em escolas da Rede Municipal de Teresina comemoraram, nesta quarta-feira (19), uma data especialmente histórica para elas. Esse é o Dia dos Povos Indígenas, que marca a luta pela garantia de direitos das diversas etnias indígenas.
Como um dos direitos essenciais é a educação, os Warao refugiados em Teresina estão sendo acompanhados pela Prefeitura da capital, com as crianças devidamente matriculadas em escolas municipais. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) é uma das parceiras no projeto Alfabetização Sem Fronteiras, que oferece às crianças venezuelanas ensino público gratuito, respeitando as características culturais desse povo.
Na Escola Municipal Mocambinho, a turma foi incentivada a comemorar exaltando seus costumes e compartilhando com os colegas. As famílias dos alunos Warao estiveram na unidade de ensino somando com as apresentações culturais. As crianças cantaram o hino da Venezuela no idioma Warao, mostraram danças e músicas típicas, exibiram o artesanato e ainda fizeram a partilha da arepa, um famoso prato da culinária venezuelana.
“Foi um dia de muito aprendizado para toda a escola e certamente um momento de aproximação com nossos alunos Warao, que se sentiram em casa. Toda a comunidade ganha com essa partilha”, disse a diretora da E. M. Mocambinho, Stela Núbia.
Pmt.pi.gov.br