SIGA O 24H

Cultura

As crianças da etnia Warao, matriculadas em escolas da Rede Municipal de Teresina

Publicado

em

Compartilhar isso...

As crianças da etnia Warao, matriculadas em escolas da Rede Municipal de Teresina comemoraram, nesta quarta-feira (19), uma data especialmente histórica para elas. Esse é o Dia dos Povos Indígenas, que marca a luta pela garantia de direitos das diversas etnias indígenas.

Como um dos direitos essenciais é a educação, os Warao refugiados em Teresina estão sendo acompanhados pela Prefeitura da capital, com as crianças devidamente matriculadas em escolas municipais. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) é uma das parceiras no projeto Alfabetização Sem Fronteiras, que oferece às crianças venezuelanas ensino público gratuito, respeitando as características culturais desse povo.

Na Escola Municipal Mocambinho, a turma foi incentivada a comemorar exaltando seus costumes e compartilhando com os colegas. As famílias dos alunos Warao estiveram na unidade de ensino somando com as apresentações culturais. As crianças cantaram o hino da Venezuela no idioma Warao, mostraram danças e músicas típicas, exibiram o artesanato e ainda fizeram a partilha da arepa, um famoso prato da culinária venezuelana.

“Foi um dia de muito aprendizado para toda a escola e certamente um momento de aproximação com nossos alunos Warao, que se sentiram em casa. Toda a comunidade ganha com essa partilha”, disse a diretora da E. M. Mocambinho, Stela Núbia.

Indígenas venezuelanos Warao estiveram na escola e falaram sobre seus costumes Fotos: Ascom/Semec

Pmt.pi.gov.br

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade