Saúde
As visitas estendidas e passeios terapêuticos são dispositivos da política da humanização
HUT realiza visitas e passeios terapêuticos a pacientes de longa internação
No Hospital de Urgência de Teresina (HUT) maior unidade da rede de saúde vinculada a Fundação Municipal de Teresina (FMS), a busca pela melhoria contínua é um dos valores para aumentar a qualidade da assistência. Com foco na humanização, o HUT busca continuamente alternativas que possam trazer conforto e acolhimento aos usuários por meio da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde(Humaniza SUS).
A visita estendida e os passeios terapêuticos são exemplos disso. Com autorização para receber visitantes, o paciente internado no HUT que apresenta uma condição clínica estável tem a possibilidade de manter contato físico e emocional com entes queridos, dinâmica aplicada à pacientes com longa permanência de internação. Caso do paciente Francisco Oliveira vítima de queimaduras por explosão, 46 dias, internado em UTI atualmente em tratamento em enfermaria clínica do Hospital e que recebeu o benefício da visita e passeio com o filho, esposa e mãe.
Os passeios ocorrem na praça interna Jardim do Sol, espaço aberto da unidade de saúde, o momento é acompanhado de perto por uma equipe multiprofissional composta por: assistente social, psicólogo, enfermeiro e fisioterapeuta na condução e promove acolhimento de pacientes e familiares. “Quando necessário, nossa equipe esclarece dúvidas que possam surgir no momento do encontro, estar em contato com a natureza, tomar sol, proporciona inúmeros benefícios para o paciente, como a sensação de bem-estar, além de garantir o elo entre o paciente e sua rede familiar e social”, destaca a assistente social, Diaponira Santos.
Para a psicóloga Naiara Macedo, é importante ressaltar a sensibilidade da equipe de enfermagem que muitas vezes conseguem identificar uma diminuição constante do humor nos pacientes devido ao sentimento de saudade que pode ser prejudicial e até aumentar o grau de ansiedade, avalia.
As visitas estendidas e passeios terapêuticos são dispositivos da política da humanização promovidos pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) para desempenhar o cuidado assistencial centrado no paciente no HUT.
Pmt.pi.gov.br