Esporte
Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras lideram seus grupos e estão classificados.
Rodada final da Libertadores tem quatro brasileiros com chances de classificação; veja as contas
Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras estão garantidos no mata-mata. Athletico, Bragantino, Corinthians e Fortaleza ainda lutam pelas vagas. Apenas o América-MG está eliminado
A fase de grupos da Copa Libertadores chega à última rodada com três times brasileiros classificados para o mata-mata, outros quatro dependendo apenas de si e somente um eliminado. Os jogos serão disputados a partir desta terça-feira e vão até quinta.
Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras lideram seus grupos e estão classificados. O Galo, contudo, ainda não garantiu o primeiro lugar da chave. Rubro-Negro e Verdão já asseguraram a liderança, mas ainda brigam pelo primeiro lugar geral, que dá a vantagem de decidir em casa até a semifinal.
Já Athletico, Bragantino, Corinthians e Fortaleza ocupam a segunda posição e precisam fazer seu papel para avançar. Furacão e Timão jogam em casa diante de Caracas e Always Ready, enquanto Massa Bruta e Tricolor de Aço visitam Nacional-URU e Colo-Colo, respectivamente.
Lanterna do Grupo E, com dois pontos, o América-MG é o único que não tem mais chance de avançar para o mata-mata, mas tenta terminar em terceiro para ir ao mata-mata da Copa Sul-Americana.
— Foto: ge
Grupo A
Palmeiras: classificado em 1º
Com 100% de aproveitamento, o Verdão tem 15 pontos e recebe o Deportivo Táchira, segundo colocado com sete. Se vencer, o time dirigido por Abel Ferreira garante a liderança geral. Caso empate ou perca, passa a torcer por tropeços de Flamengo, River Plate e Estudiantes, todos hoje com 13.
O Emelec, terceiro, encara o eliminado Independiente Petrolero, em casa, e tem cinco pontos. A disputa pela segunda posição está entre Táchira e Emelec.
Jogos
- Palmeiras x Deportivo Táchira: terça-feira, 21h30
- Emelec x Independiente Petrolero: terça-feira, 21h30
Grupo B
Athletico: 2º colocado, depende de si
No grupo mais embolado, todo mundo tem chance de avançar. O Furacão soma sete pontos, mesma pontuação do líder Libertad. Os dois times jogam como mandantes contra Caracas e The Strongest, ambos com seis pontos, respectivamente. Para garantir a liderança, o Athletico precisa fazer o dever de casa e tirar dois gols de saldo do time paraguaio.
Jogos
- Athletico x Caracas: quinta-feira, 19h
- Libertad x The Strongest: quinta-feira, 19h
Grupo C
Bragantino: 2º colocado, depende de si
Três times brigam por uma vaga. O Estudiantes, com 13 pontos, está classificado em primeiro lugar e enfrenta o Vélez Sarsfield, terceiro colocado com cinco, fora de casa. Já o Bragantino é o segundo, também com cinco pontos, e visita o Nacional-URU, lanterna com quatro e com chance de classificação.
A vantagem do Bragantino está no saldo de gols (um negativo contra dois negativos dos argentinos). O time paulista precisa vencer, mas ainda assim dependerá da diferença de gols caso o Vélez bata o Estudiantes. Em caso de empate, tem que torcer por vitória do Estudiantes ou empate. Se perder, estará eliminado.
Jogos
- Nacional x Bragantino: terça-feira, 19h15
- Vélez Sarsfield x Estudiantes: terça-feira, 19h15
Grupo D
Atlético-MG: classificado; América-MG: eliminado
O invicto Galo tem 11 pontos e precisa de um empate com o segundo colocado Tolima, em casa, para garantir a liderança. A diferença entre os times é de três pontos, com saldo de gols de 5 a 0 para o clube brasileiro.
O Coelho pode chegar ao terceiro lugar e pegar uma vaga na Sul-Americana. Para isso, o Coelho precisa vencer o confronto direto contra Independiente Del Valle, fora de casa, por dois gols de diferença.
Jogos
- Atlético-MG x Tolima: quarta-feira, 21h
- Independiente Del Valle x América-MG: quarta-feira, 21h
Grupo E
Corinthians: 2º colocado, depende de si
Deportivo Cali e Corinthians dividem a liderança com oito pontos, mas o time colombiano tem vantagem de 4 a 1 no saldo de gols. O Timão recebe o já eliminado Always Ready e estará classificado se vencer.
O Cali visita o Boca, que tem sete, em terceiro, e também luta pela vaga. O Timão passa em primeiro se vencer e os colombianos tropeçarem. Em caso de vitória do Cali, é preciso tirar a diferença de três gols no saldo.
Jogos
- Boca Juniors x Deportivo Cali: quinta-feira, 21h
- Corinthians x Always Ready: quinta-feira, 21h
Grupo F
Fortaleza: 2º colocado, depende de si
O invicto River Plate já se classificou em primeiro lugar, com 13 pontos, e encara o lanterna Alianza Lima, para cumprir tabela. Fortaleza e Colo-Colo se enfrentam em Santiago na briga pela segunda vaga. Ambos somam sete pontos. O time cearense tem a vantagem de três gols de saldo e, por isso, joga pelo empate contra os chilenos.
Jogos
- Colo-Colo x Fortaleza: quarta-feira, 19h
- River Plate x Alianza Lima: quarta-feira, 19h
Grupo G
O Colón já se classificou, com dez pontos. Cerro Porteño (oito) e Olimpia (cinco) brigam pela segunda vaga. O Peñarol (quatro) foi eliminado e tem chance apenas de Sul-Americana.
Jogos
- Peñarol x Colon: quarta-feira, 21h
- Cerro Porteño x Olimpia: quarta-feira, 21h
Grupo H
Flamengo: classificado em 1º
O grupo já está resolvido no quesito mata-mata da Libertadores. Invicto, com 13 pontos, o Rubro-Negro recebe o eliminado Sporting Cristal, que tem dois pontos. O também classificado Talleres possui oito pontos e visita a Universidad Católica, que tem quatro pontos.
Jogos
- Flamengo x Sporting Cristal: terça-feira, 21h30
- Universidad Católica x Talleres: terça-feira, 21h30
Por Guilherme Moreira — Curitiba