Esporte
Atuações do Flamengo: Gabigol faz dois gols e se recupera de pênalti perdido
Flamengo soma melhor ataque e pior defesa entre os times da Série A do Brasileirão
Rubro-Negro alcança a dualidade nos números após virada por 3 a 1 contra o Volta Redonda; time balançou as redes 24 vezes e sofreu 12 gols no ano
O Flamengo alcançou um feito curioso nesta quarta-feira. Depois de vencer o Volta Redonda por 3 a 1, fora de casa, no Campeonato Carioca, o time se tornou o melhor ataque e a pior defesa entre os 20 clubes da Série A do Brasileirão. Após exatos 1 mês do início de temporada, o Rubro-Negro soma 24 gols marcados e 12 sofridos – o time já disputou nove jogos em 2023.
+ Contratações do Flamengo para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora+ Leia mais notícias do Flamengo
Re
Melhores momentos: Volta Redonda 1 x 3 Flamengo, pela 8ª rodada do Campeonato Carioca 2023
+ Atuações do Flamengo: Gabigol faz dois gols e se recupera de pênalti perdido+ Gabigol destaca importância da Recopa para o Flamengo: “Precisamos dar uma resposta”+ Flamengo sofre nove gols em três decisões e revive desequilíbrio defensivo
Vale ressaltar que o Flamengo é um dos poucos times da Série A que disputaram mais de uma competição até o momento. Além do Estadual, o time também atuou pelo Mundial de Clubes, competição na qual terminou com o terceiro lugar, e pela Supercopa do Brasil, quando foi vice-campeão para o Palmeiras.
A divisão de gols sofridos e marcados é a seguinte:
- Campeonato Carioca: 15 gols marcados e três sofridos.
- Supercopa do Brasil: três gols marcados e quatro sofridos.
- Mundial de Clubes: seis gols marcados e cinco sofridos.
Após a vitória em cima do Volta Redonda, o técnico Vítor Pereira comentou sobre a dificuldade defensiva que o Flamengo encontrou nos últimos jogos. O treinador disse que optou por mexer na equipe em busca de um melhor equilíbrio ao time – Vidal foi o escolhido para sair jogando no lugar de Everton Ribeiro.
– Nós, nos últimos jogos, sofremos muito gols. Cabe ao treinador tentar encontrar um equilíbrio na equipe. O que sentimos é que a equipe teve dificuldades defensivas nos dois jogos que fez no Mundial. Tentamos introduzir mais um meia para dar uma maior consistência no meio. É uma estrutura que ainda não teve tempo de trabalho, então é natural. Buscamos manter os jogadores entrelinhas que podem decidir.
Fabrício Bruno foi outro jogador a falar da defesa do Flamengo. Em zona mista no Raulino de Oliveira, o jogador se mostrou contrariado às críticas feitas aos zagueiros do time.
– Falar da defesa é um pouco injusto. Quando sofremos o gol estoura tudo nos dois zagueiros, nos laterais, no goleiro, mas o futebol não é assim. O futebol é muito compacto, se marca gol, marca todo mundo e se toma gol, toma todo mundo. Às vezes as críticas vem em cima de mim e do David, mas isso é injusto. Principalmente em contra-ataques, eles hoje fizeram um gol assim, extremamente letais e feliz. E a gente trabalha para evitar isso. Depois sofremos um novo contra-ataque e evitamos ele. vídeo
“Gabigol salva o couro de Vitor Pereira”, diz Arthur | A Voz da Torcida
Vale ressaltar que dos 24 gols marcados na temporada, 19 foram feitos pela dupla Pedro-Gabigol. Tal número representa praticamente 80% dos tentos do Flamengo em 2023.
Os dois, inclusive, bateram marcas importantes nesta quarta-feira. Além de ter se tornado o artilheiro do Brasil na temporada, com 10 bolas na rede, Pedro chegou ao octogésimo gol pelo Fla e ocupa agora o cargo de segundo maior goleador do time no século – Bruno Henrique é o terceiro, com 79.
Já Gabriel fez história mais uma vez. Com os dois gols no jogo, o atacante entrou para o top-10 de maiores artilheiros da história do clube, com 142 gols – ele está igualado com índio na décima posição.
Gabigol comemora gol em Volta Redonda x Flamengo — Foto: André Durão
Por Luca Bíscaro e Letícia Marques — Rio de Janeiro
Ge.globo.com