SIGA O 24H

Esporte

Autoridades equatorianas garantiram a realização da final da Libertadores em Guayaquil

Publicado

em

Compartilhar isso...

Autoridades do Equador garantem final da Libertadores em Guayaquil

Federação Equatoriana de Futebol (FEF) receberá US$ 2 milhões para garantir a final

Autoridades do governo equatoriano e da cidade de Guayaquil garantiram nesta sexta-feira que a final da Libertadores de 2022 será mesma realizada no país. A partida está marcada para o próximo dia 29 de outubro e será disputada no Estádio Monumental, casa do Barcelona de Guayaquil. A Federação Equatoriana de Futebol (FEF), aliás, receberá US$ 2 milhões para garantir a realização da final. O ge noticiou na última terça que a Conmebol estudava a mudança de sede porque o Barcelona não havia cumprido as exigências da entidade, principalmente em relação à infraestrutura de transmissão.

+ Final da Libertadores: Barcelona se posiciona sobre possível mudança de sede

+ Governo do Equador promete ajuda para manter final da Libertadores em Guayaquil

Autoridades equatorianas garantiram a realização da final da Libertadores em Guayaquil — Foto: Reprodução / internet

Autoridades equatorianas garantiram a realização da final da Libertadores em Guayaquil — Foto: Reprodução / internet

As principais declarações foram dadas após a sessão do Conselho do Munícipio de Guayaquil, realizada nesta sexta-feira. Participaram do encontro nomes como Selim Doumet, membro da FEF e do comitê organizador da final única de Guayaquil, e Fátima González, gerente de contratos da Conmebol, além de autoridades da cidade como Cinthya Viteri e Josué Sánchez, prefeita e vice-prefeito respectivamente.

– Os representantes da Conmebol podem ir embora tranquilos, que os três pontos da reunião foram aprovados pelo conselho. Falta firmar o compromisso por parte do governo nacional, mas acredito que isso será feito nos próximos dias. O município de Guyaquil dará 2 milhões de dólares à Federação Equatoriana para os ajustes no estádio – garantiu Josué Sánchez.

A reunião, segundo sua convocação, tinha ”como objetivo celebrar a final única da Libertadores 2022, a ser realizada no dia 29 de outubro, em Guayaquil, promovendo o esporte e a cidade como ponto turístico em nível mundial, dinamizando a economia local em benefício da cidadania”. Durante a cerimônia informaram que a maioria dos hotéis da cidade já estão lotados para o mês de outubro em função da partida.

– Esse evento é considerado por muitos, depois da Copa do Mundo, o mais importante da América do Sul em relação ao futebol. Sejam bem-vindos a Guayaquil – disse a prefeita Cinthya Viteri.

O ministro de governo do Equador, Francisco Jiménez, também se manifestou sobre o assunto e falou sobre o tema segurança. Segundo ele, Guayaquil precisa ser a cidade mais segura do mundo no dia da grande final.

– Nesse dia (29 de outubro) Guayaquil deve ser a cidade mais segura do mundo, é preciso ter uma operação de segurança importante para que se reduzam as experiências negativas que os turistas possam ter.

A declaração não foi bem recebida pelos equatorianos, uma vez que se planejam operações para um só dia enquanto Guayaquil é considerada atualmente uma das cidades mais perigosas do país.

– É um evento que tem suas complexidades. Começa quando ocorre o primeiro movimento do turista e termina quando o último turista sai do país.

Cinco clubes brasileiros seguem vivos na Libertadores. Quatro deles se enfrentam nas quartas de final a partir do próximo dia 2 de agosto: Flamengo x Corinthians; Palmeiras x Atlético-MG. Já o Athletico-PR encara o Estudiantes.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade