Esporte
Cada ano tem um negócio novo, vamos ver no ano que vem o que o Abel vai aprontar
A caixa de Abel: o que está dentro do cofre misterioso do Palmeiras
Caixinha verde chama a atenção em coletiva do título após Rony entregá-la ao técnico pedindo para revelar o segredo à imprensa, ao que o treinador responde: “Leve isto que é segredo”
Abel Ferreira falava sobre a conquista do Brasileiro, na sala de imprensa do Mineirão, na última quarta-feira, quando um grupo de atletas do Palmeiras interrompeu a entrevista com o tradicional banho de gelo e para entregar ao treinador uma caixa misteriosa: o cofre do Brasileirão 2023.
– Isso aqui é para ti, revela para a galera aí – disse o atacante Rony, empurrando o cofre na direção do treinador em cima da mesa.
Abel abriu um sorriso, colocou as mãos no objeto e empurrou-o de volta.
– Ele está a dizer para revelar, não vou revelar. Leva isto que é segredo – respondeu, aos risos, tirando o excesso de água dos cabelos antes de retomar a entrevista.
Mas afinal o que está por trás do cofre?
Mais notícias do Palmeiras:
+ Não é só Abel: Verdão quer segurar principais nomes para 2024
Decorado com adesivos e assinaturas do elenco do Palmeiras, o cofre é feito de madeira, tem uma abertura no topo e uma pequena maçaneta na porta. A maçaneta não funciona, então é impossível abri-lo – ao menos de maneira tradicional, em que não seja preciso quebrar ou serrar o material, por exemplo. É possível, contudo, ouvir e ver pela fresta da caixa dezenas de papeis acumulados.
– A cada jogo alguém falava, dava uma palavra e expressava seus sentimentos de como foi o jogo. Ali éramos uma família, todos estavam correndo pelo mesmo objetivo. As mensagens eram de sermos uma família – contou Rony, que queria ver Abel revelar a história por trás do objeto.
Cofre do Palmeiras no Brasileirão de 2023 — Foto: Gabriel Rigoni
O cofre se tornou uma peça central na dinâmica de união e acolhimento entre os próprios atletas, sendo carregada pelo elenco ao longo do Campeonato Brasileiro. A cada vitória ou empate, um deles era escolhido para discursar no vestiário e em seguida depositava um papel com o número de pontos conquistados e as impressões sobre o jogo.
– Isso acolhia mais os jogadores. Era só um que falava do que achou, do desempenho dos jogadores e creio que a gente se unia mais. Era mais para falar com o grupo, descontrair um pouco. No último jogo, o Anderson (Barros) falou e a gente deu bastante risada – contou Endrick, relembrando do pós-Cruzeiro.
Nomes de alguns jogadores que falaram no pós-jogo e colocaram papéis no cofre do Palmeiras do Brasileirão 2023 — Foto: Gabriel Rigoni
Jogadores assinaram cofre do Palmeiras no Brasileirão de 2023 — Foto: Gabriel Rigoni
Ao longo do Brasileiro, discursaram nomes como Zé Rafael, Gustavo Gómez, Mayke, Luan, Marcos Rocha, Fabinho, Garcia e Naves, que aparecem com os respectivos nomes gravados na parte externa da caixa. Apenas parte deles, no entanto, ficou registrada. Outros atletas, como Jhon Jhon, por exemplo, ainda chegaram a falar no vestiário e não tiveram o nome marcado.
– Só queria agradecer a Deus por mais uma oportunidade de estar aqui com vocês. O grupo está todo de parabéns por mais um resultado positivo e é continuar firme que falta um último passo para o nosso sonho que é o título – discursou Jhon Jhon.
Jogadores assinaram cofre do Palmeiras no Brasileirão de 2023 — Foto: Gabriel Rigoni
– Quero parabenizar a todos pela entrega, pela vitória, cada dia que passa a gente vem mostrando mais a força do nosso grupo, que a gente continue assim que com certeza vamos alcançar grandes objetivos – disse Fabinho após a vitória sobre o Vasco.
ReAbel Ferreira toma “banho” durante coletiva após título brasileiro do Palmeiras
Em um dos confrontos de destaque no Brasileiro, coube ao atacante Flaco López a responsabilidade. Empolgado depois da vitória por 4 a 3, de virada, sobre o Botafogo.
– Queria felicitar e parabenizar todo mundo. Como o professor fala, para mim é um orgulho ser companheiro de vocês e viver essas coisas que vivemos hoje. Fizemos história e conseguimos um ambiente do c****** no campo. Estou muito feliz por todo mundo e mais uma vitória – disse o atacante.
Jogadores assinaram cofre do Palmeiras no Brasileirão de 2023 — Foto: Gabriel Rigoni
Fato é que o plano funcionou. E agora – com o técnico indicando cumprir o contrato até o fim, em dezembro de 2024 – o elenco passa a viver a expectativa pelo que virá de novo na próxima temporada.
– Cada ano tem um negócio novo, vamos ver no ano que vem o que o Abel vai aprontar – brincou Rony.
Torcedores do Palmeiras comemoram como se não houvesse amanhã
Jogadores que falaram
- São Paulo – Zé Rafael
- Fortaleza – Gomez
- América-MG – Mayke
- Cruzeiro – Sem especificação
- Cuiabá – Luan
- Vasco – Fabinho
- Corinthians – Rocha
- Goiás – Sem especificação
- Coritiba – Sem especificação
- São Paulo – Sem especificação
- Bahia – Garcia
- Botafogo – López
- Athletico – Naves
+ Veja outras notícias do Palmeiras
Por Camila Alves, Gabriel Rigoni e Thiago Ferri — São Paulo
Ge.globo.com