Agenda Cultural
“Cada um no seu quadrado”, acontecerá de forma híbrida, respeitando os protocolos de segurança da OMS contra a Covid-19.
Semcaspi realiza manhã carnavalesca com idosos no Centro Social Padre Arrupe
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci), vai realizar na quarta-feira, (23), a partir das 8h, no Centro Social Padre Arrupe uma manhã carnavalesca para os idosos assistidos. A ação, que tem como tema “Cada um no seu quadrado”, acontecerá de forma híbrida, respeitando os protocolos de segurança da OMS contra a Covid-19.
Ao total, o Centro Social Padre Arrupe atende 445 idosos da zona Sul de Teresina, referenciados pelo Cras Sul IV, com atividades, como: artesanato; oficina da voz canto e coral; terapia ocupacional; oficinas de cidadania; monitoramento por meio do serviço social e lives temáticas.
Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a manhã carnavalesca tem a preocupação de proporcionar interação, mesmo que no formato híbrido, entre os idosos.
“Com a pandemia da Covid-19, muitas das atividades tiveram de ser readaptadas. Inclusive, a hidroginástica foi uma atividade que precisou ser excluída da programação. No entanto, mesmo que de forma remota, híbrida ou presencial, temos cumprido nosso objetivo, que é tirar estes idosos da ociosidade, proporcionando interações sociais e momentos de lazer”, pontuou.
Para Patrício Guilherme, coordenador do Centro Social Padre Arrupe, o evento será de descontração, com premiações e música ao vivo para os idosos assistidos.
“A manhã carnavalesca será um momento de integração entre os idosos. Será realizada no formato presencial e virtual. Nesta manhã, vamos fazer a escolha do Rei e da Rainha do Centro Social Padre Arrupe. Vamos escolher a mais bela fantasia, a máscara, a idosa mais animada e também a casa mais bem decorada para o Carnaval. Além de sorteios de brindes e premiações dos idosos que estarão presentes, como também os que estão em casa”, esclareceu.
TECNOLOGIA AOS IDOSOS
Dentre os desafios ao atuar com idosos está o manuseio de aparelhos tecnológicos. Patrício Guilherme, coordenador do Centro Social Padre Arrupe, conta que uma das atividades da unidade é proporcionar a inclusão digital para este público.
“Com o rápido avanço da tecnologia e por questões financeiras, muitos idosos não tiveram contato com a tecnologia. No desenvolvimento das atividades remotas, por meio de lives, grupos virtuais e redes sociais percebemos a dificuldade que muitos idosos têm. Situações que vão desde ligar o aparelho, acessar as páginas e dominar as plataformas. A meta é reforçar a inclusão digital, por meio de oficinas de tecnologias e de mídias sociais”, explicou.
NOVAS INSCRIÇÕES
Para os idosos da zona Sul de Teresina, o Centro Social Padre Arrupe vai abrir inscrições para novas vagas aos usuários em março de 2022. O público-alvo é idosos de baixa renda, referenciados pelo Cras Sul IV.
Pmt.pi.gov.br