Esporte
Carlston Harris venceu até aqui as duas lutas que fez no UFC
Invicto no UFC, Carlston Harris busca trinca contra rival uzbeque: “Não é para qualquer um”
Lutador guianense, radicado no Brasil e integrante da equipe RFT, vai enfrentar invicto Shavkat Rakhmonov neste sábado: “Já enfrentei cara maior que ele. Será só mais um cara”
O UFC casou um duelo de invictos para este sábado, em Las Vegas, pelo meio-médio (até 77kg). O guianense Carlston Harris, radicado no Brasil, vai enfrentar o uzbeque Shavkat Rakhmonov, ambos com duas vitórias em duas lutas no Ultimate. Para chegar à trinca vitoriosa na organização, Harris se disse bastante confiante após as vitórias contra Christian Aguilera e Impa Kasanganay, ambas no primeiro round.
– Conquistei duas vitórias, não é para qualquer um, é coisa rara. Aqui é complicado, o nível de competição no UFC é muito alto, é muito cara bom. Conquistei duas vitórias no primeiro round, você tem que se sentir ótimo e sentir confiança para poder enfrentar qualquer um. Estou vindo com a confiança lá em cima para esse combate!
Em janeiro de 2021, o lutador da equipe carioca Renovação Fight Team (RFT) ainda atuou pelo UAE Warriors, e só em maio veio a estreia no UFC. Na entrevista exclusiva ao Combate nesta semana, Carlston se disse a princípio frustrado com a demora, já que havia vencido na carreira adversários que já estavam no Ultimate. Mais tarde, compreendeu o caminho mais longo.
– Já enfrentei o Demolidor (Michel Pereira), já enfrentei Wellington Turman, e acontece que eles foram antes de mim e eu me queixei: “Por que não fui mais cedo?” Agora entendi por quê. Deus tem uma proposta de vida para cada um de nós e as coisas acontecem na hora certa. Talvez se eu fosse antes, não conseguiria os bons resultados, entendeu? Tudo acontece no momento certo, e tenho certeza de que agora é meu momento.
Aos 34 anos, Carlston Harris tem um cartel com 17 vitórias e quatro derrotas. O lutador destacou o trabalho feito no Rio de Janeiro para o camp desta luta.
– A RFT é uma academia de luta livre, então a gente sempre procura lapidar a nossa técnica de chão, mas a luta começa em pé, então trabalho a parte de boxe lá na Nobre Arte também. E estou bem preparado, faço preparação física com Daniel Martins. Também estou trabalhando o jiu-jitsu com o Bruno Grilo. Estou completo, com uma equipe sensacional – disse o lutador, que recentemente foi graduado na faixa-marrom no jiu-jítsu.
O adversário do lutador guianense não está apenas invicto no UFC, mas também na carreira. São 14 vitórias em 14 lutas. Rakhmonov venceu dois brasileiros nas lutas que fez no UFC. Primeiro, finalizou Alex Cowboy, e depois finalizou Michel Trator.
– O Rakhmonov, já enfrentei cara maior que ele, como o Demolidor, que faz muitas coisas esquisitas e que ninguém conseguia analisar. Então, já passei pelo teste, né? Será só mais um cara, eu estou bem preparado.
A luta deste sábado será também a primeira de Harris no card principal do UFC. Com um duelo de invictos na organização num lugar nobre do card, o lutador acredita numa valorização grande do confronto por parte do UFC. E se a vitória vier, ele já vislumbra um lugar no ranking da divisão até 77kg.
– Lutar no card principal mostra que os caras estão te valorizando. Não é qualquer lutador recém-chegado que entra no card principal, então acho que os caras esperam muito dessa luta (…). E para criar um hype, você tem que entrar no ranking primeiro. Quando você é um cara “desranqueado” e chama um nome que está no ranking para te enfrentar, o cara vai falar que você tem que estar no ranking primeiro. Então, quando você está no ranking, pode chamar qualquer nome para enfrentar que não vão ter uma desculpa. O primeiro passo é entrar no ranking.
Serviço do UFC Hermansson x Strickland
O Combate transmite o UFC Hermansson x Strickland ao vivo e com exclusividade no próximo sábado a partir de 17h50 (horário de Brasília). No mesmo horário, SporTV 3 e Combate.com exibem o “Aquecimento Combate” e as duas primeiras lutas; o site acompanha o evento em Tempo Real.
UFC Hermansson x Strickland
5 de fevereiro de 2022, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (21h, horário de Brasília):
Peso-médio: Jack Hermansson x Sean Strickland
Peso-médio: Punahele Soriano x Nick Maximov
Peso-meio-médio: Shavkat Rakhmonov x Carlston Harris
Peso-médio: Sam Alvey x Brendan Allen
Peso-médio: Bryan Battle x Tresean Gore
Peso-pena: Julian Erosa x Steven Peterson
CARD PRELIMINAR (18h, horário de Brasília):
Peso-galo: Miles Johns x John Castañeda
Peso-pena: Hakeem Dawodu x Mike Trizano
Peso-médio: Chidi Njokuani x Marc-Andre Barriault
Peso-galo: Alexis Davis x Julija Stoliarenko
Peso-meio-pesado: Jaílton Malhadinho x Danilo Marques
Peso-meio-médio: Jason Witt x Phil Rowe
Peso-mosca: Denys Bondar x Malcolm Gordon
Por Adriano Albuquerque — Rio de Janeiro / Foto: Louis Grasse/PxImages/Icon Sportswire via Getty Images
Ge.globo.com