Politica
Castro (MDB), afirmou que buscará manter os espaços que já tem junto à base do governador do Piauí
“Já estamos satisfeitos com o espaço que temos no Governo”, diz Marcelo Castro
As legendas da base aliada a Rafael Fonteles já se articulam nos bastidores em preparação ao pleito de 2026
O senador da República, Marcelo Castro (MDB), afirmou que o partido emedebista buscará manter os espaços que já tem junto à base do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), para as eleições de 2026. Apesar da distância, as legendas já se articulam nos bastidores em preparação ao pleito.
Atualmente, o MDB detém a indicação do vice-governador, Themístocles Filho, e da Secretaria de Justiça, com o deputado estadual Coronel Carlos Augusto. Conforme o resultado das Eleições 2024, o MDB elegeu 57 prefeitos, se destacando como o segundo maior partido em número de prefeituras no Piauí.
A perspectiva é que a sigla emedebista dispute vaga no Governo de Rafael Fonteles ao lado do PSD, liderado pelo deputado federal Júlio César Lima. Tentando evitar disputas internas, Marcelo Castro adotou discurso pacificador.
“Quem sabe é o governador Rafael Fonteles, grande líder. O MDB não pleiteia a ampliação de espaços. O MDB quer conservar o que tem. Já estamos satisfeitos com o espaço que nós temos no Governo”, pontuou.
PSD no páreo
Os dois principais alvos de interesse dos partidos são a vaga de vice na chapa de Rafael Fonteles, que pode disputar a reeleição, e o posto de candidato ao Senado Federal. Em 2026, cada chapa poderá lançar dois nomes para a disputa. Marcelo Castro poderá concorrer à reeleição.
O PSD, de Júlio César, elegeu o maior número de prefeitos no Piauí, ficando com 65. A legenda também detém a indicação da senadora Jussara Lima (PSD), atual suplente de Wellington Dias, que assumiu o cargo de ministro do Desenvolvimento Social.
Questionado se o PSD vai reivindicar maior participação no Governo a partir dos resultados nas urnas, em 2024, o deputado Júlio César afirmou que aguarda os comandos do governador Rafael Fonteles.
“A gente ouve, respeitamos a posição de cada um, mas tudo o que vai acontecer é em sintonia com o nosso governador, comandante maior. A chance real é no dia que acontecer. Isso é um problema matemático e o governador é muito inteligente. É um dos pontos que ele vai avaliar no dia que decidir”, disse.
Jonas Carvalho
Portalclubenews.com
zoritoler imol
4 de dezembro de 2024 no 05:43
hello!,I like your writing very much! share we communicate more about your post on AOL? I require a specialist on this area to solve my problem. Maybe that’s you! Looking forward to see you.