SIGA O 24H

Esporte

CBF marca dois jogos adiados do Fla para novembro, e time pode atuar 4 vezes em até 10 dias

Publicado

em

Compartilhar isso...

Flamengo vai encarar 3,4 mil quilômetros em sequência de quatro jogos em até 10 dias no Brasileiro

Com remarcação de partidas adiadas, clube terá viagens a Curitiba e Chapecó intercaladas com jogos no Rio. Diretoria aguarda retificação da CBF antes de tomar qualquer medida

A remarcação de duas partidas adiadas do Campeonato Brasileiro criou um desafio logístico no Flamengo. A primeira semana de novembro fará com que a delegação rubro-negra percorra cerca de 3,4 mil quilômetros em duas viagens ao Sul, intercaladas com jogos no Rio de Janeiro.

  • CBF marca dois jogos adiados do Fla para novembro, e time pode atuar 4 vezes em até 10 dias
  • Flamengo monta estratégia e monitora situação de Daniel Alves, que rescindiu com o São Paulo
 — Foto: ge

— Foto: ge

A maratona terá quatro jogos em até 10 dias. O período envolve uma viagem a Curitiba para enfrentar o Athletico-PR, retorno ao Rio de Janeiro para o duelo com o Atlético-GO e, depois, novo deslocamento a Chapecó para atuar contra a Chapecoense.

O Flamengo pode encarar o seguinte cenário:

  • 30/31 de outubro: Atlético-MG (Rio de Janeiro), 29ª rodada do Brasileirão;
  • 2 de novembro: Athletico-PR (Curitiba), quarta rodada do Brasileirão;
  • 5 de novembro: Atlético-GO (Rio de Janeiro), 19ª rodada do Brasileirão;
  • 6/7/8 de novembro: Chapecoense (Chapecó), 30ª rodada do Brasileirão.

Dirigentes questionam remarcação

A divisão dos jogos gerou questionamentos internos, mas a diretoria aguarda que a CBF retifique o calendário antes de tomar qualquer medida.

Ainda assim, dirigentes do Flamengo se manifestaram publicamente contra o calendário decidido pela CBF. Eduardo Baptista, o Bap, VP de Relações Externas, ironizou o pleito por isonomia de outros clubes, lembrando da disputa por liberação de público nos estádios.

O VP jurídico, Rodrigo Dunshee de Abranches, mostrou preocupação com a possível realização de partidas com menos de 66 horas de diferença – cenário que pode acontecer, a depender da confirmação das datas dos jogos contra Atlético-MG e Chapecoense.

– Já temos toda documentação legal e nossos atletas já estão informados de seus direitos e do desrespeito às condições mínimas de trabalho. Temos certeza que houve um lamentável equívoco e que haverá correção. Não houve mais nenhuma situação de força maior e não há ordem judicial – escreveu Dunshee em rede social.

Jogadores do Flamengo em treino no Ninho do Urubu — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Jogadores do Flamengo em treino no Ninho do Urubu — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Em 2017, um acordo entre a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) e a CBF estabeleceu o período mínimo de 66 horas de descanso entre dois jogos de um mesmo time. Em 2020, devido à paralisação do futebol com a pandemia de coronavírus, houve entendimento para que fosse possível reduzir a diferença por motivos de força maior.

– Há uma sentença judicial que homologou um acordo e que proíbe intervalo menor que 66 horas. Houve um caso de força maior em 2020 e um jogo com 48 horas, mas em 2021 não teve paralisação dos campeonatos por pandemia, mas pela Copa América. Vamos pedir a CBF que corrija isso – disse Dunshee em rede social.

Situação similar em 2020

No Campeonato Brasileiro de 2020, o Flamengo passou por situação parecida. O time disputou três jogos em seis dias, contra Goiás, RB Bragantino e Corinthians. Na ocasião, porém, os dois primeiros duelos aconteceram no Rio, com posterior deslocamento a São Paulo.

  • 13/10/2020: Flamengo 2 x 1 Goiás
  • 15/10/2020: Flamengo 1 x 1 RB Bragantino
  • 18/10/2020: Corinthians 1 x 5 Flamengo

Para mitigar os efeitos das viagens, o Flamengo desde 2019 usa aviões fretados. Desta forma, consegue otimizar o tempo e costuma voltar ao Rio de Janeiro imediatamente após jogos fora de casa, o que ajuda a acelerar a recuperação física dos atletas entre as partidas.

Por Felipe Schmidt e Fred Huber — Rio de Janeiro

Ge.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade