Partilha - Virginia Melo
CERCO DE ADVENTO (Dezembro/23): convite ao ciclo de orações e vigilância interna, de 05 a 12/12/2023
Cerco de Advento 4° dia
As leituras são: Lucas 1,46-56; Gênesis 1,20-23; Salmo 50(51);a Evangelho do dia: Lucas 1,26-38; Catecismo da Igreja Católica n° 1659 a 1666 e 697 (símbolo NUVEM E A LUZ/MISTÉRIO E PROTEÇÃO), meditando sobre o sacramento do MATRIMÔNIO (casais ou Igreja) e o dom da PIEDADE no Espírito Santo.
Abençoado dia para discernirmos que o sim da Virgem Maria foi o primeiro acolhimento fiel a Jesus e sua fidelidade a Deus.
No Magnificat (Lucas 1,46-56) estão contidos a nuvem e mistério de benção e proteção divina, o sim da Virgem Mãe (Lucas 1,26-38) e seus atributos de humildade, pureza, cheia da graça divina, fidelidade, perseverança e louvor fé eternos a Deus:
“A MINHA ALMA ENGRANDECE O SENHOR, EXULTA MEU ESPÍRITO EM DEUS, MEU SALVADOR! PORQUE OLHOU PARA A HUMILDAde DE SUA SERVA, DORAVANTE AS GERAÇÕES HÃO DE CHAMAR-ME DE BENDITA! (“Ave cheia de graça o Senhor é contigo”)
O PODEROSO FEZ EM MIM MARAVILHAS, E SANTO É SEU NOME! (“O Espírito Santo vira sobre você e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra” – concebida sem pecado, pela nuvem/mistério e luz/proteção do Espírito Santo)
SEU AMOR PARA SEMPRE SE ESTENDE, SOBRE AQUELES QUE O TEMEM! (“Não tenha medo Maria, porque você encontrou graça durante de Deus” – respeito à vontade divina)
MANIFESTA O PODER DE SEU BRAÇO, DISPERSA OS SOBERBOS; DERRUBA OS PODEROSOS DE SEUS TRONOS E ELEVA OS HUMILDES; (“Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. E o Senhor dará a Ele I trono de Davi, e ele reinara para sempre sobre os descendentes de Jacó”)
SACIA DE BENS OS FAMINTOS, DESPEDE OS RICOS SEM NADA ACOLHE ISRAEL, SEU SERVIDOR, FIEL AO SEU AMOR, COMO HAVIA PROMETIDO A NOSSOS PAIS, EM FAVOR DE ABRAÃO E DE SEUS FILHOS PARA SEMPRE! (“Para Deus nada é impossível”)
GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO, (“Eus aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”) COMO ERA NO PRINCÍPIO, AGORA E SEMPRE AMÉM!
Exemplo de fé cristã e eterna, para todos nós em parceria (igreja/casais/matrimônio) com Jesus. Fé, esperança e amor-caridade! Jesus renova todas as coisas!! Orações recíprocas!! 🙏🙏🙏
Cerco de Advento 3° dia
As leituras são: Lucas 1,39-45; Gênesis 1,14-19; Salmo 38(37); Evangelho do dia: Mateus 7,21.24-27; Catecismo da Igreja Católica n° 1485 a 1498 e 698 (símbolo SELO/CARÁTER), meditando sobre o sacramento da CONFISSÃO/RECONCILIAÇÃO/PENITÊNCIA e o dom do TEMOR A DEUS no Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos que o seguimento a Jesus exige fidelidade a Deus, como fez a Virgem Mãe, decisão pela prática da retidão e misericórdia na vivência diária.
O maior modelo de seguimento fiel a Jesus é a Virgem Mãe Maria, imaculada desde sempre e para sempre, intocada antes e após o nascimento de Jesus. A Virgem Maria é a única criatura no universo que foi reconhecida como cheia da graça divina de antemão, em vida, pelo próprio Deus ao enviar o Arcanjo Gabriel e este declarou:
“AVE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO!”. E depois por Joao Batista, tocado pelo Espírito Santo ainda no ventre de sua mãe, o qual reconhece Jesus Salvador no ventre da Virgem Maria, e Isabel proclamou: “BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE”. A Virgem Maria sempre esteve alicerçada (temor a Deus) na rocha divina, e suportou as enxurradas e ventos contrários, as humilhações, zombarias, rejeições decorrentes de sua santa gravidez, as perseguições e incompreensões do povo de seu tempo, as diversas fases e locais de sua vida, ainda assim manteve sua fidelidade à vontade divina, com retidão e amor que se estendeu além a morte de cruz de seu Filho, e no apoio aos apóstolos depois. Jesus fala ao cristão que deve construir sobre a rocha, manter-se firme com Ele, buscar e testemunhar a presença divina em todas as situações, mesmo com incompreensões e rejeições. O importante é a vida reconciliada (confissão /conversão) com Deus, que permite a ação do Espírito Santo, fazendo a vontade divina nos moldes ensinados por Jesus, de retidão e misericórdia. Jesus veio nos mostrar o que interessa para nossa salvação, a vivência como pertença (selo/caráter cristão) de Deus, na fé total em Jesus, que nos conhece e com Ele podemos renovar nossa vida, terrena e espirital. Fé, esperança e amor-caridade! Jesus renova todas as coisas! Orações recíprocas!🙏🙏
Cerco de Advento 2° dia
As leituras: Lucas 1,26-38; Salmo 32(31); Gn1,9-13; Evangelho do dia: Mateus 15,29-37; Catecismo da Igreja Católica: 1315 a 1321 e 695 (símbolo UNÇÃO/ÓLEO), meditando sobre o sacramento do CRISMA/CONFIRMAÇÃO e o dom da INTELIGÊNCIA/DISCERNIMENTO no Espírito Santo.
Abençoado dia para discernirmos que se nos dispomos a seguir a Jesus, dizendo o nosso sim, com o que temos e somos, Deus faz o restante, com graças e bençãos que trazem plenitude de vida.
A Virgem Maria confiou e fez sua entrega total, com seu sim fiel a Deus. Mesmo sem saber como aconteceria, ela se confiou a Deus, fez sua entrega de vida para a concretização da promessa divina, a vinda do Messias, assim permanecendo fiel até o fim. De simples e pura adolescente, que tinha seus humildes planos em Nazaré, a Virgem Maria se tornou a primeira cristã pelo sim ao acolhimento de Jesus, então Deus multiplicou suas já reconhecidas bençãos e ela passou a ser a Mãe da humanidade, a Imaculada Mãe e Rainha de todos, no céu e da terra, a que tudo pode com seu Filho Jesus. Deus enviou seu Filho Unigênito por amor à humanidade, para nos ensinar como andarmos firmes (crisma) em seus preceitos divinos, que são eternos e de obediência, mas ao mesmo tempo de misericórdia infinita.
Jesus se compadeceu da multidão carente de tudo. Jesus os curou e fez o milagre da multiplicação dos pães, mas antes perguntou quantos pães seus discípulos tinham, eles responderam que apenas sete pães e alguns peixes. A pergunta feita por Jesus, que tudo sabe, foi para que nós, nos tempos de hoje, tenhamos fé e esperança Nele, que traz sua benção (unção/óleo/defesa) e mostra que quando temos gratidão e confiança em Deus, o pouco que temos se torna em abundância capaz de satisfazer a todos e ainda sobrar, sem desperdício. E assim é pelo nosso sim fiel ao plano divino de amor e salvação em Jesus. Ele não é um mero milagreiro ou mágico de coisas precárias, passageiras. Jesus é caminho, verdade e a vida nova, salvação em todas as dimensões, terrena e eterna. Fé, esperança e amor-caridade! Jesus renova todas as coisas! Orações recíprocas!🙏🙏
CERCO DE ADVENTO (Dezembro/23):
Convite ao ciclo de orações e vigilância interna, de 05 a 12/12/2023, sem encontros presenciais, unidos pela fé e força do nome de Jesus que tudo pode. Tempo de vigilância interna, esperança em Jesus e reconciliação com Deus (confissão). Rezemos uns pelos outros!
Cerco de Advento 1° dia, as leituras são: Lucas 1,5-25; Gênesis 1,6-8; Salmo 6; Evangelho do dia: Lucas 10,21-24; Catecismo da Igreja Católica n°1275 a 1284 e 694 (símbolo ÁGUA), meditando sobre o sacramento do BATISMO e o dom da SABEDORIA no Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos sobre a espera ativa em Jesus, com a alegria de crer buscando fazer a vontade divina, que é força e revelação aos simples de coração.
Jesus conhece nossa história, anseios, humilhações, traumas, necessidades, aspirações, e hoje meditamos na alegria de recebermos com fé a visita da presença divina em nossa vida, que é de alegria, força e cura. Zacarias recebeu o anúncio que finalmente seu sonho de ser pai seria realizado, mesmo idoso, mas sendo um sacerdote com as interpretações terrenas, não era simples de coração como a Virgem Mãe Maria, e assim ele chegou a duvidar do Anjo Gabriel sobre o nascimento de seu filho, João, o Batista e precursor de Jesus. O batismo nos introduz na vida cristã e nos purifica do pecado original e demais faltas cometidas até então, para que possamos acolher bem a Jesus, mergulhar no mar da misericórdia divina, como aprendizado e vivência diária, o lavar de nossas dores e feridas internas. Zacarias estava sendo curado e sequer percebeu isto no momento, ele teve a certeza depois, precisou passar pelo processo da mudez, de calar sua lógica humana e aceitar as coisas e benção no tempo e modo de Deus, para o propósito divino.
No advento, tempo de espera em Jesus, é de preparação com vigilância interna, mas com muita esperança no poder e graça de Deus, que nos conhece e nos ama com nossas limitações, que podem ser superadas com a sabedoria de Deus em nós,com abertura e respeito à vontade divina, em obediência e misericórdia. A alegria de viver em Jesus é a força do cristão! Fé, esperança e amor-caridade! Jesus renova todas as coisas! Orações recíprocas!🙏