SIGA O 24H

Partilha - Virginia Melo

Cerco de Jericó 8° dia, meditando sobre o sacramento do BATISMO(vivência cristã) e o os SETE DONS do Espírito Santo.

Publicado

em

Compartilhar isso...

Cerco de Jericó 8° dia

As leituras são: Josué 7,1-13; Salmo 143(144); Gênesis 1,6-8; Evangelho do dia: João 3,7-15; Catecismo da Igreja Católica  n° 1275 a 1284 e 701 (símbolo POMBA/LIVRE ACESSO), meditando sobre o sacramento do BATISMO(vivência cristã) e o os SETE DONS do Espírito Santo.

Abençoado dia para aprendermos que mesmo as pessoas mais inteligentes e preparadas segundo o conhecimento humano têm dificuldade de acolher e compreender as coisas simples de Deus, reveladas por Jesus. Jesus nos falou por meio de parábolas, sementes, clima, ventos, coisas da terra, o nascer e o morrer, coisas comuns a todos os viventes. Ainda assim, os estudiososo e intelectuais da época antiga, como muitos de hoje, os autossuficientes e modernos, que desprezam ou resistem ao lado espiritual, têm dificuldade ou impedimento mesmo, em seus muros de indiferença à alma, de lógica humana, reforçados com o tempo e orgulho pessoal,  para receberem as coisas do céu que Jesus veio em missão para  mostrar a todos (pomba/livre acesso), sem exceções, desde que se abram pela fé.
A recusa à luz é a maior escuridão, reflete prisão eterna, morte em todas as dimensões. Há muitos que, como Nicodemos, ao intuirem a verdadeira luz, começam a buscá-la mesmo que às escondidas, para depois , quem sabe, aceitarem que a sabedoria divina é maior e mais benéfica que tudo, para si mesmos e para todos.
A alegria de ter Jesus em vivência diária (batismo), em espírito e verdade, mente e coração, que se reflete em pensamentos e ações a agradáveis a Deus e em perseverança, é a força do cristão (sete dons). Orar e laborar com fé, esperança e amor-caridade. Deus é mais que tudo e nos ama! Jesus renova todas as coisas!! Orações recíprocas!! 


vmelocosta2019

CERCO DE JERICÓ de abril/2021:

Convite ao ciclo de orações e vigilância interna, de 06 a 13/04/2021, sem encontros presenciais, unidos pela fé e força do nome de Jesus que tudo pode. Recomendadas missa e confissão/contrição nesse período. Interceda com fé! Jesus reina e age!

Cerco de Jericó 1° dia, as leituras são: Deuteronômio 34,8-9; Josué 1,1-3; Gênesis 1,6-8; Salmo 6; Evangelho do dia: João 20,11-18. Catecismo da Igreja Católica  n°1275 a 1284 e 694 (símbolo ÁGUA/misericórdia), meditando sobre o sacramento do BATISMO (o viver cristão) e o dom da SABEDORIA (crer em Deus) no Espírito Santo.

Abençoado dia para aprendermos que Jesus é sinal de esperança sem fim e que veio para salvação de todos os que o buscam, com obediência e misericórdia (água). Ao terceiro dia de sua morte, em profunda dor de seus discípulos, Jesus é visto primeiramente por uma mulher comum, pescadora em conversão, e na antiguidade mulher era como um objeto de pouco valor, mas Jesus mudou isso. Jesus veio ao mundo por meio da Imaculada Virgem Mãe, sem pecados, mas após sua morte, tendo Ele conhecido e suportado todas as mazelas do mundo, ao ressuscitar foi visto primeiramente por uma mulher mundana, que quis mudar de vida, buscando dignidade com fidelidade e fé em Cristo, e Jesus se deixou e deixa encontrar a cada dia, por quem o quer acolher como novidade de vida, nos moldes (sabedoria) da vontade de Deus. Muitas vezes estamos tão acabados, cheios de luto, olhando apenas para as perdas de nossa vida, que mesmo quando encontramos Jesus demoramos a reconhecer que Ele está vivo e pode renovar tudo, trazer novo sentido a tudo em nossa vida, dar um novo caminhar em Cristo (batismo). Jesus venceu a morte e pode mudar tudo em todas as dimensões, desde que tenhamos fé. Ele é a prova que a esperança nas coisas de Deus nunca decepciona, cientes que a vontade divina nem sempre vem como esperamos que seja, mas no tempo e modo de Deus Pai. Jesus renova todas as coisas! Orações recíprocas!!

vmelocosta2019

Cerco de Jericó 2° dia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Captura-de-tela-inteira-08042021-144354.jpg

As leituras são: Josué 1,1-9; Gênesis 1,9-13; Salmo 32(31);  Evangelho do dia: Lucas 24,13-35; Catecismo da Igreja Católica 2° dia, as leituras são:  n°1315 a 1321 e 695 (símbolo UNÇÃO/ÓLEO/PROTEÇÃO), meditando sobre o sacramento da CONFIRMAÇÃO/CRISMA e o dom da  INTELIGÊNCIA/DISCERNIMENTO no Espírito Santo.

Abençoado dia para discernirmos (inteligência) que a alegria de ter Jesus é a força do cristão. Sabermos que Jesus é o grande vencedor de todas as coisas, tempos e dimensões, e que apesar de nossos pecados, erros e limitações, de nossos medos, traumas e histórico de vida, Ele nos ama e luta por nós, nos defende, nos protege (unção/óleo de lutador) e já pagou com seu próprio sangue pela nossa salvação, é uma imensurável alegria.
O problema do cristão é que cada um que se diz cristão não faz sua parte como cristão, assim se escondendo no coletivo, ou esperando as coisas se resolverem como mágica ou por meio de quem tem mais coragem e disposição, e isso é deste a oração, até o serviço e atos de doação de tempo, dinheiro, conhecimento, envolvimento pessoal. E muitos ainda atrapalham os que têm iniciativa para defender e testemunhar as coisas de Deus, de modo que o que se vê mais e mais a cada dia é o esfriamento ou medo de testemunhar a fé, ainda assim esperando milagres.
Muitas vezes buscamos a Jesus como um mero milagreiro, e marcamos o tempo dele resolver logo nossa situação, e se não ocorre como nossas espectativas, então já o deixamos de lado, abandonamos a oração e a Igreja, ficamos frios na fé, abrindo vaga para um mal maior na vida. Jesus sempre anda conosco, mesmo quando não o reconhecemos. Ele espera que o busquemos cada vez mais, com intimidade, convivência de comunhão com Ele e com o próximo, que fiquemos atentos a sua ação divina de partilha e restauração pela raiz, que aquece nosso coração e nos dá força e firmeza (crisma/confirmação/terra firme/fé) para continuarmos na fé, fazendo nossa parte segundo a vontade de Deus, na escolha certa que muda nossa vida e até a de outros. Jesus, que renova todas as coisas! Orações recíprocas!! 

vmelocosta2019


Cerco de Jericó 3° dia

As leituras são: Josué 2; Gênesis 1,14-19; Salmo 38(37); Evangelho do dia: Lucas 24,35-48; Catecismo da Igreja Católica  n° 1485 a 1498 e 698 (símbolo SELO/CARÁTER), meditando sobre o sacramento da CONFISSÃO/RECONCILIAÇÃO/PENITÊNCIA e o dom do TEMOR A DEUS no Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos que Jesus quer estar no meio de nós e nos dar a sua paz. Jesus é o cumprimento da promessa divina, que precisa de nossa fé e participação para que a salvação aconteça. Jesus nos mostrou os ensinamentos de amor-caridade, fez milagres e prodígios, foi morto, ressuscitou e se apresentou, ressuscitado, perante muitos que o viram e tocaram.
E nós, cremos em Jesus ressuscitado, vencedor de todas as coisas visíveis e invisíveis?  Fazemos Dele nossa alegria e força diária, para suportarmos e  superamos as dificuldades do mundo? Buscamos e testemunhamos (selo/caráter) Jesus em espírito e  verdade, como podemos?
Em tempos difíceis, de pandemia, que afetam a economia e saúde, algumas pessoas, sobretudo autoridades, encontram nisso a desculpa perfeita para se afastarem mais ainda e afastarem os outros da presença de Deus e do convívio com Jesus, tirando de si mesmas e dos outros a única fonte perene e legítima de esperança, conforto e alegria da alma, do coração e mente. A população que para manter ou procurar emprego precisa se expremer, se esfregar sem querer, em parcos transportes coletivos, por falta de outros meios e horários limitados, passa por opressão social e financeira, que ficou pior em tempos de crise, nos centros urbanos, restando  o povo sem ter onde buscar  consolo da alma. A quem aproveita o fechamento de igrejas e desrespeito a feriados e preceitos divinos, se o principal não é feito a nível governamental em todos os níveis? Jesus quer estar entre seu povo e dar sua paz a todos, mas a verdadeira paz vem da luz e respeito mútuo, cada um fazendo sua parte. Jesus abriu a mente dos discípulos e abre a mente e restaura da vida de quem o busca, de quem o segue com confiança (temor a Deus), quem quer viver reconciliado (conversão/confissão) com Deus na vivência cristã de obediência e misericórdia. Jesus renova todas as coisas!

vmelocosta2019

Cerco de Jericó 4° dia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Captura-de-tela-inteira-10042021-102651.jpg

As leituras são: Josué 3,5-17; Gênesis 1,20-23; Salmo 50(51); Evangelho do dia: João 21,1-14; Catecismo da Igreja Católica n° 1659 a 1666 e 697 (símbolo NUVEM E A LUZ/MISTÉRIO E PROTEÇÃO), meditando sobre o sacramento do MATRIMÔNIO (casais ou Igreja) e o dom da PIEDADE no Espírito Santo.

Abençoado dia para aprendermos que Jesus quer estar conosco para a partilha em nossa vida. Ele nos observa, nos espera e nos orienta a jogarmos nossas redes para o lado direito, da melhor forma, para que nossa vida seja mais produtiva. Após a morte de Jesus os discípulos que tinham caminhado com ele ficaram sem rumo, queriam voltar ao antigo modo de viver, sentindo a falta de seu guia, e Pedro estava nu. Ao perceberem a presença de Jesus, que foi ao encontro de seus discípulos, Pedro se recompõe e vai ao encontro do Senhor.
Jesus é fiel e nunca nos abandona, mesmo quando estamos sem saber por onde recomeçar, o que fazer, quando as coisas não dão certo, o trabalho e a vida não dão frutos do nosso jeito, nossa redes estão travadas. A presença e luz de Jesus em nossa vida nos consola e orienta da melhor forma, e Jesus não nos aparece como um fantasma, Ele vem para a partilha de nossa vida e quer nossa parceria (igreja/matrimônio), nos dando força e nos ajudando a viver em comunhão. Não há como contar com conselho e orientação de quem não acredita e nunca buscou a verdadeira luz que é Jesus. Devemos lutar e ir ao encontro de Cristo, buscar sua presença seja como for, mesmo enfrentando a escuridão das situações e da lógica humana, os interesses e limitações mundanas, cientes que Deus permite o que quer, até para correção e crescimento de cada um em tempos de crise. Jesus nos mostrou e mostra o novo modo de viver, em obediência e misericórdia, com fé, esperança e amor-caridade, para salvação nossa e de todos os que o acolherem. Jesus renova todas as coisas!! Orações recíprocas!! 

vmelocosta201

Cerco de Jericó 5° dia

As leituras são: Josué 4,1-8; Salmo 102(101); Gênesis 2,1-3; Evangelho do dia: Marcos 16,9-15; Catecismo da Igreja Católica  n° 1590 a 1600 e 700 (símbolo DEDO/DIGITAL/REGISTRO), meditando sobre o sacramento da ORDEM (serviço/missão) e o dom do CONSELHO (consolo/descanso) no Espírito Santo.

Abençoado dia para aprendermos que Jesus deu uma ordem direta a seus seguidores: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.
Sempre houve e haverá os que duvidam da ressurreição de Jesus, gente que realmente não entende que Deus enviou seu Filho, que este se encarnou entre nós, nos ensinou o que agrada a Deus, enfrentou os poderosos, foi morto, ressuscitou e está vivo e reina sobre todo o universo. Muitos, mesmo se dizendo cristãos, criaturas diversas, não crêem na força e nos feitos de Jesus, na sua realeza e vitória sobre todas as coisas, a capacidade de mudar e melhorar tudo em todos os tempos e dimensões. Nada é imutável para Jesus, Deus Filho.
Jesus sabe que é da natureza humana, fraca e limitada, crer no que é concreto e imediato, esquecendo o que importa, coisas da eternidade, pois temos memória fraca quando não nos interessa. Ele nos manda anunciar e dar testemunho (serviço/missão/ordem) sobre Ele em todos os lugares e situações, a cada dia. Não podemos mandar na fé das pessoas, podemo fazer nossa parte com fidelidade (digital/registro) e esperar, também pela oração e pela graça de Deus, que percebam a ação renovadora de Jesus, para o bem de cada um e de todos.
Jesus não força a entrada na mente e coração de ninguém, pois respeita o livre-arbítrio e espera que tenhamos fé, não só para nos abrirmos a seus ensinamentos de amor, mas a mantermos com perseverança no caminho da salvação, que não é fácil, também não é impossível. É difícil mas vale muito a pena, pois traz vida em plenitude, refúgio (consolo/conselho) e insondáveis surpresas de Deus para os que Nele confiam.
A caminhada cristã é de vida, que tem quedas e ganhos, mas o que passamos com fé na força de Jesus passamos melhor, testemunhando no dia a dia a obediência e a misericórdia, com fé, esperança de amor-caridade. Deus é mais! Jesus renova todas as coisas!!

vmelocosta2019

Cerco de Jericó 6° dia

As leituras são: Josué 5,2-12; Salmo 130(129); Gênesis 1,24-31; Evangelho do dia: João 20,19-31; Catecismo da Igreja Católica  n° 1526 a 1532 e 699 (símbolo MÃO/INTERCESSÃO), meditando sobre o sacramento da UNÇÃO DOS ENFERMOS (cuidado/graça que cura/liberta) e o dom da CIÊNCIA no Espírito Santo.

Abençoado dia para aprendermos a dar graças a Deus que, em sua infinita misericórdia, nos enviou Jesus, que é a própria Misericórdia por nós, para Nele crermos e ganharmos a  salvação. Jesus sabe de nossa história, nossas mazelas, defeitos, o que escondemos até de nós mesmos de tão reprovável ou triste , o que ainda não conseguimos vencer, esquecer ou melhorar. Ainda assim, Jesus doou-se na cruz por nós, ressuscitou ao terceiro dia e se mostrou ressuscitado, para que soubéssemos que Ele podia e pode mudar tudo, e tudo é tudo mesmo, cada coisa visível ou invisível, em todos os tempos e dimensões. Jesus chama felizes os que crêem sem tê-lo visto, mas crêem pelo anúncio e testemunho fiel de outros, na tradição falada, escrita e agora filmada, no passar de anos e séculos, pela vivência em espírito e verdade dos cristãos, pelo acolhimento no coração e mente de quem o quer conhecer (ciência) a cada dia.
Jesus é a cura ( unção dos enfermos/graça), libertação e salvação de quem Nele crê. Ele nos ensina a tocarmos em suas chagas abertas, e até nas nossas chagas, com Ele, para nos livrarmos de nossos medos, fraquezas e falta de fé. No livro de Jó há um versículo maravilhoso que nos mostra como podemos contar com Deus, com Jesus Misericórdia: “Sê tu o meu fiador, diante de ti mesmo” (Jó, 17,3). Quem mais nos conhece é Deus, que pode nos ajudar, garantir, mesmo sabendo de nossa condição, nos mostra sua fidelidade nas situações mais difíceis, internas e externas. Sempre podemos contar com a misericórdia divina, se estivermos dispostos a acolher a salvação nos moldes de  Jesus, no perdão como via de mão dupla, na oração (intercessão) e sincera conversão. Fé! Deus é mais! Jesus renova todas as coisas!! Orações recíprocas!! 

vmelocosta2019

Cerco de Jericó 7° dia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Captura-de-tela-inteira-14042021-154338.jpg

As leituras são: Josué 5,13-16 e 6,1-20; Salmo 143(142); Gênesis 1,1-5; Evangelho do dia: João 3,1-8; Catecismo da Igreja Católica  n° 1406 a 1419 e 696 (símbolo FOGO/ÂNIMO), meditando sobre o sacramento da EUCARISTIA (Pão vivo/alimento/vigor) e o dom da FORTALEZA(poder/energia boa) no Espírito Santo. Fazer leitura de Josué 6,1-20 por 7 vezes hoje, em razão das 7 voltas a Jericó.
Abençoado dia para aprendermos que Jesus veio para nós mostrar que para alcançarmos a salvação precisamos nascer de novo, e Ele veio nós ensinar como fazer isso, pelo seguimento na fé, como nascer de novo, nova vida no Espírito Santo, busca de santidade em espírito e verdade. O que é vida em santidade? É a  vivência, ou busca desta, em separado da mundanidade, da corrupção e da imundície, de todas as formas, física, espiritual, mental, individual, coletiva, interna, externa. Difícil, mas não impossível. A separação das sujeiras do mundo exige conversão a Deus, porque já nascemos no pecado, mas se tomarmos consciência que somos criaturas limitadas, necessitadas de Deus, é um bom começo. Jesus é o Verbo Eterno, o ser e estar do amor-caridade, o Pão Vivo (eucaristia/alimento/vigor) sem o qual não teremos força ( poder/energia/fortaleza) para seguir na caminhada cristã, escalada ao alto, com perseverança no seguimento, no humilde aprendizado diário, no cair e levantar com Jesus, perdão em mão dupla, agradável a Deus, ou seja, vida em obediência e misericórdia. A alegria de ter Jesus em sua vida, sentir-se acompanhado pelo bem maior e fiel, é a força (ânimo/fogo) do cristão, até nas situações mais difíceis, pois sabe que Jesus quebra todas a muralhas e pode mesmo mudar tudo, a começar pela mentalide e conduta de nós mesmos. Seja de retidão, de autoestima, de limpeza de mágoas e de medos. Querer mudar. A experiência diária do amor-caridade e fiel de Jesus é como o ar, depois que se tem contato, não se pode viver sem, e cresce e nos revigora, quanto mais confiamos Nele, nos tornando novas criaturas, aprendendo a fazer nossa parte, na vontade divina. Experiência não é utopia, é coragem e verdade. Deus é mais!  Jesus renova todas as coisas!! Orações recíprocas!!

vmelocosta2019

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade