Partilha - Virginia Melo
Cerco de Jericó 8° dia, meditando sobre o sacramento do BATISMO(vivência cristã) e o os SETE DONS do Espírito Santo.
Cerco de Jericó 8° dia
As leituras são: Josué 7,1-13; Salmo 143(144); Gênesis 1,6-8; Evangelho do dia: Mateus 5,13-16; Catecismo da Igreja Católica n° 1275 a 1284 e 701 (símbolo POMBA/LIVRE ACESSO), meditando sobre o sacramento do BATISMO(vivência cristã) e o os SETE DONS do Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos que Jesus nos chama de sal da terra e luz do mundo, e, nos alerta a não perdermos nossa essência como pessoas e cristãos.
Como sal da terra, Jesus nos ensina a não ficarmos sem gosto, insosos, imprestáveis para o objetivo maior de testemunhar o Evangelho. Assim como a não perdermos nossa luz, nosso brilho, alegria de viver. Jesus nos chama a agirmos como pessoas vivas, pois muitos estão como mortos-vivos, pessoas tristes, sem esperança, negativas para os outros e para si mesmas, gente sem fé. Ou agem apenas na lógica humana, ou com maldade, desprezando o bem maior que é Deus.
Jesus nos chama a mantermos a alegria de viver com fé, esperança e amor-caridade, na inquietação saudável de cristão, ou seja, na firme convicção que com Jesus tudo pode mudar e para melhor.
Por vezes a pessoa confunde timidez com tibieza, e acaba se deixando vencer pelas forças negativas internas e externas. Também há pessoas que não acreditam que conseguem seus objetivos de forma legítima, fazendo o impossível para destruiir quem já alcançou ou está a caminho, na lida diária. Todos nós temos dons, mas o fraco e invejoso tem cegueira espiritual, escuridão e preguiça, acostumado a andar no erro, faz atalhos de corrupção própria e de outros como coisa natural.
Quem tem fé em Deus tem fé em si mesmo, luz e força pra levantar, segue adiante, ainda que adiante seja por outro lado ou de modo diverso do previsto, está aberto às surpresas de Jesus, tem perseverança para ir em frente de forma limpa, ciente que Deus tudo vê. Jesus nos quer como sal da terra, temperando as coisas para deixar tudo mais aprazível e em conservação da essência. Também nos quer como luz do mundo, para não deixarmos a tristeza e a maldade apagarem nossa luz. Jesus espera que o cristão viva seu batismo, em espírito e verdade, em obediência e misericórdia. Deus é fiel! Jesus renova todas as coisas!🙏
https://www.instagram.com/p/CP32nLqLK-4/?utm_medium=share_sheet
CERCO DE JERICÓ de junho/2021:
Convite ao ciclo de orações e vigilância interna, de 01 a 08/06/2021, sem encontros presenciais, unidos pela fé e força do nome de Jesus que tudo pode. Recomendadas missa e confissão/contrição. Jesus reina e age! Cerco de Jericó 1° dia, as leituras são: Deuteronômio 34,8-9; Josué 1,1-3; Gênesis 1,6-8; Salmo 6; Evangelho do dia: Marcos 12,13-17; Catecismo da Igreja Católica n°1275 a 1284 e 694 (símbolo ÁGUA/misericórdia), meditando sobre o sacramento do BATISMO (o viver cristão) e o dom da SABEDORIA (crer em Deus) no Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos de Jesus que a justiça do céu e a justiça da terra nem sempre têm os mesmos parâmetros. Mas justiça sempre é justiça, o dar a cada um o que é de direito. Assim, quem não crê em Deus age solto, como quiser, mas quem é batizado cristão deveria lembrar que Jesus pregou obediência e misericórdia (água), ao mesmo tempo, ou seja, vivência (batismo/dia a dia) de seguimento fiel, o deixar-se guiar ( sabedoria) por Cristo, com Cristo e em Cristo, e isto às vezes é caminhar sem o chão da terra, crente na morada do céu, desde que seja por conta própria e com Deus, sem alienações. Jesus não quer seguidores irresponsáveis, e sim pessoas honestas e cientes de fazerem sua parte, mas Deus é maior e tem prioridade sobre a lógica humana.
Por exemplo, o aborto (que sempre falamos no primeiro dia de cada mês), mesmo permitido na terra, ainda que por norma constitucional de um país, nunca salvará o legislador que concebeu tal lei, assim como quem o apoiou, e quem faz tal ato. Às claras, ou às escondidas, aborto é matar bebê inocente, é aberração que fere a lei de Deus, único que tem direito sobre a vida. Há perdão para o arrependimento sincero confessado, mesmo sobre o aborto, mas o ideal é não cometer. Quem sabe a duração da pena espiritual? A absolvição de pecados confessados livra do inferno, escuridão e sofrimentos eternos, mas pode dar um bom tempo de purgação de mora, por ferir a Deus, que é amor e misericórdia, mas é Todo-Poderoso e têm suas medidas, que nem imaginamos. Fé, esperança e amor-caridade! Jesus renova todas as coisas! Orações recíprocas!! 🙏🙏🙏
https://www.instagram.com/p/CPld-McLhKA/?utm_medium=share_sheet
Cerco de Jericó 2° dia
As leituras são: Josué 1,1-9; Gênesis 1,9-13; Salmo 32(31); Evangelho do dia: Marcos 12,18-27; Catecismo da Igreja Católica 2° dia, as leituras são: n°1315 a 1321 e 695 (símbolo UNÇÃO/ÓLEO/PROTEÇÃO), meditando sobre o sacramento da CONFIRMAÇÃO/CRISMA e o dom da INTELIGÊNCIA/DISCERNIMENTO no Espírito Santo.
Abençoado dia para discernirmos (inteligência) de Jesus que cada pessoa é corpo e espírito, cada um tem, a um tempo, a vida corporal terrena e a espiritual, com necessidades e durações diferentes. A vida corporal física é passageira, limitada e mortal, de modo que ninguém sabe o dia de sua morte, mas esta é certeza que um dia virá pra cada um. A vida espiritual nunca vai acabar, de modo que nossa alma, ânimo de vida, nos é dada por Deus, segue conosco aqui na terra e após a morte segue conforme nossas escolhas, feitas nesta primeira dimensão terrestre. A conduta terrena decide como passaremos o resto da vida espiritual, no céu ou no inferno, abençoados (unção/proteção) ou não, seja onde for, sem os gozos terrenos que tanto nos dão satisfação e comodidade aqui na terra. As alegrias celestes serão tão melhores, de plenitude, que ninguém pode imaginar, assim como as tristezas e perdição. Jesus quer nos mostrar que sempre, aconteça o que acontecer, estejamos solteiros, casados, acompanhados ou não, em verdade ou mentira, é sempre entre cada um e Deus, entenda-se Deus em pessoas três, a Santíssima Trindade que age junto desde sempre, com destaque conforme a atuação como Criador, Salvador, Defensor, condutores para o retorno de nossa alma ao céu. Podemos olhar a pequenez das formigas e a grandeza das nuvens e estrelas, podemos ver o sol ao ar livre e depois ficarmos num quarto escuro, quente e abafado; podemos saber o que realmente nos agrada e alegra a alma e o que nos entristece e causa dor; tudo isso pra dizer que desde sempre temos parâmetros, uma leve ideia de como poderemos discernir, escolher entre o precário e o fundamental (firmeza/confirmação/crisma) eterno, entre o mal e o bem, entre a ausência de Deus e a plenitude divina. Deus respeita nossas escolhas. Deus é mais! Jesus renova todas as coisas! Orações recíprocas!! 🙏🙏🙏
https://www.instagram.com/p/CPobh-DLXt-/?utm_medium=share_sheet
Cerco de Jericó 3° dia
As leituras são: Josué 2; Gênesis 1,14-19; Salmo 38(37); Evangelho do dia: Marcos 14,12-16.22-26; Catecismo da Igreja Católica n° 1485 a 1498 e 698 (símbolo SELO/CARÁTER), meditando sobre o sacramento da CONFISSÃO/RECONCILIAÇÃO/PENITÊNCIA e o dom do TEMOR A DEUS no Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos que a entrega de Jesus por nós é desde sempre e para sempre. No princípio Deus criou a luz, depois separou as águas do firmamento das da terra e criou o homem. Este se perdeu pela desobediência, de modo que precisou e precisa de salvação, somente possível pela presença de Jesus, Verbo Eterno, que veio presencialmente nos revelar como voltarmos para Deus e nos deixou a si mesmo, em Corpo e Sangue, em forma de pão e vinho, para nos revigorar na caminhada, sem desvios, que se acontecerem também saberemos como voltar. Jesus nunca nos abandona.
Antes de sua paixão e morte na cruz, Jesus preparou um belo banquete a seus discípulos, numa sala de cima com almofadas, ou seja, um lugar separado e confortável, com bom alimento, para plenitude e descanso, alegria da comunhão e encontro com Deus. Jesus instituiu a Eucaristia e deu a fórmula, não a qualquer um, mas aos seus de confiança, que seguem sua Palavra. Jesus ensinou como ter a experiência de sua presença viva em si mesmo, não por memória, mas dentro de cada um, como um pão consumido que vai ao estômago, com fé, alegria e unidade. Jesus fica e age naqueles que o recebem e decidem manter para sempre sua presença em si, em espírito e verdade, em comunhão, com alegria e muita gratidão a Deus. A eucaristia nos leva ao sim da Virgem Maria, o “Faça-se em mim como a tua Palavra”. A decisão de acolher Jesus, em obediência e misericórdia, o coração grato e a consciência que Deus sabe e quer o melhor para nós, na vivência da partilha, do amor-caridade, na fé e esperança que Jesus tudo pode e faz. Eucaristia é comunhão real de nosso corpo, mente e coração entregues a Deus por meio de Cristo Jesus, a transubstanciação somente possível com fé e reconciliação (conversão/confissão), a certeza no amor de Deus que é maior que tudo e nos salva! Jesus renova todas as coisas! Orações recíprocas!🙏🙏🙏
https://www.instagram.com/p/CPqnSYRrABB/?utm_medium=share_sheet
Cerco de Jericó 4° dia
Cerco de Jericó 4° dia, as leituras são: Josué 3,5-17; Gênesis 1,20-23; Salmo 50(51); Evangelho do dia: Marcos 12,35-37: Catecismo da Igreja Católica n° 1659 a 1666 e 697 (símbolo NUVEM E A LUZ/MISTÉRIO E PROTEÇÃO), meditando sobre o sacramento do MATRIMÔNIO (casais ou Igreja) e o dom da PIEDADE no Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos que Jesus nasceu na família de José, pertencente ao clã israelita de David. José era esposo ( matrimônio/igreja) da Virgem Maria, a única criatura a quem Deus enviou o Arcanjo Gabriel para dizer que ela é cheia de graça aos olhos celestes. Assim, José era descendente do único homem que as escrituras descrevem como aquele “segundo o coração de Deus”. E nesse contexto nasceu Jesus, Filho de Deus, sem o sangue de José mas na família deste e de David.
Jesus revelou verdadeiramente a face, a vontade de Deus e seus preceitos de amor-caridade, a Boa Nova, pois trouxe um novo estilo de vida a quem Nele crê, em espírito e verdade, em obediência e misericórdia ( piedade). A lógica humana ainda hoje, como na antiguidade, não entende os preceitos divinos, suas promessas e determinações, pois quer entender somente pela mente limitada, sem abrir o coração.
Jesus venceu a morte, o maior inimigo da vida carnal, assim vencendo todas as barreiras, mas a lógica humana não acolhe o que Jesus oferece, andando em círculos, nas coisas do inimigo, nas escravidões materiais e espirituais. Ou seja, como as mudanças humanas acontecem com dificuldade, quando acontecem, o homem custa a acreditar que Jesus tudo pode mudar, como e quando quiser, não importando tempo ou dimensões. Jesus nos convida ao seguimento, a andarmos com Ele, mesmo com adversidades sempre sob sua proteção (nuvem e luz) , com fé, esperança e amor-caridade, cientes que Deus sonda corações e sabe de cada um de nós. Deus é mais que tudo! Jesus renova todas as coisas!! Orações recíprocas!! 🙏🙏🙏
https://www.instagram.com/p/CPttedKjvbr/?utm_medium=share_sheet
Cerco de Jericó 5° dia
Cerco de Jericó 5° dia, as leituras são: Josué 4,1-8; Salmo 102(101); Gênesis 2,1-3; Evangelho do dia: Marcos 12,38-44; Catecismo da Igreja Católica n° 1590 a 1600 e 700 (símbolo DEDO/DIGITAL/REGISTRO), meditando sobre o sacramento da ORDEM (serviço/missão) e o dom do CONSELHO (consolo/descanso) no Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos de Jesus que Deus sonda corações e mentes. Nossas ações externas podem enganar até a nós mesmos, mas nunca a Deus. Jesus condena a hipocrisia religiosa, política, social, humana. Ele sabe se há generosidade ou sonegação, mesquinhez em nossas ações, sabe se há partilha de coisas visíveis e invisíveis, se nossa oferta é do que nos fará falta ou é resto, como alguns que dão esmola a Deus, o que não serve mais. Outros dão do fruto da corrupção, outros nunca doam nada, outros doam com grande divulgação por fins eleitoreiros ou para pontos nas redes sociais. Deus é o nosso maior “seguidor”, pois não perde nenhuma de nossas ações e omissões, internas e externas. É onipotente e onipresente desde sempre e para sempre, sabe de nós mais que nós mesmos.
Em seus cuidados (conselho/descanso) por nós, Deus nos deu um Anjo da Guarda a cada um, que está mesmo a nosso lado. Como são Anjos Celestiais, mensageiros, podem ler antes nossa mente e coração, nossas intenções mais que nós mesmos. O inimigo, em sua inveja de Deus, também colocou anjos caídos ao derredor, mas estes só sabem o que falamos e fazemos, não podem ler antes nossas intenções e pensamentos até que abramos nossa boca e falamos nossas coisas mais íntimas indevidamente, dando asa à cobra, que age nos causando medo ou fraqueza de alguma forma. Os anjos celestes, que continuam com os dons divinos, levam a Deus nossa oração feita até por pensamento, em qualquer situação, quando torcemos para que coisas boas dêem certo na vida de alguém, ou para que grandes males terminem logo. Deus sabe de nós e gosta de nosso testemunho (registro/digital), íntimo ou em louvor, em oração, serviço (ordem/missão) ou de todas as formas, fiel. Com fé, esperança e amor-caridade. Precisamos de muita oração uns pelos outros. Deus é mais! Jesus renova todas as coisas!! Orações recíprocas!! 🙏🙏🙏
https://www.instagram.com/p/CPwB7HUrGVI/?utm_medium=share_sheet
Cerco de Jericó 6° dia, meditando sobre o sacramento da UNÇÃO DOS ENFERMOS
em 7 de junho de 2021
PorVirgínia Melo
Cerco de Jericó 6° dia
As leituras são: Josué 5,2-12; Salmo 130(129); Gênesis 1,24-31; Evangelho do dia: Marcos 3,20-358i; Catecismo da Igreja Católica n° 1526 a 1532 e 699 (símbolo MÃO/INTERCESSÃO), meditando sobre o sacramento da UNÇÃO DOS ENFERMOS (cuidado/graça que cura/liberta) e o dom da CIÊNCIA no Espírito Santo.
Abençoado dia para aprendermos de Jesus que somente tem ligação íntima com Ele quem faz a vontade de Deus, e que é pecado sem perdão ofender o Santo Espírito, não reconhecendo que Jesus age com santidade divina, sendo o Filho de Deus, assim, ofender a santidade divina Dele é ofender a Santíssima Trindade.
Toda pessoa batizada em Cristo é cristão, mas nem todo cristão é fiel na busca de aprender (ciência/conhecimento) vivenciar seu batismo e testemunhar sua fé, ter Jesus como aquele que nos revelou a vontade de Deus e que tudo pode fazer para nossa cura (unção dos enfermos), libertação, salvação.
Jesus disse que seus parentes verdadeiros são os que fazem a vontade de Deus Pai e algumas pessoas interpretam isso como se Jesus denegrisse a imagem de sua mãe Maria. Mas é exatamente o contrário, pois a Virgem Maria é o primeiro e maior modelo de seguimento cristão, de fidelidade incondicional a Jesus e a Deus Pai, de modo que quem quer ser bom seguidor de Jesus pode começar imitando a conduta mariana.
Talvez ninguém saiba muito como ou o quanto vai agradar a Deus, mas os mandamentos de obediência e misericórdia foram revelados e explicados com exemplos por Jesus, que os resumiu em “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Nestes dois mandamentos estão confirmados “O Decálogo” mostrado a Moisés, mas com ênfase no amor, com olhos no bem de todos (mão/intercessão).
Jesus veio mostrar que, não sendo lei fria, os ensinamentos divinos são para nosso bem e crescimento espiritual, desde o nascimento até a morte, independe da idade, pois geram respeito e cuidado mútuos, inclusive a si mesmo, sem egoísmo, sem corrupção. Jesus espera que olhemos seu exemplo de como viver com fé, esperança e amor-caridade. Deus é mais! Jesus renova todas as coisas! Orações recíprocas!!🙏🙏🙏
https://www.instagram.com/p/CPypqOZjM1A/?utm_medium=share_sheet
Cerco de Jericó 7° dia
As leituras são: Josué 5,13-16 e 6,1-20; Salmo 143(142); Gênesis 1,1-5; Evangelho do dia: Marcos 5,1-12; Catecismo da Igreja Católica n° 1406 a 1419 e 696 (símbolo FOGO/ÂNIMO), meditando sobre o sacramento da EUCARISTIA (Pão vivo/alimento/vigor) e o dom da FORTALEZA(poder/energia boa) no Espírito Santo. Fazer leitura de Josué 6,1-20 por 7 vezes neste dia, em razão das 7 voltas a Jericó.
Abençoado dia para aprendermos de Jesus sobre as bem-aventuranças, o que traz a felicidade eterna, vida eterna com passos que começam na vivência terrena, levam à salvação e até à santidade.
Jesus chama felizes os pobres de coração, ou seja , não é questão de se apegar à pobreza material e tristeza, mas é ter coração simples, mas com tanta fé a ponto de conseguir ter alegria nas pequenas coisas, sem ambições de querer ser mais que os outros e que Deus.
Jesus também chama de felizes os que têm espera ativa em Deus, ou seja, agem com mansidão, mas com fome e sede de justiça, os pacíficos, não por falsidade, alienação, medo ou desprezo, não por omissão, preguiça ou conformismo, mas por ter a firme esperança que aquela fase de choro, de desajuste e injustiça vai passar, seguem fazendo sua parte, inclusive na oração.
Jesus também chama felizes que perseveram no amor-caridade, com fortaleza (vigor/energia boa), mesmo passando perseguições, calúnias, suportado a mentiras do mundo, resistem ao mal e servem a Jesus, cientes que receberão as recompensas de Deus. Ou seja, ao começar o “Sermão da Montanha”, Jesus já vai descrevendo em ordem crescente de comprometimento com Deus os atos de fé, esperança e amor-caridade, que vão aumentando esses dons quanto mais aparecem os obstáculos do mundo, seja mundanidade ou maldade mesmo.
Jesus quebra todas as barreiras e muralhas e nos mostra como fazer, o que somente é possível com Ele, alimentados com a Palavra e o Pão Vivo (eucaristia) do céu, com obediência e misericórdia, sem esmurecer, mantendo o ânimo (fogo) na fé, na esperança e no amor-caridade, na mente e no coração, a cada dia. Deus é mais! Jesus renova todas as coisas!! Orações recíprocas!! 🙏🙏🙏
https://www.instagram.com/p/CP1ZRybjp8a/?utm_medium=share_sheet