Internacional
Com voto do Brasil, cinco países foram contrários: Rússia, Bielorrússia, Síria, Coreia do Norte e Eritreia
Com voto do Brasil, ONU aprova resolução contra invasão russa da Ucrânia
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ONU aprova resolução contra a invasão da Ucrânia
Foram 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções. No 7º dia de guerra, tropas russas intensificaram bombardeios. Negociação para cessar-fogo deve ser retomada hoje.
Negociações Rússia x Ucrânia
O gabinete da Presidência ucraniana disse que a delegação de seu país está neste momento a caminho de Belovezhskaya Pushcha – na fronteira de Belarus e Polônia – para se reunir com representantes da Rússia em uma segunda rodada de negociações para um possível cessar-fogo.Há 15 minutos
Ucrânia pede ao governo brasileiro para cortar relações comerciais com a Rússia
Encarregado de Negócios da Embaixada da Ucrânia Sr. Anatoliy Tkach, realiza nesta segunda (28) entrevista coletiva para falar sobre a posição do Governo Brasileiro referente a invasão da Russia na Ucrânia. Na foto Sr. Anatoliy Tkach. (Foto: ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)
O encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, fez um apelo nesta quinta-feira (2) ao governo do Brasil: cortar as relações comerciais com a Rússia.
Tkach disse que essa medida permitiria ampliar a pressão contra os russos, que bombardeiam cidades ucranianas na guerra deflagrada há uma semana.
“Gostaríamos de uma maior pressão sobre a Rússia. Nós apelamos para se cortar todos os laços comerciais com a Rússia. As empresas internacionais já estão cortando”, declarou.
Há 16 minutosCONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEDESTAQUE
Explosão é registrada perto da estação central de Kiev
Uma forte explosão foi registrada perto da estação ferroviária central de Kiev hoje, disse o assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, Anton Herashchenko.
Partes de Kiev podem perder aquecimento após a explosão que atingiu a rede de fornecimento de aquecimento central para partes da capital ucraniana – que enfrenta temperaturas congelantes no inverno.Há 30 minutos
Forças Armadas da Suécia dizem que caças russos violaram espaço aéreo sueco
Quatro caças russos violaram brevemente o espaço aéreo sueco sobre o mar Báltico na quarta-feira, disseram as Forças Armadas da Suécia em comunicado.
“À luz da situação atual, vemos este evento muito a sério”, disse em seu site, acrescentando que a violação foi informada e ocorreu a leste da ilha sueca de Gotland.
Macron fala sobre a invasão da Ucrânia
Macron (Foto: Reprodução)
O presidente francês, Emmanuel Macron, faz neste momento um pronunciamento sobre a guerra na Ucrânia. Ele comentou a aprovação de uma resolução na ONU contra a invasão russa.
“Putin sozinho escolheu essa guerra”, disse o francês. “As sanções vão se manter e se intensificar.”
Macron disse ainda que seu país continuará com os esforços por um cessar-fogo. Ele mantém contato com o Kremlin e se colocou, em diversos momentos desta crise, como ator nas negociações da Europa com a Rússia.
“Vamos continuar os esforços por um cessar-fogo”, afirmou. “Apoiamos os russos que estão contra a guerra.”
O presidente francês disse ainda que vai liberar investimentos para a Defesa e que irá apresentar um projeto para contornar os efeitos colaterais das sanções na economia francesa.Há 49 minutosCONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Abramovich diz que vai vender o Chelsea e doar lucro para vítimas da guerra na Ucrânia
Roman Abramovich durante entrega do troféu da Premier League inglesa ao Chelsea em Londres, em maio de 2015 (Foto: Matt Dunham/AP/Arquivo)
O bilionário russo Roman Abramovich comunicou que vai vender o Chelsea. Em nota publicada no site oficial do clube, o empresário, que está à frente do clube desde 2003, confirmou a informação veiculada na imprensa europeia nesta segunda-feira e reiterou que a operação “não será acelerada”.
“A venda do Clube não será acelerada, mas seguirá o devido processo. Eu não vou pedir nenhum empréstimo para ser reembolsado”, disse o oligarca russo.
“Instruí minha equipe a criar uma fundação de caridade onde todos os lucros líquidos da venda serão doados”, disse o empresário. “A fundação será para o benefício de todas as vítimas da guerra na Ucrânia. Isso inclui fornecer fundos essenciais para as necessidades urgentes e imediatas das vítimas, bem como apoiar o trabalho de recuperação de longo prazo.”
Repórter cinematográfico morreu em ataque à torre de TV
Um repórter cinematográfico ucraniano está entre as vítimas ao ataque russo à torre de TV de Kiev, desta terça-feira, informou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) nesta quarta.
O profissional morto foi identificado como Evgeny Sakun, cinegrafista da Kiev Live TV. A RSF disse que atacar jornalistas é “crime de guerra” e que investiga o ataque.
“Lamentamos a perda e estamos investigando as circunstâncias de sua morte”, escreveu a ONG. “Atacar jornalistas é um crime de guerra.”
Otan: ‘Não somos parte do conflito’
O secretário-geral da Otan, Jens Soltenberg, falou sobre a guerra na Ucrânia pouco após a resolução da Assembleia Geral da ONU contrária à invasão russa.
“Estamos unidos na condenação à invasão russa”, disse Soltenberg em entrevista coletiva. “Não somos parte deste conflito, não temos tropas na Ucrânia, mas apoiamos o governo da Ucrânia.”
G1.globo.globo