SIGA O 24H

Internacional

Com voto do Brasil, cinco países foram contrários: Rússia, Bielorrússia, Síria, Coreia do Norte e Eritreia

Publicado

em

Compartilhar isso...

Com voto do Brasil, ONU aprova resolução contra invasão russa da Ucrânia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ONU aprova resolução contra a invasão da Ucrânia

Foram 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções. No 7º dia de guerra, tropas russas intensificaram bombardeios. Negociação para cessar-fogo deve ser retomada hoje.

Negociações Rússia x Ucrânia

O gabinete da Presidência ucraniana disse que a delegação de seu país está neste momento a caminho de Belovezhskaya Pushcha – na fronteira de Belarus e Polônia – para se reunir com representantes da Rússia em uma segunda rodada de negociações para um possível cessar-fogo.Há 15 minutos

Ucrânia pede ao governo brasileiro para cortar relações comerciais com a Rússia

Encarregado de Negócios da Embaixada da Ucrânia Sr. Anatoliy Tkach, realiza nesta segunda (28) entrevista coletiva para falar sobre a posição do Governo Brasileiro referente a invasão da Russia na Ucrânia. Na foto Sr. Anatoliy Tkach.

Encarregado de Negócios da Embaixada da Ucrânia Sr. Anatoliy Tkach, realiza nesta segunda (28) entrevista coletiva para falar sobre a posição do Governo Brasileiro referente a invasão da Russia na Ucrânia. Na foto Sr. Anatoliy Tkach. (Foto: ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)

O encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, fez um apelo nesta quinta-feira (2) ao governo do Brasil: cortar as relações comerciais com a Rússia.

Tkach disse que essa medida permitiria ampliar a pressão contra os russos, que bombardeiam cidades ucranianas na guerra deflagrada há uma semana.

“Gostaríamos de uma maior pressão sobre a Rússia. Nós apelamos para se cortar todos os laços comerciais com a Rússia. As empresas internacionais já estão cortando”, declarou.

Há 16 minutosCONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEDESTAQUE

Explosão é registrada perto da estação central de Kiev

Uma forte explosão foi registrada perto da estação ferroviária central de Kiev hoje, disse o assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, Anton Herashchenko.

Partes de Kiev podem perder aquecimento após a explosão que atingiu a rede de fornecimento de aquecimento central para partes da capital ucraniana – que enfrenta temperaturas congelantes no inverno.Há 30 minutos

Forças Armadas da Suécia dizem que caças russos violaram espaço aéreo sueco

Quatro caças russos violaram brevemente o espaço aéreo sueco sobre o mar Báltico na quarta-feira, disseram as Forças Armadas da Suécia em comunicado.

“À luz da situação atual, vemos este evento muito a sério”, disse em seu site, acrescentando que a violação foi informada e ocorreu a leste da ilha sueca de Gotland.

Macron fala sobre a invasão da Ucrânia

Macron

Macron (Foto: Reprodução)

O presidente francês, Emmanuel Macron, faz neste momento um pronunciamento sobre a guerra na Ucrânia. Ele comentou a aprovação de uma resolução na ONU contra a invasão russa.

“Putin sozinho escolheu essa guerra”, disse o francês. “As sanções vão se manter e se intensificar.”

Macron disse ainda que seu país continuará com os esforços por um cessar-fogo. Ele mantém contato com o Kremlin e se colocou, em diversos momentos desta crise, como ator nas negociações da Europa com a Rússia.

“Vamos continuar os esforços por um cessar-fogo”, afirmou. “Apoiamos os russos que estão contra a guerra.”

O presidente francês disse ainda que vai liberar investimentos para a Defesa e que irá apresentar um projeto para contornar os efeitos colaterais das sanções na economia francesa.Há 49 minutosCONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abramovich diz que vai vender o Chelsea e doar lucro para vítimas da guerra na Ucrânia

Roman Abramovich durante entrega do troféu da Premier League inglesa ao Chelsea em Londres, em maio de 2015

Roman Abramovich durante entrega do troféu da Premier League inglesa ao Chelsea em Londres, em maio de 2015 (Foto: Matt Dunham/AP/Arquivo)

O bilionário russo Roman Abramovich comunicou que vai vender o Chelsea. Em nota publicada no site oficial do clube, o empresário, que está à frente do clube desde 2003, confirmou a informação veiculada na imprensa europeia nesta segunda-feira e reiterou que a operação “não será acelerada”.

“A venda do Clube não será acelerada, mas seguirá o devido processo. Eu não vou pedir nenhum empréstimo para ser reembolsado”, disse o oligarca russo.

“Instruí minha equipe a criar uma fundação de caridade onde todos os lucros líquidos da venda serão doados”, disse o empresário. “A fundação será para o benefício de todas as vítimas da guerra na Ucrânia. Isso inclui fornecer fundos essenciais para as necessidades urgentes e imediatas das vítimas, bem como apoiar o trabalho de recuperação de longo prazo.”

Repórter cinematográfico morreu em ataque à torre de TV

Um repórter cinematográfico ucraniano está entre as vítimas ao ataque russo à torre de TV de Kiev, desta terça-feira, informou a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) nesta quarta.

O profissional morto foi identificado como Evgeny Sakun, cinegrafista da Kiev Live TV. A RSF disse que atacar jornalistas é “crime de guerra” e que investiga o ataque.

“Lamentamos a perda e estamos investigando as circunstâncias de sua morte”, escreveu a ONG. “Atacar jornalistas é um crime de guerra.”

Otan: ‘Não somos parte do conflito’

O secretário-geral da Otan, Jens Soltenberg, falou sobre a guerra na Ucrânia pouco após a resolução da Assembleia Geral da ONU contrária à invasão russa.

“Estamos unidos na condenação à invasão russa”, disse Soltenberg em entrevista coletiva. “Não somos parte deste conflito, não temos tropas na Ucrânia, mas apoiamos o governo da Ucrânia.”

G1.globo.globo

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade