Esporte
Cortez comemora tricampeonato do Gauchão. “Vidas negras importam”:
Lateral-esquerdo do Tricolor valoriza período de glórias na Arena e comemora Gauchão em local onde fica a Geral
“Vidas negras importam”: Cortez comemora título do Grêmio com camisa contra o racismo
Bruno Cortez aumenta seu legado na Arena. O lateral-esquerdo levantou mais uma taça pelo Grêmio na noite deste domingo. A vibração pelo título do Gauchão foi comemorada sem torcida, mas com um recado focado no fim do racismo.
+ Reveja como foi Grêmio 1 x 2 Caxias na Arena
+ As atuações do Grêmio na final do Gauchão
+ Gremistas valorizam tricampeonato estadual
+ Grêmio conquista o 39º campeonato do Gauchão
Os jogadores, ainda no gramado, posavam com a taça do Gauchão. Cortez foi até o local em que fica a Geral, atrás de um dos gols da Arena.
Apesar de não ter torcida em razão da pandemia do coronavírus, o tricolor não esqueceu a importância dos fãs e ergueu a conquista como se mostrasse aos fãs, desta vez representados pelas faixas. Em uma camisa, mostrou a frase “vidas negras importam”, lema contra o racismo.
– É um motivo de muito orgulho. Estar em um time grandioso, ganhando títulos. Estarei lutando por mais títulos – afirmou.
Cortez comemora tricampeonato do Gauchão — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
A felicidade não o fez esquecer o momento pelo qual passa o mundo. A luta contra o racismo tem em Cortez mais um soldado. As mortes recentes de Breonna Taylor e George Floyd por policiais brancos nos Estados Unidos, além dos tiros em Jacob Blake, que ficou paralítico, desencadearam uma série de protestos.
Na NBA, por exemplo, os jogadores e técnicos escutam o hino ajoelhados e abraçados, além da camisa “black lives matter” (vidas negras importam). As camisas de jogo dos atletas também apontam séries de manifestações. Na última semana, inclusive, com direito a boicote nos playoffs da liga.
Por Eduardo Moura — Porto Alegre