Saúde
Criança recebendo dose de vacina contra Covid-19 em Teresina
Teresinenses podem se vacinar contra Covid-19 durante o Carnaval; confira postos e horários
Os postos de vacinação estão no Teresina Shopping e nas maternidades Wall Ferraz, Promorar, Buenos Aires e Satélite.
Os postos de vacinação contra a Covid-19 estão abertos em Teresina durante o período do Carnaval, entre esta segunda (12) e quarta-feira (14), afirma a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Na segunda e quarta, o posto do Teresina Shopping funciona das 13h às 19h, enquanto as salas de vacina das maternidades Wall Ferraz, Promorar, Buenos Aires e Satélite abrem na terça (13), das 8h às 16h.
As urgências e emergências dos hospitais municipais funcionam normalmente no Carnaval, assim como o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Já as maternidades da rede municipal estão abertas apenas para internações.
Segundo a FMS, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica durante os três dias.
Além disso, a equipe do Centro de Zoonoses está de plantão para administrar a vacina contra a raiva em cães e gatos.
Devido ao Carnaval, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a maioria das salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) não funcionam. O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e a área administrativa da FMS também estão fechados. Todos os serviços reabrem na quinta-feira (15).
Grupos prioritários
Desde 1º de janeiro de 2024, a vacina da Covid-19 passa a ser disponibilizada anualmente para crianças e grupos prioritários. A imunização contra a doença foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação.
Criança recebendo dose de vacina contra Covid-19 em Teresina — Foto: Divulgação/FMS
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da Covid serão priorizados. Veja os grupos prioritários:
- idosos;
- imunocomprometidos;
- gestantes e puérperas;
- trabalhadores da saúde;
- pessoas com comorbidades;
- indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
- pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
- pessoas com deficiência permanente;
- pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.
Uso de máscara obrigatório em hospitais
O uso de máscara voltou a ser obrigatório em todos os serviços de saúde em Teresina, conforme decreto assinado em dezembro de 2023 pelo prefeito da capital, Dr. Pessoa (Republicanos).
É ainda obrigatório o uso de máscaras por indivíduos com sintomas da Covid-19, teste positivo ou contato recente com indivíduo com a doença.
Por g1 PI