Politica
“Decidimos pela ilegalidade do projeto, pelo arquivamento definitivo do mesmo.
Comissão considera projeto de lei sobre ambulantes ilegal e arquiva proposta
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Teresina considerou ilegal o projeto do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) que autoriza a permanência de ambulantes em calçadas, ruas, ônibus e até o metrô da capital. A votação aconteceu na manhã desta terça-feira (17), depois de uma tensa sessão plenária.
Segundo o presidente da Comissão, Venâncio Cardoso (PSDB), pesou principalmente no parecer dos parlamentares a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência em Teresina
“Decidimos pela ilegalidade do projeto, pelo arquivamento definitivo do mesmo. O projeto vai de encontro a diversos artigos da Lei da Acessibilidade, que é o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que trata especificamente do direito de ir e vir, de dar condições para quem é deficiente”, explicou.
Dos cinco, o vereador Bruno Vilarinho foi único que votou a favor do projeto. Isso dá uma margem para que o Palácio da Cidade volte a pautar a matéria. “Agora, ele tem que colher 15 assinaturas para levar para o plenário decidir. Aí agora tem que esperar os próximos passos”, disse.
Durante a discussão, o vereador Antônio José Lira (Republicanos) chamou o vereador Gustavo de Carvalho (PSDB) de traidor durante sessão plenária na manhã desta terça-feira (17). Segundo o líder do prefeito, faltou o voto do parlamentar para conseguir aprovar o requerimento de urgência especial para o projeto.
Veja também:
- Prefeitura propõe ambulantes em vias públicas, em ônibus e até no metrô; veja o que muda
- Projeto que autoriza ambulantes em ruas de Teresina passará por audiência pública
Por Paula Sampaio
Cidadeverde.com