Politica
Deputado federal Júlio César e o filho, o deputado Georgiano Neto, estão com Covid-19
Deputado federal Júlio César e o filho Georgiano Neto são transferidos para São Paulo
Pai e filho foram diagnosticados com Covid-19 semana passada e apresentam sintomas leves da doença.
O deputado estadual do Piauí Georgiano Neto (PSD), 26 anos, foi transferido na manhã deste domingo (12) para o Hospital Sírio-Libânes, em São Paulo. O pai dele, o deputado federal Júlio César (PSD), 71 anos, já tinha sido encaminhado na sexta-feira (10) para a mesma unidade de saúde. Ambos foram diagnosticados com Covid-19 semana passada e apresentam sintomas leves da doença.
Segundo a assessoria do deputado Júlio César, pai e filho estão bem e a transferência teve caráter preventivo, já que os dois apresentam comorbidades e continuam com sintomas da doença, como febre e tosse. Em Teresina, os dois estavam em isolamento domiciliar desde o resultado positivo.
“Eles estão internados no Hospital Sírio-Libanês, fazendo acompanhamento, já que o médico da família encontra-se em São Paulo. A transferência foi feita em uma avião do plano de saúde, já que os infectados pelo coronavírus não podem viajar em voo comercial”, informou a assessoria.
- Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
- O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
- Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
O deputado Georgiano Neto enviou um áudio ao G1 revelando os motivos da transferência para São Paulo. Ele contou que vem seguindo os protocolos e fez todo o procedimento de transferência estável e caminhando. O parlamentar tem obesidade e hipertensão.
“Eu estava muito inseguro em Teresina, ouvi oito médicos e cada um dizia um resultado diferente, então tomei a decisão de vir para São Paulo para controlar melhor a doença. Na terça-feira, quando positivei para a Covid-19, já tinha um acometimento inferior a 20% nos pulmões, mas precisamente no pulmão direito. No sábado, eu refiz a tomografia e esse comprometimento ficou entre 25% e 50%, mas uma leve alteração, acredito que seja em torno de 30%. Em nenhum momento tive falta de ar, minha oxigenação do sangue é excelente, 98. Ontem a tarde fui internado no hospital em Teresina para tomar medicação e tomamos a decisão de vir para São Paulo. Estou muito otimista e confiante que logo estarei de volta”, declarou.
Em rede social, Georgiano postou uma foto dando força ao pai, Júlio César. “Pai, venceremos mais esse desafio juntos. Te amo”.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
- Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Por Catarina Costa, G1 PI