Cidade
Dia 1º de setembro marca o início do período conhecido como B-R-O Bró
Alguns cuidados são essênciais para ajudar a combater o calor
B-R-O Bró: começa o período mais quente do ano no Piauí
Dia 1º de setembro marca o início do período conhecido como B-R-O Bró, época do ano compreendido entre os meses de setembro a dezembro, quando as temperaturas ficam ainda mais elevadas no estado do Piauí. Por isso, as pessoas precisam encontrar meios parar se adaptar e enfrentar o calor.
Francisca Cunha é dona de casa e explica que a adaptação é fundamental para enfrentar o calorão. Ela afirma que o consumo de água aumenta nesta época porque está sempre molhando as plantas, tomando banho e bebendo muita água.
“Quando estou assistindo televisão, sempre procuro ligar o ventilador, porque se não, não dá. Procuro aguar as plantas para elas ficarem mais vivas e não morrerem de tanta quentura. Tem que dar um jeito para não sofrer com tanto calor”, conta.
Segundo a empresa Águas de Teresina, o uso de água tratada cresce cerca de 30% nesse período, reflexo direto do clima mais quente. Além do aumento do consumo de água, o calor intenso também impacta a demanda por energia elétrica. No ano passado, o Piauí bateu recorde de consumo durante o B-R-O Bró.
Conforme a Equatorial Piauí, as duas maiores demandas de energia dos últimos dez anos foram registradas em setembro, alcançando até 905 megawatts em um único dia.
Sair em horários específicos, cuidados extras com a hidratação, usar protetor solar e roupas leves e claras são algumas atitudes essenciais para evitar o mal-estar durante o B-R-O Bró. Além disso, algumas mudanças na organização de cômodos nas residências podem ajudar a combater o clima.
O engenheiro civil Japhet Albuquerque explica que algumas mudanças na estrutura das casas podem ajudar a amenizar o calor, como cores claras nas paredes, teto mais alto e a presença de jardins contribuem para deixar os ambientes mais frescos. Além disso, a orientação dos cômodos em relação ao sol também faz diferença.
“Geralmente colocamos na área leste os quartos. Na área norte, colocamos sala de estar. Já na área oeste, onde tem a incidência maior de calor, colocamos banheiros, cozinhas, que são até áreas mais úmidas. Com essa orientação, a gente vai ter uma menor absorção de calor. Então, posicionamos geralmente as janelas de norte para sul, que proporciona ventilação cruzada, facilitando a retirada do calor dentro da casa”, detalha.
Mayrla Torres
Portalclubenews.com