ARQUITETURA - Fernanda Melo Costa
Dia da Árvore no Parque da Cidade, uma das sete áreas verdes da PMT
Ações educativas e plantios simbólicos marcam o Dia da Árvore da Semam
Com o plantio simbólico de um ipê-rosa, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Luis André, marcou a passagem do Dia da Árvore no Parque da Cidade, uma das sete áreas verdes da Prefeitura sob administração da Semam. Com ele no local, que é também a sede da secretaria, na zona norte da capital, representantes de alguns departamentos e a gerente do Núcleo de Educação Ambiental, NEA, a professora Naisis Castelo Branco.
“É a segunda árvore que planto desde maio, quando assumimos a pasta. A primeira foi no Viveiro Leste. E esta ganha significado bastante especial, por causa da data e por ser aqui, na sede da nossa secretaria”, afirmou Luis André. Mais cedo, Naisis e Claudia Cavalcante Veras, também do NEA, foram ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gilberto Silva, no bairro Pedra Mole, zona norte, para uma comemoração alusiva à data.
Além de falarem sobre os princípios da educação ambiental e distribuírem mudas de plantas aos alunos, elas assistiram a um desfile temático. “Foi encantador. Eles se caracterizaram divididos em categorias: animais, plantas, frutos…”, elogiou Naisis. “A data não é apenas mais uma no calendário. Serve para lembrar da importância de conscientizar a população sobre essa grande riqueza natural que são as nossas árvores. Teresina é considerada a Cidade Verde. Então, é importante, sim, esse cuidado, o incentivo ao plantio, evitar a todo custo o desmatamento.”
Plantio e saudade
Enquanto isso, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zélia Gattai, no Matadouro, bairro da região norte, Ângela Gomes e Iza Mata, do Núcleo de Educação Ambiental, ao lado da advogada Raylinne Xavier, da Semam, representavam a secretaria em tocante cerimônia também marcando o Dia da Árvore, com a presença do secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso.
Entre alunos, professores e os diretores do CMEI, eles plantaram uma árvore em memória da professora Cláudia Fernandes. A mestra, funcionária da rede municipal de ensino, foi uma das vítimas da Covid. A família de Cláudia fez questão de estar presente à solenidade, que marcou a estreia do Projeto Árvores da Vida, iniciativa da Semec com apoio da Semam que consiste em plantar nas escolas da cidade árvores em memória de professores, funcionários e alunos vítimas da pandemia.
Foto: Divulgação (SEMAM)
Pmt.pi.gov.br