Saúde
Doações têm queda de 50% no Hemopi com a pandemia
Com doação em queda, HUT suspende cirurgias devido ao baixo estoque de sangue
Segundo o Hemopi, antes da pandemia o órgão chegava a receber até 4.500 bolsas por mês e esse número caiu para cerca de 2.500. Com a retomada das cirurgia eletiva, a demanda aumentou ainda mais.
Pelo menos quatro cirurgias foram canceladas neste sábado (24) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por causa do baixo estoque de sangue. Segundo a direção da unidade, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) não estaria enviando sangue para manter o estoque mínimo para o HUT.
“Infelizmente estamos com o estoque de sangue bastante reduzido. Hoje pelo menos quatro cirurgias programadas foram suspensas por causa do baixo estoque. É preciso que a gente reforce os cuidados a população, tendo em vista essa problemática de envio de sangue para o HUT”, declarou o diretor do HUT, Rodrigo Martins.
Rodrigo Martins informou ter solicitado ao Hemopi a regularização do estoque o quanto antes. Ele destacou que o hospital é porta de entrada de traumas e do risco de vida para os pacientes a falta de sangue.
“Algumas vezes pode acontecer alguns pacientes entrando aqui em choque, precisando de sangue, sob o risco de vida e ter essa dificuldade. É um problema que precisamos somar esforços para que a gente tenha o restabelecimento o fornecimento mínimo para o HUT”, frisou.
Hemopi reforça a importância dos hospitais em estimular a doação de sangue — Foto: Catarina Costa/G1 PI
Em nota, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) disse que as doações continuam em queda de 50%. Antes da pandemia o órgão chegava a receber de 4 mil a 4.500 bolsas por mês e esse número caiu para cerca de 2.500. Com a retomada das cirurgia eletiva, a demanda aumentou ainda mais.
O Hemopi reforçou a importância dos hospitais em estimular a doação de sangue. E pede para que as pessoas doem sangue, pois o órgão está seguindo todos os protocolos de segurança, inclusive com o atendimento agendado para evitar aglomeração.
Como doar
Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar saudável (sem sintomas de gripe ou resfriado), bem alimentado e descansado. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcóolica 12 horas antes da doação ou fumado 2 horas antes.
O doador precisa apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional. Menores entre 16 e 18 anos incompletos podem doar sangue, mas somente com autorização dos responsáveis.
Caso queira, o doador também pode agendar a doação em uma das quatro unidades do Hemopi:
- Teresina: (86) 98894 6614
- Parnaíba: (86) 9 8894 7159
- Picos: (89) 9 8801 1717
- Floriano: (89) 9 8801 1984
Por Nayara Nadja e Catarina Costa, TV Clube/G1 PI