Esporte
Douglas Costa em treino do Grêmio
Douglas Costa participa de coletivo e dá último passo para se aproximar de estreia pelo Grêmio
Atacante atua aberto pela direita em treino desta segunda e completa atividade apontada por preparador físico como último estágio antes de liberação
O atacante Douglas Costa deu na tarde desta segunda-feira um passo importante para fazer sua estreia com a camisa do Grêmio. A participação em todo o treinamento coletivo realizado era a última barreira para o camisa 10 voltar a defender o escudo do Tricolor em campo.
+ Ricardinho é alvo de sondagem da Inter de Milão
Em entrevista recente ao ge, o preparador físico Reverson Pimentel afirmou que faltava a Douglas um coletivo, com simulação de ações e intensidade próximas às necessárias em uma partida. Pois isso ocorreu nesta segunda-feira.
Douglas Costa participou de todo o trabalho com o restante dos companheiros e esteve em campo na companhia daqueles que não atuaram na derrota para o Athletico, no domingo, na Arena. Os relatos colhidos pelo ge indicam um bom desempenho técnico do atacante.
Ele tem atuado na função mais corriqueira de toda sua carreira, aberto pela ponta direita. Em uma imagem divulgada pelo Grêmio, é possível observar Douglas ao lado do lateral Vanderson. Em entrevista ao ge após o título gaúcho, o técnico Tiago Nunes disse que o camisa 10 pode fazer todas as funções do setor ofensivo.
Douglas Costa em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Há exatamente uma semana, Pimentel havia dito que a estreia de Douglas estava próxima. Mas fez a ressalva que ainda faltava um trabalho coletivo e maior sequência completa nas atividades. Isso já aconteceu nos últimos dias.
— Ele precisa estar 100% no dia a dia, precisamos fazer algo muito próximo do que é o jogo. Um coletivo, por exemplo. Tem feito trabalhos com intensidade próxima de um jogo, mas com minutagem menor. Tem ações de velocidade, mudança de direção, enfim, o jogo dele. E tem respondido bem — disse o preparador físico do Grêmio na semana passada ao ge.
O atacante tinha possibilidade remota de entrar em campo contra o Furacão, mas ficou afastado de alguns treinos da semana passada. Isso retardou um pouco o processo, que agora é retomado. Com a participação no coletivo, em último estágio.
O cuidado com Douglas também tem relação com a recuperação física após atividades mais intensas. O Grêmio mantém atenção especial ao camisa 10 para evitar lesões e sobrecarga. E vai seguir com esse olhar detalhado mesmo após a estreia.
Vanderson e Douglas Costa em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
A logística dos próximos dois jogos será de viagem na quarta-feira e permanência longe de Porto Alegre até o domingo. Portanto, o mesmo grupo estará disponível para os jogos com Sport e Cuiabá, pelo Brasileirão. A viagem ocorre na quarta para Recife e, no sábado, a delegação vai para o Mato Grosso.
Douglas não atua desde fevereiro, quando teve uma lesão no pé direito ainda pelo Bayern de Munique. Por isso há todo o resguardo com o início do atacante. A tendência é que vá ganhando minutos de maneira escalonada até jogar os 90 com a camisa gremista.
Por Eduardo Moura — Porto Alegre
Globoesporte.globo.com