Politica
Dr. Pessoa, recebeu, nesta terça-feira (12), uma comitiva do Governo de Moçambique
Prefeitura de Teresina recebe visita do Governo de Moçambique
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, recebeu, nesta terça-feira (12), uma comitiva do Governo de Moçambique, com representantes do Ministério de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos. A visita aconteceu por meio da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) que faz parte do Projeto de Saneamento Urbano (PSU 2019 – 2025), de Moçambique, financiado pelo Banco Mundial, em colaboração com o município de Teresina.
O objetivo da visita a Teresina é concluir a programação do curso de formação sobre Saneamento Urbano, ministrado aos gestores públicos, engenheiros e técnicos da área de saneamento básico e ambiental de Moçambique, ministrado por técnicos da Prefeitura de Teresina, bem como realizar visitas técnicas a projetos ligados ao saneamento básico.
“É uma alegria receber essa comitiva de Moçambique e ter esta troca de experiência sobre saneamento básico. Sabemos que este é um ponto crucial para o desenvolvimento de uma cidade ou país. Quando não há esta atenção especial ao saneamento, há retrocesso especialmente em saúde. Ao lado da Agenda 2030, desejo que nossos irmãos moçambicanos tenham uma ótima experiência em nossa cidade”, disse o Prefeito Dr. Pessoa.
Prefeitura de Teresina recebe visita do Governo de Moçambique. Foto: Edmilson Oliveira
A comitiva de Moçambique ficará em Teresina nesta terça (12) e quarta-feira (13), e realizará visitas técnicas em pontos estratégicos de trabalho de saneamento da capital. O primeiro destino do grupo é a Estação de Tratamento de Água (ETA Sul), numa agenda com a Águas de Teresina, em seguida conhecerão a ETE Leste. Na quarta-feira (14), o grupo irá ao Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí e ao Parque Lagoas do Norte.
“Estamos honrados em ter a atenção especial do prefeito Dr. Pessoa nesta pauta. Este trabalho busca fortalecer as parcerias e o reconhecimento da nossa capital entre os demais estados da nação brasileira e demais nações. Ano passado fomos reconhecidos pelo banco mundial e pudemos ter esta parceria com Moçambique e nesta missão assumimos o compromisso de trocar experiências, além disso estarmos trabalhando numa Cooperação Sul-Sul com o apoio da ONU no fortalecimento desta parceria para o ano de 2024. Além disso, prospectamos uma agenda para Teresina ir a Moçambique para que a troca de experiências seja continuada”, explica o Coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira.
“Queremos agradecer a recepção tão calorosa do prefeito Dr. Pessoa, estamos nos sentindo em casa. Temos acompanhado o empenho desta cooperação. Estamos esperançosos nesta parceria que está apenas começando. Iremos compartilhar ainda muitos momentos, pois Moçambique está iniciando sua atenção ao saneamento e temos muito a compartilhar. Teresina tem muita experiência positiva e vale a pena esta aproximação”, afirma Roberto Mungoi, da Direção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento de Moçambique.
Após concluir a visita à capital piauiense, a equipe do Governo de Moçambique e a Agenda Teresina 2030 cumprem agenda institucional, na quinta (14) e sexta-feira (15), em São Paulo, visitando o sistema de água e esgoto de São Paulo, através da SABESP.
“Agradecemos a nossa equipe da Agenda 2030 por este trabalho desenvolvido na Prefeitura de Teresina e estamos muito felizes por receber essa comitiva de Moçambique. Teremos um período proveitoso com a estrutura de saneamento da capital, compartilhando conhecimento e, em breve, teremos esta troca em Moçambique”, conclui o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.
Pmt.pi.gov.br