SIGA O 24H

Saúde

Elcio Franco sobre vacinação contra Covid: ‘É irresponsável especificar data de início’

Publicado

em

Compartilhar isso...

Enquanto o Brasil segue sem previsão de início da vacinação contra a Covid-19, os Estados Unidos começam nesta segunda-feira (14) a imunização.

14 de dezembro, segunda-feira

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Enquanto o Brasil segue sem previsão de início da vacinação contra a Covid-19, os Estados Unidos começam nesta segunda-feira (14) a imunização após o sinal verde dos órgãos de saúde para a vacina da Pfizer e da BioNTech. A pandemia segue avançando pelo Brasil e está agora presente em todos os municípios do país. Mesmo assim, jovens desrespeitam as regras de distanciamento e se aglomeram em baladas clandestinas, como denuncia O Assunto. Uma reportagem exclusiva do Fantástico mostra que uma operação internacional libertou mais de 100 vítimas de tráfico humano. Outra investigação apreendeu um “narcosubmarino” com R$ 600 milhões em drogas. Olho no céu: um eclipse solar total poderá ser observado nesta segunda. Veja também os gols do Brasileirão. E, na retrospectiva do ano, a avalanche que atingiu a economia brasileira em 2020.

Vacinação no Brasil ainda sem data

O governo federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o plano nacional de vacinação contra a Covid-19. O documento prevê a disponibilização de 108,3 milhões de doses para mais de 51 milhões de pessoas de grupos prioritários, divididos em quatro fases. O plano, porém, não apresenta uma data para o início da vacinação. Veja os principais pontos.

Neste domingo (13), o ministro do STF Ricardo Lewandowski determinou que o ministério da Saúde informe, no prazo de 48 horas, as datas de início e término do plano nacional. Em um vídeo publicado na internet, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou que seria “irresponsável” especificar a data de início da imunização sem o registro e aprovação de vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja abaixo a declaração:

Elcio Franco sobre vacinação contra Covid: 'É irresponsável especificar data de início'

Elcio Franco sobre vacinação contra Covid: ‘É irresponsável especificar data de início’

Críticas ao plano de vacinação

G1 e a GloboNews ouviram especialistas para analisar o plano de imunização. Os pesquisadores apontaram problemas na definição do grupo prioritário e cobraram a definição do cronograma. Eles também criticaram a politização da vacina.

  • Pesquisadores foram chamados para discutir plano, mas ‘sem poder de decisão’, diz ministério

Início da vacinação nos EUA

Profissionais de saúde participam de simulação da aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19, na Indiana University Health, em Indianápolis, no dia 11 de dezembro — Foto: Bryan Woolston/Reuters

Profissionais de saúde participam de simulação da aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19, na Indiana University Health, em Indianápolis, no dia 11 de dezembro — Foto: Bryan Woolston/Reuters

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), órgão de saúde dos Estados Unidos, aprovou a imunização contra a Covid-19 com a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. Assim, a vacinação deve começar nesta segunda no país. Caminhões com doses do imunizante deixaram a fábrica da Pfizer no estado de Michigan sob aplausos dos funcionários.

Avanço da pandemia

O Brasil registrou 276 mortes por Covid-19 em 24 horas e chegou ao total de 181.419 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos sete dias foi de 637. A variação foi de +23% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

O número de casos também avança. Já são 6.901.990 brasileiros infectados com o coronavírus, dos quais 21.395 confirmados no último dia. A média móvel de novos registros nos últimos 7 dias foi de 42.721. Já é o 11º dia em que esse valor está acima de 40 mil. Veja os dados detalhados.


E a Covid-19 chegou a Cedro do Abaeté(MG), o único município brasileiro que ainda não tinha casos confirmados da doença.

  • Alemanha fecha comércio e escolas até 10 de janeiro para frear casos
  • Enigma da pandemia: por que alguns ficam mais doentes do que outros? Genes ajudam a entender
  • Veja os motivos para continuar usando máscara mesmo após vacina

🎧 O Assunto

Alheias ao avanço do contágio, muitas pessoas – sobretudo jovens – desafiam as limitações impostas a bares e outros estabelecimentos e se aglomeram em festas clandestinas. “Mano, tá rolando normal” e “eu não consigo ficar em casa” foram algumas das frases que O Assunto ouviu em São Paulo. Já a repórter Isabela Leite, da GloboNews, conta a Renata Lo Prete como as festas driblam a fiscalização. Participa também do episódio o estatístico e doutor em psicologia Altay de Souza, pesquisador da Unifesp e apresentador do podcast de divulgação científica Naruhodo.

Fonte: Por G1

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade