Esporte
Emirados Árabes receberam o torneio quatro vezes, a última em 2018, com título do Real Madrid
Rio de Janeiro está descartado, e Emirados Árabes devem receber o Mundial de Clubes
Fifa deve organizar o torneio em janeiro ou fevereiro. Caso receba a competição, país asiático vai ser anfitrião pela quinta vez
O Rio de Janeiro não tem chances de ser a sede do Mundial de Clubes de 2021. Tudo indica que o torneio será disputado nos Emirados Árabes Unidos. O provável é que seja realizado em fevereiro de 2022. O martelo ainda não foi batido: o local e as datas exatas ainda serão definidas pela Fifa.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez uma live nesta terça-feira para anunciar o interesse da cidade em abrigar o torneio. Nos últimos dias, dirigentes do Flamengo também conversaram com dirigentes da CBF para demonstrar apoio à ideia.
+ Prefeito coloca o Rio de Janeiro como candidato a receber Mundial de Clubes+ África do Sul manifesta interesse em sediar o Mundial de Clubes+ Japão desiste de sediar Mundial de Clubes de 2021
Emirados Árabes receberam o torneio quatro vezes, a última em 2018, com título do Real Madrid — Foto: REUTERS/Suhaib Salem
Segundo o ge apurou, o plano foi apresentado à Fifa de maneira informal. O Brasil nunca chegou a submeter uma candidatura oficial – ao contrário do que fizeram África do Sul e Emirados Árabes Unidos, que já abrigaram o torneio em 2009, 2010, 2017 e 2018 e são apontados como favoritos por fontes ouvidas pela reportagem.
O Mundial de Clubes de 2021 deve ser o último no atual formato, adotado pela Fifa em 2005. A entidade planeja fazer um reformulação no torneio. A ideia era fazer já em 2021 um Mundial com 24 participantes, na China, mas o plano teve que ser adiado por causa da pandemia.
Esta edição do torneio estava prevista para acontecer em dezembro, no Japão. Mas o país que foi sede das últimas Olimpíadas informou à Fifa que não teria condições de organizar a competição por causa da pandemia.
O fato de a Fifa empurrar o Mundial para janeiro ou fevereiro gerou alívio na CBF, que não vai precisar alterar mais uma vez datas das finais da Copa do Brasil.
Veja a situação de cada uma das copas continentais que dão vaga ao Mundial para seus campeões:
Liga dos Campeões da Uefa
Chelsea campeão.
Libertadores
Está em sua fase semifinal, com as partidas Flamengo x Barcelona-EQU e Palmeiras x Atlético-MG. A decisão é no dia 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu.
Liga dos Campeões da África
Al Ahly campeão.
Liga dos Campeões da Ásia
Está nas quartas de final. A decisão do torneio deve ser apenas no fim do ano.
- Al Hilal (Arábia Saudita) x Persepolis (Irã)
- Al Wahda (Emirados Árabes) x Al Nassr (Arábia Saudita)
- Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) x Nagoya Grampus (Japão)
- Jeonbuk Hyundai (Coreia do Sul) x FC Pohang Steelers (Coreia do Sul)
Liga dos Campeões da Concacaf
A final será entre Monterrey e América-MEX, em jogo único, no dia 28 de outubro.
Liga dos Campeões da Oceania
Em junho, a OFC (Confederação da Oceania) cancelou o torneio pelo segundo ano seguido devido à pandemia do novo coronavírus. A entidade indicou o Auckland City. Último campeão do continente, o Auckland não disputou o Mundial em fevereiro para preservar o isolamento social que era mantido na Nova Zelândia.
Campeão nacional do país sede
A Fifa ainda vai definir nova sede. Caso confirme que será nos Emirados Árabes, o Al Jazira, campeão da temporada 2020/21, será o representante. Se o Al Wahda ganhar a Liga dos Campeões da Ásia, o vice-campeão do torneio continental assume a vaga do campeão nacional. O regulamento do Mundial não permite que um país tenha mais de dois representantes.
Por Martín Fernandez — Rio de Janeiro
Ge.globo.com