Esporte
Endrick se apresenta à Seleção para jogos contra Colômbia e Argentina
Endrick é o quarto mais jovem na história da Seleção; veja como foram estreias
Atacante do Palmeiras está atrás somente de Pelé, Edu e Coutinho, e pode ser o terceiro mais jovem a fazer gol
A precocidade da carreira de Endrick ultrapassou os muros do Palmeiras e chegou até a seleção brasileira. Na lista de Fernando Diniz para os próximos compromissos pelas Eliminatórias, ele se tornou o quarto jogador mais jovem a ser convocado, com apenas 17 anos, atrás somente de Pelé, Edu e Coutinho.
+ Colômbia x Brasil: onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo das Eliminatórias
+ Diniz projeta “futuro brilhante” para Endrick
Agora, há a possibilidade de entrar em outras listas de precoces. Caso jogue pela primeira vez contra Colômbia ou Argentina, Endrick também será o quarto mais jovem a estrear com a amarelinha. Se fizer gol, será o terceiro mais jovem a conseguir o feito.
Mais jovens a entrarem em campo pela Seleção:
- Pelé: 16 anos e 257 dias (1957)
- Edu: 16 anos e 303 dias (1966)
- Coutinho – 17 anos e 28 dias (1960)
- Walter: 17 anos e 136 dias (1931)
- Ronaldo: 17 anos e 186 dias (1994)
Mais jovens a marcarem gol pela Seleção:
- Pelé: 16 anos e 257 dias (1957)
- Edu: 16 anos e 306 dias (1966)
- Ronaldo: 17 anos e 228 dias (1994)
- Coutinho: 17 anos e 323 dias (1961)
- Carvalho Leite: 18 anos e 46 dias (1930)
Endrick no treino da Seleção na Granja Comary — Foto: Ricardo Moraes/Reuters
+ Leia mais notícias da seleção brasileira
Endrick terá 17 anos e 118 dias na data do jogo contra a Colômbia, em Barranquilla, e 17 anos e 123 dias no clássico contra a Argentina, no Maracanã.
Relembre abaixo como foram as primeiras vezes de outros jogadores precoces que marcaram seus nomes na história da Seleção:
Pelé
O Rei do futebol fez sua estreia em 1957, um ano antes de se consagrar no primeiro título de Copa do Mundo conquistado pela Seleção. E logo de cara entrou para jogar o segundo tempo de um clássico contra a Argentina, no Maracanã, no dia 7 de julho.
Diante de cerca de 80 mil pessoas, o jovem de 16 anos substituiu Del Vecchio, também jogador do Santos, e marcou o único gol brasileiro na derrota por 2 a 1 pelo primeiro jogo da Copa Roca, precursora do Superclássico das Américas. Na volta, Pelé foi titular, marcou novamente, e o Brasil venceu por 2 a 0 no Pacaembu para ficar com o troféu.
Pelé em seu primeiro jogo com a camisa da Seleção, em 1957 — Foto: Divulgação
Edu
Fez seu primeiro jogo oficial pela Seleção também aos 16 anos, no dia 5 de junho de 1966. Foi titular em amistoso contra a Polônia, em Belo Horizonte, e o Brasil goleou por 4 a 1, com gols de Tostão, duas vezes, Alcindo e Denilson.
No amistoso seguinte, três dias depois, Edu marcou seu primeiro gol na vitória por 3 a 1 sobre o Peru, no Maracanã. Tostão e Fidélis fizeram os outros, a pouco mais de um mês para a Copa do Mundo daquele ano.
Coutinho
Outro a representar o Santos na lista, estreou usando a camisa 9 contra o Uruguai, no dia 9 de julho de 1960, em jogo válido pela Taça do Atlântico. O Brasil saiu derrotado por 1 a 0 no Estádio Centenário de Montevidéu, mas acabou campeão do torneio.
Coutinho balançou a rede pela primeira vez em seu terceiro jogo, já em 1961, em vitória da Seleção por 2 a 0 sobre o Paraguai, fora de casa, pela Taça Oswaldo Cruz.
Walter
Jogador do SC Brasil, extinto clube do Rio de Janeiro, o meia fez sua estreia aos 17 anos, no dia 6 de setembro de 1931. O Brasil venceu o Uruguai por 2 a 0 nas Laranjeiras, em jogo válido pela Copa Rio Branco. Walter não marcou gols em jogos oficiais com a camisa da Seleção.
Ronaldo
Bem antes de se tornar Fenômeno, o então atacante do Cruzeiro, de 17 anos, fez seu primeiro jogo pela Seleção no dia 23 de março de 1994, logo em vitória por 2 a 0 sobre a Argentina em amistoso disputado no Arruda. Ele entrou na vaga de Bebeto, que havia marcado os dois gols.
Ronaldo, que estaria na lista de convocados para a Copa do Mundo daquele ano, marcou pela primeira vez pouco mais de um mês depois, no dia 4 de maio. O Brasil venceu a Islândia por 3 a 0 em amistoso na Ressacada, também com gols de Zinho e Viola.
Ronaldo fez estreia pela seleção em jogo no Arruda, contra Argentina, em 1994 — Foto: Reprodução
+ Veja a tabela das Eliminatórias
O Brasil encara a Colômbia no estádio Metropolitano nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), pela quinta rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026. Na terça-feira, dia 21, a adversária será a Argentina, às 21h30, no Maracanã.
Com sete pontos, a Seleção ocupa a terceira colocação na competição, atrás de argentinos, com 12, e uruguaios, que também têm sete, os mesmo três gols de saldo, mas marcaram um a mais: 8 a 7. A América do Sul oferece seis vagas diretas para a Copa do Mundo que será disputada na América do Norte (EUA, Canadá e México). O sétimo colocado se classifica para a repescagem.
Por Cahê Mota e Thiago Benevenutte — Teresópolis, RJ
Ge.globo.com