Educação
“ENEM 2020”, dois de aspectos linguísticos: coesão e a coerência
Professor dá dicas sobre coerência textual para a prova de Linguagens do Enem 2020
A prova toda de Linguagens tem 45 questões, com 45 textos, e estudar como analisá-los é essencial para dominar a prova.
Segundo professor Hélcio Aguiar, de Língua Portuguesa, explicou que cada questão da prova de Linguagens do Enem vem acompanhada de um texto. A prova toda tem 45 questões, com 45 textos, e estudar como analisá-los é essencial para dominar a prova de linguagens, que reúne as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, língua estrangeira e tecnologias da informação.
“Há pessoas que vão para essa prova sem saber necessariamente o que é um texto: o texto é uma unidade básica linguística dotada de sentido e fatores”, explicou o professor.
Importante atentar para a palavra sentido: “O que eu quero dizer com sentido? É quando as ideias correspondem aos fatos. O nome disse é coerência”, disse. A coerência textual tem 3 princípios fundamentais:
- Princípio da não tautologia: o texto não pode ser redundante;
- Princípio da não contradição: o texto não pode afirmar algo e depois negar;
- Princípio da relevância: as informações presentes no texto devem ser relevantes, porque se não forem, fere a informatividade do texto.
Para manter na memória: os aspectos e fatores de textualidade são sete:
- Dois de aspectos linguísticos: coesão e a coerência:
- Cinco de aspectos contextuais: informatividade, aceitabilidade, situacionalidade, intencionalidade e intertextualidade;
Por G1 PI, TV Clube