Esporte
Eram quatro jogos sem vencer, sendo três derrotas consecutivas.
Análise: Grêmio tem vitória sobre o Flamengo como símbolo para injetar ânimo no fim do Brasileiro
Sem Suárez, o Grêmio venceu o Flamengo de virada com gols de três jogadores que saíram do banco de reservas
Logo quando a maré estava no sentido contrário e indicava uma noite difícil para os gremistas dormirem, o Grêmio foi contra a lógica. A vitória de virada em cima do Flamengo, com três reservas como heróis, dá uma injeção de ânimo para a reta final do Brasileirão. A reação da última noite reacende a esperança do torcedor, que volta a ver uma vaga na Conmebol Libertadores no fim do túnel.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
RGrêmio 3 x 2 Flamengo | Melhores momentos | 29ª rodada do Brasileirão 2023
Eram quatro jogos sem vencer, sendo três derrotas consecutivas. Para piorar a situação, o poderoso Flamengo, embalado com duas vitórias sob o comando de Tite. Esse cenário ficou ainda pior quando, ainda no primeiro tempo, o Rubro-Negro abriu o placar na lei do ex de Everton Cebolinha.
Leia também
+ Renato explica estratégia e revela pacto de grupo e diretoria
+ Opinião de Maurício Saraiva: A comovente virada do Grêmio
Mas era uma noite para contrariar a lógica. De um lado, Tite olhou para o banco e chamou nomes como Bruno Henrique, Gabigol, Everton Ribeiro e Luiz Araújo. Mas as substituições do ex-técnico da Seleção não surtiram muito efeito.
Quem estava iluminado era Renato. Precisando buscar o gol de empate, o treinador também mexeu. Três dos que entraram foram cruciais e, ao contrário dos flamenguistas, fizeram a diferença. Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique garantiram a vitória que recolocou a equipe no G-6.
R“O Grêmio foi brilhante contra o Flamengo!”, diz Quetelin | A Voz da Torcida
No gramado da Arena ainda tinha um tabu em jogo. Já eram cincos anos sem vencer o Rubro-Negro dentro da Arena. Em 2023, havia sido superado nos três confrontos entre os dois times.
Por todos esses fatos, a vitória chega para lavar a alma e renovar a esperança, principalmente do torcedor. O Grêmio demonstrou um poder de reação no momento da instabilidade e restando 10 rodadas para acabar o Brasileirão. Contra a maior pedra no sapato no passado recente.
Enquanto o Flamengo vencia, o Tricolor era oitavo colocado. Quando virou, voltou para a sexta posição. Externamente, o cenário era de um início de pressão sobre o elenco. Internamente, jogadores, comissão técnica e diretoria selaram um “pacto” para buscar a vaga na Conmebol Libertadores.
Renato foi decisivo na vitória do Grêmio com as mudanças — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
A vitória da maneira que foi dá também confiança para os jogadores, em especial aos que marcaram. Ferreira, por exemplo, foi bem vaiado contra o Athletico-PR. Contra o Flamengo, só deu motivo para aplausos e encerrou um jejum de 10 partidas sem marcar. Ainda entrou para a história com o gol 1000 do Grêmio na era dos pontos corridos.
O elenco como um todo ganha corpo em uma virada com gols de atletas que saíram do banco de reservas. Esse moral elevado pode ser fundamental para o Grêmio restando pouco mais de um mês para o fim da temporada.
Agora faltam nove jogos para alcançar o grande objetivo da temporada. O Grêmio mostrou que se fechou e está pronto para superar as dificuldades que podem vir. O próximo desafio? A sequência longe de casa. Mas para quem venceu o poderoso Flamengo mesmo cheio de desfalques, mais nenhuma barreira assusta.
Por João Victor Teixeira — Porto Alegre
Ge.globo.com