Comercio
Essa culinária vem se aperfeiçoando e ganhando traços mais sofisticados, de alta gastronomia.
Chefes paulistas conhecem sabores da gastronomia piauiense
A conexão Piauí-São Paulo busca revelar a cozinha do Piauí a importantes nomes da gastronomia brasileira
Um dos principais traços culturais do Piauí é sua gastronomia, que traz marcas dos costumes do seu povo e das suas atividades econômicas, como a criação de gado. Essa culinária vem se aperfeiçoando e ganhando traços mais sofisticados, de alta gastronomia. Como forma de tornar os pratos piauienses mais conhecidos pelo restante do Brasil, um dos restaurantes que se destaca pela valorização da culinária piauiense promove, nesta sexta (27) e sábado (28), uma visita de chefes paulistas ao Estado na Conexão Piauí-São Paulo.
O encontro é promovido pelo restaurante Piancó, da chef Lorena Dayse, piauiense que ficou conhecida por ser vice-campeã do programa Masterchef. O local se destaca pela valorização da história e sabores da cozinha tradicional piauiense com o uso de técnicas da alta gastronomia. A profissional tem ainda o Made In Piauí, que segue a mesma linha de cozinha piauiense contemporânea.
A Conexão Piauí-São Paulo tem o apoio do Governo do Estado e mostrará o melhor dos sabores do Estado a importantes nomes da gastronomia brasileira. É o caso da jornalista Fernanda Meneguetti, crítica gastronômica que escreve para os principais sites e revistas de circulação nacional, como Claudia, Marie Claire, Prazeres da Mesa, GQ, VIP, Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo e UOL.
Também integra o grupo as chefes Janaina Rueda e Viviane Gonçalves. A primeira atua na valorização e resgate das raízes da cozinha brasileira, tanto que venceu o prêmio “Ícone 2020”, concedido pelo ranking The Latin America’s 50 Best Restaurants. Ao lado do esposo, Jefferson Rueda, eles são proprietários do Bar da Dona Onça e do restaurante A Casa do Porco, ambos em São Paulo. Esse último é considerado o 4º melhor restaurante da América Latina e único restaurante brasileiro entre os 50 melhores do mundo no The World’s 50 Best Restaurants, e que, atualmente, ocupa a 39º posição.
Já a premiada Viviane Gonçalves teve experiências internacionais na Inglaterra e China e hoje comanda o ChefVivi, restaurante na Vila Madalena, em São Paulo. Suas marcas são a culinária com devoção e a busca pela sustentabilidade.
Acompanha ainda a visita o médico cardiologista e um dos sócios do Incor, Sérgio Timerman, que é entusiasta da iniciativa, apaixonado por gastronomia e colabora neste caminho de descoberta da gastronomia do Piauí.
Lorena Dayse explica que as chefs vão trazer um pouco da gastronomia delas e conhecer e levar um pouco da culinária piauiense. “O Piauí é pouco visto gastronomicamente pelo restante do País. Dentro do cenário nacional, a gastronomia do Estado nunca teve visibilidade lá fora. E o nosso propósito com essa conexão é trazer as pessoas de São Paulo para provarem da nossa gastronomia, favorecer essa descoberta e permitir que eles levem o Piauí como uma das gastronomias de ponta do Brasil”, comenta a realizadora do encontro.
A chef ainda explica que, na oportunidade, será apresentado aos especialistas o menu degustação denominado “Energia da Terra”, que segundo Lorena é um passeio pela gastronomia piauiense. “Tem carne de sol, creme de galinha, só que tudo dentro da cozinha contemporânea. São pratos que ressaltam nossos ingredientes e receitas típicas de uma forma totalmente diferente, usando técnicas de alta gastronomia”, destaca Dayse, que reforça o propósito que, ao fim da visita, eles compartilharem o que viram e sejam multiplicadores das informações sobre a gastronomia do Piauí.A chef ainda explica que, na oportunidade, será apresentado aos especialistas o menu degustação denominado “Energia da Terra”, que segundo Lorena é um passeio pela gastronomia piauiense. “Tem carne de sol, creme de galinha, só que tudo dentro da cozinha contemporânea. São pratos que ressaltam nossos ingredientes e receitas típicas de uma forma totalmente diferente, usando técnicas de alta gastronomia”, destaca Dayse, que reforça o propósito que, ao fim da visita, eles compartilharem o que viram e sejam multiplicadores das informações sobre a gastronomia do Piauí.
Repórter: Aleidiano Sabino
Pi.gov.br