Teresina-Piaui
(ETA) da Agespisa rompeu e deixou pelo menos sete cidades do Piauí sem água.
Teresina tem abastecimento comprometido e 7 cidades do PI ficam sem água
Na capital piauiense, houve apenas uma redução no desempenho da conjuntos de bombas do complexo Estação de Tratamento de Água – ETA Sul. Já em 7 cidades do estado houve uma interrupção do abastecimento devido ao rompimento de uma adutora.
Uma adutora de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) da Agespisa rompeu no final da tarde dessa segunda-feira (17) e deixou pelo menos sete cidades do Piauí sem água. Já na capital piauiense, a empresa Águas de Teresina informou que houve uma queda no desempenho do conjunto de bombas do complexo Estação de Tratamento de Água – ETA Sul e que isso comprometeu o abastecimento de vários bairros.
Os municípios afetados pelo rompimento da adutora são: Anísio Abreu (apenas o povoado Minador), Bonfim do Piauí, Dirceu Arcoverde, São Brás do Piauí, São Lourenço, São Raimundo Nonato e Várzea Branca.
A Agespisa alegou que, devido à complexidade do serviço, não há previsão para a retomada do abastecimento. Em nota, também foi informado que o trecho da adutora onde houve o rompimento foi construído por outra empresa pública e que o material utilizado é de qualidade inconsistente e que, rotineiramente, apresenta defeitos.
Em relação à redução do desempenho das bombas da ETA Sul em Teresina, a empresa esclareceu que o serviço é de alta complexidade e que deve ser finalizado ainda nesta terça-feira (18). A previsão é que o abastecimento seja restabelecido de forma gradativa, à medida que os reservatórios forem reabastecidos.
A empresa ressaltou que em regiões mais altas, o tempo de resposta é mais demorado. A manutenção emergencial não afetará os bairros situados na Grande Santa Maria da Codipi e adjacências.
Por G1 PI