Esporte
Fernando Rufino e Giovane Vieira com as medalhas da canoagem
Fernando Rufino conquista medalha de ouro no VL2; Giovane é prata no VL3
Brasileiro conquista a segunda medalha paralímpica do país na modalidade, e dupla ainda tem chance na final do VL3, nesta sexta-feira
Fernando Rufino é campeão paralímpico na categoria VL2 da canoagem de velocidade das Paralimpíadas de Tóquio. Com tempo de 53,077s, o brasileiro venceu a decisão, seguido por Steven Haxton (EUA) e Norberto Mourão (POR). O também brasileiro Luis Carlos Cardoso terminou na 7ª posição.
Fernando Rufino e Giovane Vieira com as medalhas da canoagem — Foto: Miriam Jeske/CPB
Histórico! Fernando Rufino conquista o primeiro ouro brasileiro na paracanoagem!
+ As sete vidas de Fernando Rufino: canoísta é um dos favoritos ao pódio nas Paralimpíadas
+ Confira o quadro de medalhas das Paralimpíadas de Tóquio
+ Confira a agenda dos Jogos Paralímpicos
Quem também fez bonito foi Giovane Vieira da Paula, que conquistou a prata na final do VL3. O ouro foi do australiano, e grande favorito, Curtis McGrath. Stuart Wood, da Grã-Bretanha, completou o pódio.
Fernando Rufino com a medalha de ouro — Foto: Miriam Jeske/CPB @miriamjeske.photo
O caubói largou na raia 4, por ter feito o melhor tempo da primeira fase, mas do lado tinha o americano Steven Haxton que bateu o melhor tempo paralímpico (que era do brasileiro) na semifinal. Mas não deu chances aos rivais, com excelente largada, Rufino já abriu vantagem logo nos primeiros metros.
Confira o pódio de Fernando Rufino, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro na canoagem paralímpica!
Dali para frente, só ampliou a diferença e venceu com o melhor tempo paralímpico. Fernando garantiu a 21ª medalha de ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio, isso porque Thiago Paulino perdeu o título do arremesso de peso F57 na revisão.
+ Confira guia com o melhor da programação das Paralimpíadas de Tóquio
+ Entenda as classes funcionais das Paralimpíadas
+ Conheça todas as modalidades das Paralimpíadas 2020
+ Entenda por que não é bacana chamar atletas das Paralimpíadas de exemplos de superação
Fernando Rufino é ouro na canoagem — Foto: Miriam Jeske/CPB @miriamjeske.photo
Fernando Rufino estreia nos Jogos Paralímpicos, depois de ficar fora da Rio-2016 por conta de um problema cardíaco, mas chegou como um dos favoritos à Tóquio. Após ficar apenas com a quinta colocação na decisão do KL2, fez bonito no VL2 e não deu chance aos rivais.
Conhecido como caubói, Rufino é atual campeão mundial tanto do KL2 quanto do VL2, títulos que renderam a ele a vaga para disputar as Paralimpíadas. Antes do problema cardíaco, que o tirou dos Jogos do Rio, Fernando sobreviveu a um acidente de trânsito e também a ser atingido por um raio.
Paralimpíadas: o peão de rodeio que virou campeão mundial de canoagem
Giovane Vieira é prata
Além de Fernando Rufino, outros dois brasileiros entraram para a final no Va’a, mas na categoria VL3. Giovane Vieira fez uma provaça e garantiu a medalha de prata, atrás apenas do australiano Curtis McGrath.
Giovane Vieira recebe a medalha de prata da VL3 — Foto: Miriam Jeske/CPB
Caio Carvalho e Giovane Vieira fizeram os dois melhores tempos da semifinal, depois de não conseguirem vencer suas respectivas baterias na primeira rodada. Com o segundo e o terceiro melhores tempos da semi, a dupla avançou à disputa de medalha.
Giovane Vieira de Paula conquista a prata na VL3 200 mx da paracanoagem!
Na decisão, tinha pela frente um confronto muito duro em Curtis McGrath (AUS), o grande favorito da categoria. E o australiano provou isso na bateria, depois de começar atrás, assumiu a ponta no meio e foi até o fim. Dono do melhor tempo da semi, Stuart Wood ficou com o bronze.
Confira o pódio de Giovane Vieira de Paula, prata na VL3 200 mx da canoagem paralímpica!
Giovane, por outro lado, fez excelente largada e desde o começo da prova esteve sempre entre os três primeiros. Depois de uma grande semifinal, Vieira soube manter o ritmo e garantir a segunda posição. Bronze em 2016, Caio ficou com a 7ª posição.
Por Redação do ge — Tóquio, Japão