ELEIÇÕES 2024
“Firmino dizia que escolher o partido certo era 50% da eleição de um vereador.
Sem chapas formadas, grupos ligados a Pessoa e Fábio Novo reclamam
O ex-prefeito Firmino Filho era conhecido por ser um exímio formador de chapas. A essa altura do campeonato – pouco menos de um ano para o pleito de 2024 – as chapas sob o guarda-chuva do Palácio da Cidade tucano já estavam desenhadas, é que o que lembram os vereadores que estiveram com o tucano em uma das suas três gestões na capital. Hoje o clima é outro. “Firmino dizia que escolher o partido certo era 50% da eleição de um vereador. Hoje acho que é 70%”, desabafou um parlamentar à coluna. Tanto os nomes ligados à PMT quanto aqueles que apoiarão o petista Fábio Novo reclamam da demora na definição das chapas proporcionais. “Isso passa muita insegurança”, admitiu um vereador da base governista, ligado ao PT.
______________________________________________________
Esperando até hoje
Começando pelos vereadores e suplentes que anunciaram apoio a Fábio Novo, o muxoxo é um só: “Ainda não construíram as chapas prometidas. Ficam vários nomes soltos tentando ir pra partido pequeno, até do Palácio da Cidade. Estão levando no ‘embromation’”, criticou um apoiador fiel de Novo, preocupadíssimo com a viabilidade da sua própria eleição, naturalmente. Mesmo com estrutura, o vereador sabe que sem a chapa certa, pode ter muitos votos e não ser eleito. É raro, mas acontece com frequência?
______________________________________________________
Quem é que manda?
Os pré-candidatos ainda questionam quem é o formador de chapas do grupo de Fábio Novo: “Não tem. Perguntei pro (Washington) Bonfim se era ele, mas ele disse que não era papel dele. O (Marcelo) Nolleto não tem tempo pra isso. Tem que ter alguém com bala na agulha, que diga o que pode fazer e faça. Estamos preocupados, a única chapa que tem até agora é a da federação”, argumentou, em off, um vereador governista à coluna.
______________________________________________________
A revolta das chapas
Se a federação do PT prevê eleger pelo menos seis vereadores, o Palácio da Cidade pode eleger até sete no chapão do Republicanos na capital – caso tenha mesmo chapão, há controvérsias entre os próprios componentes do grupo. O clima é de indefinição, tanto que essa semana um vereador foi convencido a não pedir desfiliação da sigla a qual está ligado hoje. Motivo: “Estão tentando montar uma segunda chapa pequena e não vamos aceitar”, frisou à coluna.
______________________________________________________
Lista das chapas no Palácio da Cidade (até agora)
A coluna conseguiu a lista com as prováveis composições das duas chapas de vereadores ligados a Dr. Pessoa. São elas:
P. S: Os asteriscos, que apontam ressalvas, são originais das listas feitas pelos vereadores. A coluna optou por mantê-los.
Chapão do Palácio da Cidade
Sigla provável: Republicanos ou PL
Meta: eleger 7 vereadores
Teresinha Medeiros
Joaquim Caldas *
Neto Angelim
Leonardo Eulálio
Luís André
Thanandra Sarapatinhas *
Valdemir Virgino
Samuel Alencar – filho de Jeová Alencar
Caio Bucar
Thiago Duarte
Ana Fidelis – igreja
James Guerra
Roncallinho
Alan Cavalcante (Semcasp)
Gustavo Gaioso
Nomes indicados pela igreja – 15 candidatos
Total: 65 mil votos (fora os 15 nomes), sendo necessário 15 mil votos para fazer 80 mil votos e obter 7 vagas.
Chapa média do Palácio da Cidade
Sigla provável: PRTB
Meta: eleger 5 vereadores
Renato Berger
Alan Brandao
Markim Costa
Bruno Vilarinho
Carlos Ribeiro (Defesa Civil)
Levino
Inácio Carvalho
Zé Filho
Lucas Pereira
*Paulo Roberto iluminação
Graça Amorim
*Maykon Silva (fundação Wall Ferraz)
Michel Saldanha
Bruno Pessoa (Strans)
*Juca Alves (asfalto)
Ximenes (Semdec)
Joninha (ou esposa)
Camila Rosado
Totalizando: 20 nomes, cinco vereadores; cinco suplentes; cinco secretários e três diretores. Chapa com 15 homens e quatro mulheres, somando expectativa de 57 mil voto. Faltam ainda 11 nomes para fazer 70 mil votos e obter seis 6 vagas.
______________________________________________________
Vai sair ou não vai?
E a federação Progressistas/Republicanos/ União Brasil, sai ou não sai? Uma fonte do andar de cima do Progressistas disse à coluna que sai. E por que não aconteceu ainda? Questões jurídicas, já que não seria possível fazer primeiro a federação com o Republicanos (mais adiantada), para seguir depois com a do União Brasil. É que os quatro anos da validade da federação começa a contar a partir da primeira. “Só pode fazer de uma vez”, explicou o político.
______________________________________________________
Em fevereiro resolvemos
“Uma coisa em Brasília que todo mundo dá como certa é a federação, o que vale é o voto de deputado”, resumiu o parlamentar à coluna. O momento oportuno para sacramentar a federação deve acontecer em fevereiro, quando Antônio Ruêda assumir a presidência nacional do União Brasil no lugar de Luciano Bivar. Ruêda é próximo do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas. O Palácio da Cidade, o deputado estadual Jeová Alencar e o deputado federal Jadyel Alencar acompanham tudo com atenção redobrada, a coluna supõe…
______________________________________________________
Pessoinha na Semgov
O presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, pode ser o novo secretário municipal de Governo. Pelo menos é isso que vai pedir um grupo de vereadores em conversa ainda essa semana com o prefeito Dr.Pessoa. “Vamos pedir porque precisamos resolver nossas questões”, explicou um vereador, em reserva, à coluna. Na prática, Pessoinha já vem atuando como interlocutor entre o Palácio da Cidade e ala da Câmara de Teresina. Mas (sempre tem um “mas”), para onde o prefeito realocaria o atual secretário, Admilson Lustosa?
______________________________________________________
Se conselho fosse bom
A grande questão da vida não é quem trabalha mais. Basta ir à rua e você verá milhares de pessoas se esforçando arduamente para ganhar a vida sem conseguir mais do que o pão de cada dia. O segredo é o que fazer, com quem e quando. Depois que alcançar o sucesso, não deixe que os outros lhe coloquem carimbos definitivos. Quando acharem que lhe conhecem e podem prever seus próximos passos, redefina o jogo, se reinvente e crie um personagem completamente novo para si.
______________________________________________________
Cifrada da Nitroglicerina Pura
Dois vereadores explosivos em Teresina estão em rota de colisão e o embate não deve deixar pedra sobre pedra. Tudo começou quando um vereador, amigo de ambos, se dirigia a uma confraternização no final de semana, momento em que foi alertado ao telefone por um experiente político: “Te prepara para separar uma briga lá!”. Resumindo, os dois explosivos vereadores disputam quem vai levar mais gente para sua chapa: brigam pelos mesmos nomes na composição. Um deles desabafou a um parlamentar no meio da confra: “Vou dar um murro no X hoje!”. O outro prometeu que vai pedir a palavra na próxima sessão para expor o colega, ao vivo. O colega (eufemismo) garante que vai dar a tréplica à altura. Promete!
______________________________________________________
Foto do dia
O senador piauiense Ciro Nogueira foi um dos presentes na comitiva do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei. Lula optou por não ir ao encontro de Milei – que fez duras críticas ao petista durante a campanha – e foi representado pelo ministro das Relações Exteriores, o chanceler Mauro Vieira. A comitiva também contou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de quem Ciro pode vir a ser vice-presidente em uma eventual chapa da direita para o Palácio do Planalto em 2026. O projeto nacional de Ciro segue sendo tocado.
______________________________________________________
A frase para pensar:
“Se você não consegue explicar de forma simples, não conhece o assunto bem o suficiente”, Albert Einstein, físico teórico alemão.
Sávia Barreto
Cidadeverde.com