SIGA O 24H

Esporte

Fluminense x Grêmio marca mais um reencontro de Roger e Felipão

Publicado

em

Compartilhar isso...

Fluminense x Grêmio: pupilo de Felipão, Roger reencontra técnico e busca 1ª vitória sobre o mentor

Com caminhos cruzados na carreira, treinadores travam neste sábado o 4º duelo entre eles

Fluminense x Grêmio deste sábado, às 21h (de Brasília) no Maracanã, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, vai marcar o reencontro entre um mentor e seu pupilo: Felipão e Roger Machado. O atual comandante gremista foi o primeiro técnico do ex-lateral como profissional.

Em 1993, Felipão também comandava o Grêmio quando pinçou na base o ala de então 18 anos. E o deu a ingrata missão de marcar o craque Edmundo em um jogo contra o Palmeiras. O lateral-esquerdo não só executou a tarefa, como foi campeão gaúcho, da Copa do Brasil, do Brasileiro e da Libertadores com o treinador, que se tornou uma das referências para ele seguir a carreira de técnico.

E as carreiras dos dois à beira do campo coincidentemente tiveram caminhos cruzados em diferentes momentos. Quando Felipão entregou o cargo no Grêmio em 2015, Roger foi o escolhido para substituir o comandante no clube. Três anos depois, os papéis se inverteram: em 2018, após Roger ser demitido pelo Palmeiras, Luiz Felipe Scolari foi contratado para herdar o posto deixado pelo pupilo.

Apesar de serem de diferentes gerações, eles também já se enfrentaram à beira do gramado. Foram só três oportunidades, mas com um retrospecto favorável ao mais experiente: Felipão, de 72 anos, nunca perdeu para Roger, de 46. Após não conseguir no comando do Novo Hamburgo e do Bahia, o pupilo vai em busca de sua primeira vitória sobre o mentor, agora com o Fluminense.

Relembre os duelos entre eles até aqui:

Roger Machado 0 x 1 Felipão

O primeiro confronto aconteceu no Estádio do Vale, no dia 25 de março de 2015, em jogo da antepenúltima rodada do Campeonato Gaúcho. O Grêmio de Felipão liderava o Estadual, enquanto o Novo Hamburgo de Roger Machado era o oitavo, na última posição dentro da zona de classificação. Em um jogo truncado e com dois gols anulados do Tricolor, o que decidiu foi uma falha: o goleiro Jandrei aceitou um chute de fora da área de Ramiro. Com o resultado, o Grêmio manteve a ponta e carimbou sua vaga nas quartas de final, enquanto o Novo Hamburgo caiu para nono.

Felipão 1 (6) x (5) 1 Roger Machado

00:00/06:00

Grêmio vence Novo Hamburgo nos pênaltis pelo Gauchão

A revanche de Roger não tardou a acontecer. O Novo Hamburgo se recuperou na última rodada e conseguiu se classificar em sétimo lugar, posição que o colocou nas quartas de final diante do Grêmio, que perdeu a liderança para o Inter. Em jogo único na Arena no dia 9 de abril, desta vez o time de Roger conseguiu furar a forte defesa gremista na bola parada: gol de falta de Fred. Mas a equipe de Felipão, que teve gol anulado, pênalti perdido e duas bolas na trave, arrancou o empate com Geromel. O 1 a 1 levou a disputa para os pênaltis, e o goleiro Marcelo Grohe virou herói ao defender duas cobranças.

Felipão 2 x 2 Roger Machado

00:00/04:33

Em jogo com polêmicas do VAR, Palmeiras e Bahia empatam por 2 a 2

O terceiro e último confronto até aqui demorou quatro anos. Os dois se reencontraram no dia 11 de agosto de 2019, na Arena Palmeiras, em jogo da 14ª rodada do Brasileiro. O Palmeiras de Felipão abriu o placar com Dudu e controlava a partida até ficar com um a menos após a expulsão de Felipe Melo no fim do primeiro tempo. Na etapa final, o Bahia de Roger estufou a rede duas vezes em pênaltis marcados pelo VAR e convertidos por Gilberto. Mas entre uma cobrança e outra, Dudu também fez mais um, e o resultado foi pior para o Alviverde, que perdeu a chance de encostar no líder Santos.

podcast ge Fluminense está disponível nas seguintes plataformas:

Por Felipe Siqueira e Thiago Lima — Rio de Janeiro

Ge.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade