Cultura
(FMC) divulga a lista com os sete artistas selecionados para o Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais
Monsenhor Chaves divulga selecionados para Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais
Há poucos dias de encerrar um ano repleto de desafios para toda a classe artística, a Fundação Monsenhor Chaves (FMC) divulga a lista com os sete artistas selecionados para o Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais. Em sua quinta edição, o projeto tem como objetivo promover uma imersão dos artistas selecionados no centro de Teresina e favorecer a revitalização daquela região.
Promovido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o Prêmio vem se consolidando nos últimos anos como uma grande oportunidade para artistas de todo o estado. A proposta é integrar as manifestações artísticas visuais no Mercado Velho e no seu entorno, evidenciando as questões históricas, estéticas e antropológicas do centro da cidade.
“A cada ano a concorrência tem aumentado, não só no número de participantes, mas na qualidade e originalidade dos projetos propostos, o que tem dificultado bastante o trabalho da comissão. Esses são grandes indícios de que essa iniciativa pública tem dado resultados muito positivos”, afirma Guga Carvalho, coordenador de Artes Visuais da FMC.
O edital, lançado no início do ano, teve de ser adiado devido à pandemia da Covid-19. No entanto, as inscrições, que eram online, seguiram acontecendo. O resultado contemplou sete artistas que receberão um prêmio no valor de R$ 7 mil para desenvolverem seus trabalhos de pesquisa no período de junho de 2021, tempo estimado para que a situação pandêmica esteja mais estabilizada no país.
Em ordem alfabética, os participantes escolhidos são: Andrey Zignnatto, Babidú Barboza, Deusa Melo, Júnior Pimenta, Lia Brito, Narciso e Yana Tupinambá.
A exposição das obras está prevista para julho de 2021.
pmt.pi.gov.br