Esporte
Gabigol começou no banco contra o Ceará e só teve uma boa chance na partida
Pontaria prejudica o Flamengo, que nos últimos três jogos finalizou 51 vezes e fez só um gol
No restante do Brasileiro, time precisou em média de nove chutes ao gol para marcar. Números de Everton Ribeiro caem
O Flamengo não venceu seus últimos três jogos, não teve um bom desempenho e viu a disputa pelo título ficar mais difícil. Para tentar vencer o Goiás na próxima rodada, o técnico Rogério Ceni busca soluções. Mas qual o principal motivo para queda de rendimento após seis partidas de invencibilidade?
+ Diego Alves avança etapa e reforça plano de voltar ao Flamengo contra o Goiás
Gabigol começou no banco contra o Ceará e só teve uma boa chance na partida — Foto: André Durão / ge
Os números dão um panorama do que foi o Flamengo contra Fortaleza, Fluminense e Ceará: o time teve o total de 51 finalizações, mais do que sua média no campeonato, mas fez apenas um gol. Pontaria muito ruim. Antes destes últimos três jogos, a equipe precisava de, em média, nove finalizações para fazer um gol, segundo dados do Espião Estatístico*.
– Os times adversários aproveitam as poucas oportunidades que têm e convertem em gol. A bola entrar ou não é difícil responder o porquê. Time joga contra adversários fechados e isso é mais difícil. Temos tentado de tudo, mas infelizmente não vem dando certo e a responsabilidade é minha – disse Ceni após a derrota para o Ceará.
Apesar das críticas – inclusive de Rogério Ceni – sobre a apatia do time, principalmente no primeiro tempo contra o Ceará, isso não se traduziu no número de desarmes, por exemplo. Nos últimos três jogos a média foi de 20, e no restante do Brasileiro, 15.
Flamengo nos últimos 3 jogos:
- 1 gol marcado (0,33/jogo)
- 4 gols sofridos (1,33/jogo)
- 51 finalizações (17/jogo)
- 1 gol a cada 51 finalizações
- 60 desarmes (20/jogo)
Flamengo no Brasileirão 2020 em 28 jogos:
- 47 gols marcados (1,68/jogo)
- 39 gols sofridos (1,39/jogo)
- 424 finalizações (15,1/jogo)
- 1 gol a cada 9 finalizações
- 424 desarmes (15,1/jogo)
Everton Ribeiro também tem queda de rendimento
Motorzinho e um dos pilares do setor criativo do Flamengo, Everton Ribeiro passa por uma má fase técnica, que se acentuou nas últimas três partidas e influenciou no desempenho coletivo do Flamengo.
Everton Ribeiro contra o Ceará — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Contra Fortaleza, Fluminense e Ceará, o camisa 7 teve queda em quase todos os fundamentos em comparação com sua média no Brasileiro: além de não ter feito gol ou dado assistência, teve menos finalizações e passes para finalizações.
– Na minha concepção é um atleta diferenciado. Pode não estar produzindo o que produziu no auge, mas é muito importante – disse Ceni.
Everton Ribeiro nos últimos 3 jogos:
- 239 minutos em campo (80 minutos/jogo)
- Nenhum gol ou assistência
- 4 finalizações (1,33/jogo)
- 3 assistências para finalizações (1/jogo)
Everton Ribeiro no Brasileirão 2020:
- 23 jogos (21x titular, 2x reserva)
- 1.886 minutos em campo (82 minutos/jogo)
- 6 gols
- 2 assistências
- 35 finalizações (1,5/jogo)
- 36 assistências para finalizações (1,6/jogo)
Na próxima segunda-feira, o Flamengo enfrenta o Goiás, no estádio da Serrinha. A equipe está em quarto lugar com 49 pontos, sete a menos do que o líder São Paulo, mas tem um jogo a menos – o duelo com o Grêmio, válido pela 23ª rodada.
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Bruno Saldanha, Caio Carvalho, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.
Por Fred Huber — Rio de Janeiro / Globoesporte.globo.com