Esporte
Henrique Fernandes analisa Palmeiras x Cruzeiro pela 19ª rodada do Brasileirão
Palmeiras x Cruzeiro: rivais há oito anos, Abel e Pepa fazem primeiro duelo fora de Portugal; veja histórico
Técnico do Palmeiras leva vantagem, mas comandante cruzeirense conseguiu uma vitória que o garantiu na elite portuguesa
Palmeiras e Cruzeiro fazem um dos clássicos nacionais no fechamento do primeiro turno (clique aqui e saiba mais). Duelam no Allianz Parque, na segunda-feira, 19h (de Brasília), em uma partida que marcará o reencontro de Abel Ferreira e Pepa, técnicos portugueses que rivalizam há oito anos.
ReHenrique Fernandes analisa Palmeiras x Cruzeiro pela 19ª rodada do Brasileirão
+ Notícias do Cruzeiro
+ Notícias do Palmeiras
Pela primeira vez em suas carreiras, os dois treinadores se enfrentarão fora daquele país. Em Portugal, duelaram no campeonato e na copa nacional, além da segunda divisão. Abel leva a melhor, mas Pepa conseguiu aquela que talvez tenha sido a vitória mais importante do confronto com o compatriota.
Pepa, técnico do Cruzeiro, durante treinamento na Toca da Raposa — Foto: Gustavo Aleixo
A temporada 2016/2017 foi a primeira dos dois técnicos na primeira divisão de Portugal. Ambos iniciaram trabalhos no decorrer do campeonato. Pepa no Tondela e Abel comandando o Braga nos últimos cinco jogos.
A rodada final colocou os dois frente a frente. O Braga não tinha mais aspirações no Português, mas o Tondela entrou em campo na zona de rebaixamento. O time de Pepa, que havia embalado na reta final da competição, venceu por 2 a 0 e garantiu permanência na elite.
Abel Ferreira passa orientações com Dudu ao fundo em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco
Foi a única vitória do treinador cruzeirense contra Abel Ferreira. Os dois ainda se enfrentaram em sete oportunidades, com seis triunfos do atual técnico do Palmeiras e um empate. Enquanto Abel somente dirigiu os times A e B do Braga, o atual comandante do Cruzeiro também duelou sob comando do Feirense, na temporada 2015/2016.
Situação no Brasil
Abel e Pepa têm situações distintas no futebol brasileiro. O comandante do Palmeiras é considerado um dos principais técnicos da América do Sul e cotado para substituir Tite na seleção brasileira. O cruzeirense ainda dá os primeiros passos no Brasil.
Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em 2020, após passagem pelo PAOK, da Grécia. Foi contratado logo após Jorge Jesus fazer sucesso no Flamengo e já superou as conquistas do compatriota, sendo considerado por muitos como o principal técnico da história do clube paulista. São duas Libertadores, um Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e dois Paulistas.
Pepa, por sua vez, chegou ao Cruzeiro em março deste ano, como uma aposta no processo de reestruturação. Uma das principais peças no departamento de futebol responsável por manter o time na elite, após três anos na Série B. Até o momento, são 22 jogos, com sete vitórias, sete empates e sete derrotas.
Duelos entre Abel e Pepa em Portugal
2015/2016
- Braga B 1×1 Feirense (Segunda Divisão)
- Feirense 1×2 Braga B (Segunda Divisão)
2016/2017
- Tondela 2×0 Braga (Português)
2017/2018
- Tondela 1×2 Braga (Português)
- Braga 1×0 Tondela (Português)
2018/2019
- Braga 3×0 Tondela (Português)
- Tondela 0x1 Braga (Português)
- Braga 2×1 Tondela (Taça da Liga)
Por Redação do ge — de Belo Horizonte