Geral
“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama
Lula diz que Vale ‘nada fez’ para reparar destruição em Brumadinho; presidente tenta emplacar Mantega na empresa
Petista defendeu fiscalização para que não ocorram novas tragédias na exploração mineral
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira, em postagem nas redes sociais, a atuação da Vale para reparar a destruição provocada pela tragédia de Brumadinho (MG), em 2019. O líder petista tem determinado a auxiliares que articulem a indicação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para um posto de comando da companhia.
- Dança das cadeiras: Presidente do PT defende indicação de Mantega para conselho da Vale
- ‘Enem dos concursos’: MPF processa União em R$ 5 milhões por não prever cotas para trans em cargo mais bem pago
O colunista Lauro Jardim mostrou na quarta-feira que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem ligado para acionista da Vale em nome de Lula e pedido a nomeação de Mantega para o comando da companhia.
“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias como Brumadinho e Mariana”, postou Lula.
O rompimento da barragem, que poderia ser evitado segundo as autoridades, se concretizou às 12h28 do dia 25 de janeiro de 2019 e se tornou a maior tragédia humanitária do Brasil, com 270 mortos, inclusive duas grávidas, e a contaminação de mais de 300 quilômetros do Rio Paraopeba, atingindo a população de 26 cidades.
Por O GLOBO — Brasília