Saúde
(HUT) desenvolve ações de sensibilização para reforçar o Dia Nacional de Doação de Órgãos
Servidores e acompanhantes de pacientes da unidade participaram de uma sensibilização para doação de órgãos e tecidos para transplantes.
HUT trabalha a conscientização para a doação de órgãos
Referência em urgência e emergência de alta e média complexidade, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) desenvolve ações de sensibilização para reforçar o Dia Nacional de Doação de Órgãos celebrado em 27 de setembro.
Nesta sexta (30), servidores e acompanhantes de pacientes da unidade participaram de uma sensibilização para doação de órgãos e tecidos para transplantes. Os temas abordados buscaram esclarecer e orientar para abertura de protocolo em suspeitas de morte encefálica, aumentando as chances de novos transplantes; troca de conhecimentos sobre o Sistema Nacional de Transplantes; além de conscientizar a população sobre a necessidade da doação de órgãos.
“Os profissionais de saúde atuam como multiplicadores de informações junto à sociedade e familiares. Por isso, precisamos esclarecer todas as dúvidas para que continuem como porta-vozes para essa grande mobilização sobre o ato de doar órgãos”, destacou o médico Fábio Marcos, diretor geral do HUT.
Para Danilo Luz, médico coordenador da CIHDOTT, a autorização para doação de órgão é dada pela família do paciente com morte encefálica. “Portanto, é fundamental que você manifeste a vontade de ser doador a familiares. Diga em casa e a seus amigos que você quer ser um doador. Não é necessário deixar nada por escrito. Basta apenas comunicar o desejo da doação”, explicou.
O HUT atuará como captador de órgãos para transplantes. A instituição mantém a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Trata-se de um grupo multiprofissional que tem como responsabilidade acolher a família do paciente com morte encefálica, explicar como funciona a doação de órgãos, quais os benefícios que ela gera e como os familiares devem proceder para autorizar. A CIHDOTT existe para que o processo de doação funcione, seja ágil, eficiente e atue de acordo com os parâmetros éticos e morais.
Realizado pela Unidade de Educação Continuada e Comissão de Transplante e Captação de Órgãos, em parceria com a Central Estadual de Transplantes, a mesa redonda marcou o encerramento das ações do Setembro Verde, mês oficial de sensibilização sobre a doação de órgãos.
Pmt.pi.gov.br