Cidade
Já a adesão do piauiense à independência foi consolidada no dia 24 de janeiro de 1823
Governador cumpre agenda alusiva aos 201 anos de adesão do Piauí à independência em Oeiras, nesta quarta (24)
Programação inclui agenda militar, religiosa e solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito da Renascença
O governador Rafael Fonteles cumpre agenda em Oeiras, nesta quarta-feira (24), onde participa de solenidades e cerimônias religiosas alusivas aos 201 anos de adesão do Piauí à independência brasileira. Na data, 31 pessoas serão homenageadas com comendas da Ordem Estadual do Mérito da Renascença.
A agenda inicia cedo, às 8h, com as Honras Militares e Aposição de Corbelha de Flores na Estátua de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba. Já às 8h30, ocorre o Culto em Ação de Graças, na Primeira Igreja Batista do município. Encerrando a agenda religiosa, ocorre a Missa em Ação de Graças, marcada para 9h15.
A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, em Oeiras, será às 10h. A cerimônia será no Auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes. Dos 31 homenageados, serão condecorados seis cavaleiros, cinco comendadores e 20 oficiais.
A Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do governo do Piauí.
Já a adesão do piauiense à independência foi consolidada no dia 24 de janeiro de 1823, em Oeiras, quando o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o famoso Visconde da Parnaíba, destituiu autoridades portuguesas em Oeiras e assumiu a presidência da Província do Piauí. Desta forma, o Estado rompeu as relações com Portugal.
Pi.gov.br