SIGA O 24H

Esporte

Jogadores de 19 times da Série A pedem para CBF não adiar jogos do Campeonato Brasileiro

Publicado

em

Compartilhar isso...

CBF comunica ao Flamengo que não irá mais adiar jogos do Brasileirão dentro da data Fifa de outubro

Duelos contra Bragantino e Fortaleza, na próxima semana, são mantidos, e clube não poderá contar com Gabigol, Everton Ribeiro, Isla e Arrascaeta

A CBF comunicou ao Flamengo na noite desta sexta-feira que não irá mais adiar os jogos do Campeonato Brasileiro durante a data Fifa de outubro. Com isso, as partidas contra Bragantino e Fortaleza, na próxima semana, estão mantidas.

+ Jogadores de 19 times da Série A pedem para CBF não adiar jogos do Campeonato Brasileiro

+ Presidente do Flamengo revela promessa da CBF por extensão de calendário até 26/12: “Pela isonomia”

+ CBF divulga motivos para não estender o calendário do Brasileirão e nem adiar jogos do Flamengo

Convocado pelo Brasil, Gabigol vai desfalcar o Flamengo no Campeonato Brasileiro — Foto: Getty Images

Convocado pelo Brasil, Gabigol vai desfalcar o Flamengo no Campeonato Brasileiro — Foto: Getty Images

O Flamengo terá o desfalque de quatro titulares neste período, em que serão disputados jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022: Gabigol e Everton Ribeiro foram convocados pelo Brasil; Arrascaeta defenderá o Uruguai; e Isla estará com o Chile. A data Fifa de outubro se encerrará no dia 14.

Os jogos do Flamengo foram mantidos nas seguintes datas:

  • Bragantino, estádio Nabi Abi Chedid, em 6 de outubro (quarta-feira)
  • Fortaleza, estádio Castelão, em 9 de outubro (sábado)

Na CBF, a decisão de adiar ou não as partidas gerou divergências internas. Até a noite desta sexta, dirigentes da entidade tentavam resolver a questão.

O motivo da divergência era o entendimento de que se abriu um precedente que não poderia ser aberto. O argumento é de que, se o Brasileirão for paralisado nas próximas datas Fifa, o torneio só será concluído depois da primeira quinzena de dezembro, ferindo o acordo com a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) realizado ainda em 2020.

Em nota oficial, a CBF explicou a decisão de não adiar os jogos em cinco tópicos. Veja o comunicado:

“Sobre as partidas do Campeonato Brasileiro da Série A a serem realizadas durante os períodos das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, nos meses de outubro e novembro, a CBF esclarece:

1. A entidade recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, ofício da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) reforçando a necessidade do pleno cumprimento do acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho em agosto de 2020, que estabelece a primeira quinzena de dezembro como prazo limite para encerramento das atividades desta temporada.

2. Este acordo, homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, quando da retomada dos jogos no Brasil após a parada dos campeonatos por conta da pandemia, garante férias integrais e um período adequado de pré-temporada aos clubes e atletas antes do início das competições de 2022.

3. A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas.

4. Diante da impossibilidade de que sejam feitos todos os ajustes necessários no calendário da temporada atual, as referidas rodadas serão mantidas conforme originalmente marcadas.

5. Em anexo, a CBF divulga o calendário revisado contemplando os jogos do Campeonato Brasileiro Série A e da Copa do Brasil, que se encerrarão nos dias 09 e 15 de dezembro, respectivamente, em linha com o acordo firmado. Importante frisar que a data de encerramento do Campeonato Brasileiro da Série A foi ajustada, de 5 para 9 de dezembro, em decorrência da final da Copa Libertadores da América ser disputada entre dois clubes brasileiros e dos remanejamentos realizados na data Fifa de setembro.”

Promessa de Juninho

Na última sexta, quando Tite convocou a Seleção para os jogos de outubro das Eliminatórias, a CBF anunciou que adiaria as partidas dos clubes com atletas convocados: Atlético-MG, Flamengo, Internacional e Palmeiras.

– Conversamos com o Manoel (Flores), que é o diretor de competições. E, por se tratar novamente de três jogos, vai ser adotado o mesmo critério que adotamos na data de setembro em relação aos clubes que tiveram jogadores convocados – dissera Juninho Paulista, coordenador da Seleção.

Internamente na CBF, estava tomada naquele momento a decisão de adiar o fim da Série A para a segunda quinzena de dezembro. Mas alguns clubes reagiram no sentido contrário e pediram para não terem seus jogos adiados, mesmo com os desfalques dos atletas convocados.

Nesta semana, jogadores de 19 clubes da Série A – com exceção dos atletas do Flamengo – assinaram um documento enviado para a CBF pedindo para que as rodadas do Campeonato Brasileiro não sejam adiadas. A ideia do movimento é reforçar a necessidade do encerramento do torneio na data prevista, no dia 5 de dezembro.

Por Cahê Mota, Felipe Schmidt e Martin Fernandez — Rio de Janeiro

Ge.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade