JUSnoticias
José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, toma posse como novo desembargador do TJ-PI
São anos de trabalho dedicados à advocacia piauiense e, agora, de forma oficial, estou ainda mais sensível e atento às necessidades das colegas advogadas e dos colegas advogados.
Em solenidade festiva, José Wilson toma posse como novo desembargador do TJ-PI
O advogado José Wilson Araújo, em solenidade festiva na noite do sábado (09), foi empossado como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). O momento solene aconteceu na nova sede do Palácio da Justiça.
O novo integrante da Corte ocupa a vaga destinada ao Quinto Constitucional, preenchida por membros da Advocacia.
Em discurso durante a solenidade, José Wilson ressaltou que tem como meta romper barreiras entre a advocacia e o Poder Judiciário.
“Tenho um compromisso também no plano institucional de participar e tentar ajudar a advocacia e o Poder Judiciário do Piauí a romper barreiras e dificuldades, de tal forma a galgar melhores condições para uma satisfativa e eficaz prestação jurisdicional”, declarou o desembargador José Wilson.
Também em discurso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Celso Barros Coelho Neto, exaltou a história da vida do novo desembargador do TJ-PI, José Wilson, e desejou uma gestão proveitosa à frente da Corte estadual.
“Toda a sua trajetória profissional nos dá a certeza de que, com destemor, o desembargador José Wilson enfrentará as dificuldades e os inúmeros desafios que se interpõem à Justiça piauiense”.
José Wilson integrava a Lista Tríplice definida pelo Tribunal de Justiça e foi o escolhido pelo governador Wellington Dias, na terça-feira (14).
O Advogado, militante da área há 28 anos, já atuou como Procurador-Geral do Município de Teresina, Diretor-Geral do Tribunal de Justiça do Piauí, Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI) e foi também professor universitário, além de integrar Comissões Temáticas da OAB Piauí.
SOLENIADADE
A solenidade festiva foi marcada pela presença da governadora Regina Sousa (PT) e ainda pelos discursos proferidos pelo presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira e pelos ministros, Humberto Martins (Superior Tribunal de Justiça) e Nunes Marques (Supremo Tribunal Federal), bem como pelo desembargador Manoel de Sousa Dourado, que falou em nome dos demais desembargadores da Corte estadual.
A noite foi prestigiada por representantes da OAB Piauí. Os conselheiros federais Einstein Sepulveda e Shaymmon Moura, estiveram presentes. Assim como, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPI), Talmy Tercio.
Demais autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, órgãos públicos, familiares e amigos, também compareceram à solenidade.
José Wilson havia tomado posse administrativamente do cargo de desembargado também em uma solenidade que ocorreu ainda em dezembro de 2021.
Paula Sampaio (Com informações da OAB-PI)
redacao@cidadeverde.com
(Repórter Edvaldo Saraiva PortalSN) – Fale um pouco quem é Advogado José Wilson Araújo?
Sou José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, advogado militante há 28 anos, procurador do município de Teresina, graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Direto Público e mestre em Direito Constitucional. Nasci em Caxias, no Maranhão, e fui adotado pelo Piauí, considerando-me hoje um piauiense de alma e coração. Filho de bancário e professora, fui criado valorizando o estudo, a disciplina e o senso de justiça. Aos 17 anos, ingressei no curso de Direito e me formei em 1993, ano em que fui aprovado no Exame de Ordem – que, à época, era realizado anualmente. Comecei a trabalhar no escritório de um amigo meu e após sete anos consegui montar em sociedade com outros amigos meu próprio escritório de advocacia. Prestei vários concursos, obtendo aprovações também, e optei por atuar na Procuradoria Geral do Município de Teresina, onde estou há 21 anos, o que me permite advogar também na área privada. ao longo desses quase 30 anos de advocacia, eu vivenciei a transformação do universo do Direito e a modernização da Justiça. Comecei a trabalhar com máquina de datilografar e hoje nós estamos usando sistemas processuais eletrônicos. Então dediquei a minha vida a advocacia, ao Direito e à Justiça, sempre prezando pela ética, pela seriedade, pelo compromisso no meu dia a dia profissional. E esses são também valores que busco vivenciar na minha vida pessoal. Eu sou um pai muito orgulhoso de quatro filhos maravilhosos e tento passar para eles esses valores, por meio do exemplo, assim como aprendi com meus pais a valorizar o trabalho, a atenção e o respeito ao próximo.
(Repórter Edvaldo Saraiva PortalSN) – Você pode me contar sobre sua experiência profissional?
Iniciei minha carreira como advogado no escritório de um colega, que atuava fortemente na advocacia sindical. Portanto, um trabalho duro, cansativo, mas muito gratificante. Há quase 20 anos, realizei o sonho de montar, em sociedade com alguns colegas, meu próprio escritório. Motivado pelo interesse de atuar também na advocacia pública, prestei concurso e fui aprovado para o cargo de procurador do município de Teresina. Ao longo de minha carreira, pude exercer funções desafiadoras, mas que me enriqueceram como pessoa e como ser humano: sempre busquei ocupar espaços em nossa seccional da OAB, para dar minha contribuição à nossa classe, já tendo presidido a Comissão de Estágio e Exame de Ordem e hoje integrando a importante Comissão de Relação com o Judiciário; fui juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, exercendo a magistratura como representante da advocacia por quase cinco anos; atuei como procurador-geral do município de Teresina; e também diretor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí por dois anos, durante um dos momentos mais desafiadores do Judiciário piauiense e da humanidade: o início da pandemia de Covid-19. Sou dedicado à carreira acadêmica. Já lecionei e acabo de concluir meu mestrado e de publicar meu primeiro livro, “Construção Jurisdicional sobre Fraudes Relativas à Cota de Gênero Eleitoral”. Experiências que, somadas ao dia a dia da advocacia, com seus dissabores e vitórias, transformaram-me no advogado que sou hoje. Como a maioria dos advogados e das advogadas, também vivencio os altos e baixos da profissão. A advocacia exige muito de cada um de nós; mas ela nos move, impulsiona.
Fonte: Portalsonoticas.com / Edvaldo SARAIVA