SIGA O 24H

Esporte

Julio Cesar na final dos 5 mil metros nas Paralimpíadas

Publicado

em

Compartilhar isso...

Julio Cesar conquista primeiro ouro do atletismo nas Paralimpíadas de Paris e bate recorde mundial

Brasileiro se manteve na primeira colocação durante praticamente toda a prova e foi campeão nos 5000m da classe T11

O Brasil conquistou mais um ouro nas Paralimpíadas de Paris no segundo dia de competições. Justamente no esporte que mais traz medalhas para o país em Jogos: o atletismo. Julio Cesar se manteve na liderança durante praticamente toda a prova e foi campeão dos 5000m da classe T11. Como se não bastasse o título, Julio ainda bateu o recorde mundial, somando incríveis 14min48s85. O Brasil também conseguiu uma dobradinha no pódio, com Yeltsin Jacques levando o bronze.

+ Gabrielzinho conquista primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas
+ Siga o canal de esportes olímpicos e paralímpicos do ge no WhatsApp!

Julio se manteve na liderança durante praticamente toda a prova, mostrando uma preparação física absurda. O atleta começou com um ritmo mais contido, mas logo ganhou velocidade e assumiu a primeira colocação. Restando três voltas para o fim, a vantagem só aumentou. Mantendo esse controle na velocidade, Julio terminou com o tempo de 14min48s85, batendo o recorde mundial que pertencia ao brasileiro Yeltsin Jacques.

— Obrigado a todos pelo carinho. Para mim, é uma emoção muito grande. Isso mostra o poder que a gente que saiu da periferia tem. Quando comecei a correr, só tinha um campinho de futebol e a minha determinação. Com muita força de vontade cheguei aqui. Não tive força nenhuma da minha cidade. Espero que agora eles arrumem aquele campinho. Não quero repercussão para mim, e sim fazer a diferença para o meu bairro e para a sociedade. É muito importante ter o esporte na nossa cidade, no nosso bairro. Que essa medalha seja para aquelas crianças. É possível sofrer com tantas dificuldades na vida e ser campeão paralímpico. Isso mostra o quanto o periférico sabe que sua hora vai chegar — falou o campeão olímpico e recordista mundial.

Júlio Santos se emociona ao celebrar vitória e pede apoio: “Com muita força cheguei aqui”

Julio Cesar comemora ouro nos 5000m nas Paralimpíadas — Foto: Wander Roberto/CPB

Julio Cesar comemora ouro nos 5000m nas Paralimpíadas — Foto: Wander Roberto/CPB

Yeltsin é o atual campeão mundial e tinha um tempo de 14min53s97. Voltando de uma lesão, o brasileiro não conseguiu manter o ritmo que vinha apresentando nas últimas competições, alcançando a terceira colocação só nos últimos metros. Ainda assim, Yeltsin conseguiu uma boa marca de 14min52s61 e ficou com o bronze. O japonês Kenya Karasawa foi prata, somando 14min51s48.

— Obrigado a todo o Brasil que levantou de madrugada e torceu por mim e pelo Julio. Muito feliz que o Julio bateu o recorde. Dentro do que eu passei, voltando de uma lesão grave, ainda peguei uma virose nos últimos dias, eu e minha família sabemos o quanto foi duro. Queríamos o ouro, mas a sensação é de missão cumprida. Fizemos do limão uma limonada e conseguimos uma marca excelente e uma medalha para o Brasil — falou o medalhista de bronze após a prova.

+ Leia mais notícias de Paralimpíadas
+ Veja o quadro de medalhas das Paralimpíadas de Paris

Julio Cesar exibe recorde mundial nas Paralimpíadas de Paris — Foto: REUTERS/Stephanie Lecocq

Julio Cesar exibe recorde mundial nas Paralimpíadas de Paris — Foto: REUTERS/Stephanie Lecocq

Julio Cesar na final dos 5 mil metros no atletismo nas Paralimpíadas — Foto: REUTERS/Stephanie Lecocq

Julio Cesar na final dos 5 mil metros no atletismo nas Paralimpíadas — Foto: REUTERS/Stephanie Lecocq

Julio Cesar Agripino nasceu em Diadema, São Paulo, e foi diagnosticado com ceratocone, uma doença degenerativa na córnea, aos sete anos. Ele era atleta convencional do atletismo e migrou para a equipe paralímpica por meio dos treinadores do Centro Olímpico. Desde então, ele disputa na classe T11, categoria dos atletas com deficiência visual. Na lista de conquistas do brasileiro, também estão o ouro nos 1.500m e prata nos 5.000m no Mundial de Kobe, em 2024. Além do ouro nos 1.500m e bronze nos 5.000m nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.

Por Redação do ge — Paris, França

2 Comentários

2 Comments

  1. Www.waste-Ndc.Pro

    25 de novembro de 2024 no 22:05

    Howdy thiks iis kinda oof off topic but I was wanting to know
    if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually
    code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding expertise so I wanted to get guidance from someone with experience.

    Any help would be greatly appreciated! https://www.waste-ndc.pro/community/profile/tressa79906983/

  2. When some one searches for his essential thing, therefore he/she needs
    to be vailable that in detail, thus that thing is maintained over here. https://ua-ed-cosmetics.blogspot.com/2024/12/najlepsze-kosmetyki-naturalne-do.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade